Conecte-se agora

Morre paciente que teve internação recusada por médica em UTI

Publicado

em

A enfermeira Daniele Cristina da Silva Flor, de 45 anos, faleceu na tarde desta terça-feira, 14, em uma Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Santa Juliana (HSJ), em Rio Branco. Daniele foi a paciente que motivou uma nota de repúdio do Sindicato dos Condutores de Ambulância do Estado do Acre (SINDCONAM) e do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Acre (SINTESAC) contra a médica Márcia Vasconcelos, da unidade de saúde.

De acordo com a nota, na tarde dessa segunda-feira, 13, Daniele foi transferida com regulação e autorização da UPA do 2º Distrito para a UTI do Hospital Santa Juliana (HSJ). Chegando à unidade de destino, a médica Márcia Vasconcelos teria se recusado a receber a paciente, alegando não saber do caso e afirmando que a mesma não havia passado pelo processo de regulação, mesmo com os demais profissionais terem apresentado previamente regulado e autorizado a transferência pelo médico que a antecedeu.

Os sindicatos afirmam ainda que a paciente aguardou na porta da UTI em maca de transporte, com oxigênio e baterias limitadas por diversos minutos, até que Márcia conseguisse contato com o médico que a tinha antecedido, expondo a paciente a condições que, segundo a nota, podem ter agravado seu quadro.

Familiares que pediram para não se identificar estão indignados com a morte da enfermeira. “Isso é um absurdo. A minha tia passou toda a vida ajudando a salvar vidas e quando precisou de atendimento, acontece uma coisa dessas. A gente não sabe nem quanto tempo ela esperou. Nossa dúvida é: será que se ela tivesse sido levada logo para UTI minha tia não estaria viva?”, questiona uma sobrinha de Daniele.

O ac24horas conversou com o motorista da Unidade de Suporte Avançado – USA COVID 19 do Serviço Móvel de Urgência (SAMU), José Augusto Ayache, que também é presidente da categoria e teria sido ofendido pela médica. “Foi uma cena ridícula. Ficamos na porta da UTI por 10 ou 15 minutos. Eu não posso dizer que ela estaria viva, mas se tudo tivesse sido feito da forma correta, neste momento nenhuma dúvida passaria pela cabeça de ninguém”, garante.

O ac24horas procurou o Hospital Santa Juliana e a médica Márcia Vasconcelos, que ainda não se posicionaram sobre o assunto. O espaço segue aberto.

Anúncios

Acre

Saúde do Acre deixa de emitir boletins aos sábados e domingos

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesacre) anunciou nesta sexta-feira (14) que a lista de mortes por Covid-19 passará a ser divulgada de segunda-feira a sexta-feira.

“Os óbitos do final de semana serão informados no boletim de segunda-feira”, anunciou a Sesacre, que não apresentou os motivos que levaram a essa decisão.

O Acre, até o momento, registra 54.246 notificações de infecção pelo coronavírus, sendo que 31.772 casos foram descartados. Ainda, 39 testes de RT-PCR seguem aguardando análise nos laboratórios Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) e Charles Mérieux. Pelo menos 15.505 pessoas já receberam alta médica da Covid-19, enquanto 157 seguem hospitalizados.

Continuar lendo

Acre

Bittar diz que Gladson irá apoiar chapa do MDB em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Após a cassação da chapa de Ilderlei Cordeiro e do vice Zequinha Lima, ambos do Progressistas, o senador Márcio Bittar (MDB) afirmou que o governador Gladson Cameli (Progressistas) teria garantido apoio a chapa do MDB em Cruzeiro do Sul. O “apoio” foi anunciado em evento que formalizou aliança entre PTB e MDB para disputa a prefeitura de Rio Branco na manhã desta sexta-feira (14).

Segundo o senador, devido a celeuma com o PP, Gladson não poderia “inventar” uma candidatura da noite pro dia. “Se ele deixasse de nos apoiar para inventar uma candidatura da noite pro dia, seria uma birra”, afirmou o senador.

Na quarta-feira, 12, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE) cassou os mandatos do prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro (PP) e seu vice Zequinha Lima (PP) por tentar comprar a candidatura de um vereador da cidade durante as eleições de 2016.

A decisão foi unânime e determinou que o gestor e seu vice sejam afastados imediatamente do cargo e que determinou a posse ao presidente da Câmara de Cruzeiro do Sul, Clodoaldo Rodrigues (PP), para ocupar o cargo de prefeito até a realização das eleições municipais de novembro deste ano.

Continuar lendo

Acre

Acre tem quase 200 novos casos e mais 2 mortes por Covid-19

Publicado

em

O mais novo boletim parcial da Covid-19 divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) mostra que os registros de novos casos da doença seguem atingindo altos números. Nesta sexta-feira, 14, estão confirmados mais 193 pessoas contaminadas, passando de 22.242 para 22.435, o total no estado.

Mais 2 mortes foram confirmadas, ambas do sexo masculino: 1 de Porto Acre e 1 de Xapuri, com idades entre 64 e 95 anos, fazendo com que o total de óbitos suba de 574 para 576 em todo o estado.

A Sesacre não informou o motivo, mas disse não irá mais divulgar o número de óbitos durante o final de semana. As mortes que acontecerem no sábado e no domingo vão ser informadas no boletim de segunda-feira.

Continuar lendo

Acre

PTB oficializa apoio a pré-candidatura de Duarte à prefeitura

Publicado

em

Na sede do MDB, o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) oficializou apoio a pré-candidatura do deputado estadual Roberto Duarte à Prefeitura de Rio Branco. O evento ocorreu na manhã desta sexta-feira, 14, e contou com a presença da presidente estadual do PTB, Charlene Lima, do senador Márcio Bittar e do vereador Emerson Jarude, ambos do MDB.

Antes isolado, agora, Roberto Duarte caminha com os trabalhistas e aproveitou para rasgar elogios ao PTB e a cúpula do MDB por montar pré-candidaturas a prefeitos e vereadores dos 22 municípios do Acre.

“O PTB é um partido bem organizado e, é uma honra podermos caminhar ao lado desse partido. O PTB tem uma chapa competitiva e tem tempo de televisão! É uma alegria ter um partido que se alinha ao presidente Jair Bolsonaro na nossa aliança”, pontuou.

“Quero dizer a vocês que a nossa pré-candidatura foi um convite do MDB, após nossa desenvoltura no mandato de deputado e vereador. Conversei com a família, eleitores e amigos, e depois de ouvir todos, aceitei esse desafio dessa pré-candidatura”, afirmou.

A presidente do PTB, Charlene Lima, afirmou que a união dos dois partidos é uma aliança antiga e reforçou o fato do PTB apoiar um candidato não favorito, ao lembrar do apoio a candidatura de senador Márcio Bittar nas eleições de 2018.

“Estamos começando uma caminhada que em nada será fácil, principalmente, para nós! Acreditamos que possamos contribuir para que nossa população tenha dias melhores. Apostamos no projeto do senador Bittar e, agora, apostaremos na sua pré-candidatura. Aqui em Rio Branco iremos com você (Roberto) até o final. Temos 15 pré-candidatos que estão aqui, os outros não puderam vir porque estão trabalhando. É uma questão de tempo para estarmos todos do seu lado”, afirmou.

“Estive analisando o seu mandato e tive mais certeza que você tem buscado aproximação com a população e conhece as necessidades do nosso povo carente. Aqui, eu tenho certeza que vai funcionar e vai dar certo. Precisamos sair daqui, acreditando que já deu certo”, destacou.

Em sua fala, Bittar se diz honrado e orgulhoso com aliança PTB e MDB. Ele aproveitou para externar sua gratidão por Charlene e sua família.

“Minha gratidão a você Charlene e a sua família pelo o que fizeram por mim na campanha. O único partido que resistiu e que ficou do meu lado foi o PTB da Charlene, mesmo numa situação difícil, ela não me negou legenda. É uma felicidade muito grande ser seu amigo, e eu fico muito honrado com essa aliança do PTB com MDB”.

Bittar defendeu que Roberto Duarte é o mais preparado para assumir a Prefeitura de Rio Branco e que sua candidatura representa a continuidade no combate às ideologias e forma de governar do PT.

“A candidatura de Roberto tem um sabor diferente: primeiro porque o Roberto tá preparado para esse desafio. O Roberto tem um conhecimento da cidade e isso é necessário para assumir Rio Branco. O desafio do próximo prefeito é levar água e esgoto de qualidade. Além disso é preciso acabar com essa política que tá querendo transformar crianças em militantes políticos. Estamos com jovens entrando na faculdade com analfabetismo funcional e onde que isso começa? Lá na alfabetização! O Roberto tá preparado para assumir a educação municipal e fazer com que as nossas crianças tenham uma educação infantil muito melhor do que essa de hoje”, defendeu.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas