Conecte-se agora

IDAF chama a atenção para os riscos do consumo de carne sem inspeção sanitária

Publicado

em

A recente apreensão de 115 quilos de carne clandestina em Cruzeiro do Sul, feita em um trabalho conjunto do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) com a Vigilância Sanitária daquele município, reforça a preocupação do órgão estadual para os perigos do consumo de produtos alimentícios – especialmente os de origem animal – sem a devida inspeção.

O médico veterinário Marcos Rodrigo, responsável pelo trabalho de inspeção sanitária do Idaf no Juruá, diz que, apesar da fiscalização, não é incomum a ocorrência de abates clandestinos na região. Ele explica que essa prática ilegal expõe os consumidores a diversos riscos de saúde, além de violar as leis, incentivando o roubo de animais e promovendo a sonegação de impostos.

“Produtos clandestinos envolvem vários fatores de risco à população, pois são produtos fabricados ou produzidos em péssimas condições higiênico-sanitárias, o que estimula surtos de intoxicação alimentar, sendo uma das grandes preocupações as zoonoses, enfermidade dos animais que são transmitidas para os seres humanos, muitas das vezes com grande poder de patogenicidade e letalidade, como no caso da raiva e do botulismo”.

A carne clandestina apreendida em Cruzeiro do Sul foi inutilizada pelos agentes após a tomada dos procedimentos de costume para esses casos. As medidas relacionadas ao responsável pelo produto de abate clandestino são de responsabilidade da Vigilância Sanitária Municipal. A apreensão ocorreu depois do registro de uma denúncia anônima.

Como evitar irregularidades, segundo o Ministério da Agricultura

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) também alerta para este tipo de produto, especialmente se adquiridos na rua ou em estabelecimentos duvidosos. Além dos riscos de contaminação durante o processo de abate e transporte, o armazenamento e o preparo deste alimento podem fazer a diferença para a saúde do consumidor.

De acordo com o Mapa, o consumidor deve sempre prestar atenção na procedência do alimento. Nunca se deve adquirir um produto de origem duvidosa, no caso, clandestino, sob pena de ter graves problemas de saúde. Os produtos obtidos a partir do abate clandestino, por exemplo, sem a devida inspeção veterinária oficial, podem ser vetores de doenças e infecções alimentares.

As chamadas zoonoses como, por exemplo, a tuberculose, a brucelose e a cisticercose, além das infecções e intoxicações alimentares, causadas por microrganismos que contaminam os produtos de origem animal, somente poderão ser identificadas e descartadas mediante a inspeção de um médico veterinário capacitado.

Se identificado o produto no comércio, sem inspeção, a denúncia deve ser feita na Vigilância Sanitária do município. No procedimento de investigação pelos órgãos de controle sanitários, o assunto poderá ser remetido à polícia, tendo em vista que muita carne clandestina é proveniente do roubo de animais ou de cargas no país.

Anúncios

Cotidiano

Recepcionista, garçom e padeiro: SINE oferece 31 vagas de trabalho nesta segunda

Publicado

em

Nesta segunda- feira (19) o Sistema Nacional de Emprego do Acre (Sine) está disponibilizando 31 vagas de emprego em diversas áreas para a capital Rio Branco. Os candidatos devem ir até o Sine, localizado na OCA, para manifestar interesse.

Para se candidatar a uma das vagas, é necessário estar com o cadastro no Sine atualizado. Quem ainda não possui cadastro, deve ir ao órgão levando os documentos exigidos: Carteira de Trabalho, Identidade/CPF, Título de Eleitor, comprovante de escolaridade e de endereço.

O cidadão pode verificar se a vaga ainda está disponível através do telefone 0800 647 8182.

Continuar lendo

Cotidiano

Confira a agenda dos 7 candidatos à prefeitura de Rio Branco nesta segunda-feira

Publicado

em

Confira a agenda dos sete candidatos à Prefeitura de Rio Branco para esta segunda-feira (19). Entre os compromissos estão: bandeiraço, visita ao Mercado Municipal, reunião com apoiadores e gravação para material de campanha.

O policial federal e pastor Jamyl Asfury inicia o dia com visitas a empresas. À tarde reunião com moradores do bairro Rosa Linda e Recanto dos Buritis e encerra se reunindo com Bispo Manoel Miranda.

Já o candidato do PSDB à Prefeitura de Rio Branco, Minoru Kinpara, não informou quais serão seus compromissos nesta segunda-feira (19).

O candidato do MDB, Roberto Duarte, pela manhã, grava material de campanha e se reunirá com empresas, além de participar de visita com vereadores nos bairros Chico Mendes, Tancredo Neves, Aviário e Calafate, às 8h uma caminhada no bairro Quinze. À tarde se reúne com os coordenadores de campanha para um alinhamento

A prefeita Socorro Neri se reúne com colaboradores do Arasuper do Tangará e logo em seguida reunião com os funcionários da Panificadora do Dedê e depois reunião com o cadastro de reserva da PC. À tarde deverá se reunir com apoiadores na quadra do colégio Meta e encerra o dia com uma reunião dos candidatos do Podemos.

O candidato do Progressistas à Prefeitura de Rio Branco, Tião Bocalom se reúne com empresários e realiza caminhada às 8h na Floresta e depois se reúne com artesãos do comitê central. À tarde reunião com empresários e bandeiraço na Agroboi da avenida Ceará.

O candidato do Avante, Jarbas Soster, realiza ato no comércio Chico Mendes e encerra o dia com apoiadores na cidade do Povo.

O candidato do Partido dos Trabalhadores, Daniel Zen inicia o dia participando de entrevista no programa Balanço Geral, e depois realiza agendas na Feira do Manoel Julião e na área comercial do bairro Tucumã. Zen segue a tarde em caminhada no Mocinha Magalhães e finaliza o dia com professores.

Continuar lendo

Cotidiano

Após investigação, Polícia Civil prende autor de furto à prefeitura de Cruzeiro do Sul

Publicado

em

A Polícia Civil em Cruzeiro do Sul, por meio do Departamento de Investigação dos Crimes Contra o Patrimônio (DPATRI), cumpriu mandado de prisão na manhã deste domingo, 18, e conseguiu prender autor de furto ao prédio da prefeitura do município. O mandado de prisão preventiva foi expedido pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Cruzeiro do Sul.

O infrator escalou o prédio e arrombou a porta do Departamento Pessoal subtraindo vários objetos e danificou um televisor de 50 polegadas, além disso o infrator quebrou o vidro lateral traseiro de uma caminhonete pertencente a Secretaria de Agricultura.

Após tomar conhecimento do furto, a Polícia Civil deu início às investigações e chegou à autoria de A.B.C, o qual tem vários processos em andamento por crimes de furtos qualificados. Um desses crimes ocorreu na Regional Criminalística do Juruá.

O presidente do inquérito, delegado Geremias Oliveira, representou ao Poder Judiciário pela prisão preventiva do investigado, o representante do Ministério Público foi favorável à medida cautelar pessoal e o juiz decretou a prisão preventiva.

O delegado falou do trabalho investigativo que possibilitou a identificação e prisão do autor do crime. “Concluímos inquérito policial com sucesso, apuramos todas as circunstâncias, a materialidade e a autoria da infração penal e logramos êxito na prisão do autor”, finalizou Geremias.

O acusado foi encaminhado a Unidade Penitenciária Manuel Neri da Silva e ficará à disposição da Justiça.

Continuar lendo

Cotidiano

Após quadro de infecção de jogadores, CBF remarca jogo do Rio Branco para segunda (19)

Publicado

em

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) atendeu ao pedido do Rio Branco Futebol Clube e adiou a partida do Estrelão pelo Campeonato Brasileiro da Série D.

A partida que seria realizada neste domingo, 18, em Bragança, interior do Pará, contra o Bragantino, foi adiada porque 17 jogadores foram hospitalizados com sintomas de infecção intestinal, após jantarem em um restaurante no município paraense na noite de sábado.

Dos 17 atletas atendidos na UPA da cidade, 11 receberam atestados médicos, os impossibilitando de disputar a partida marcada para hoje.

A diretoria do Rio Branco registrou boletim de ocorrência na delegacia da cidade de Bragança, já que apesar de outras pessoas terem se alimentado no mesmo restaurante, não há registro de atendimento médico semelhante ao que ocorreu com a delegação do Rio Branco.

A partida foi remarcada para esta segunda-feira, 19, às 15 horas no estádio Diogão.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas