Conecte-se agora

Sobre número de comissionados, Sebastião prefere não divulgar e diz que “cargo de confiança não é nocivo”

Tião frase cargos12345

Marcos Venícios – Editor-chefe de ac24horasTião_documento_selo

Sebastião Viana também foi questionado pela reportagem do ac24horas sobre o número de cargos em comissão de seu governo. Ele afirmou que no primeiro mês de sua gestão cortou 1.500 cargos.

O chefe do Palácio Rio Branco ficou incomodado com a pergunta e preferiu não divulgar os números. “É um número pequeno em torno de 6%, se você vê o Acre é uma das menores médias do Brasil. Em números, é um numero pequeno, prefiro nem tratar disso agora porque isso muda muito. Você todo o mês está ajustando isso “, disse.

Mais a frente, Sebastião voltou a trata sobre o assunto e destacou os concursos realizados em sua gestão a importância dos cargos de confiança na gestão pública. “Nós abrimos mais de sete mil vagas de concurso neste governo. Só na educação, 2.500 vagas. Agora cargo de confiança é uma necessidade de toda e qualquer democracia do mundo. O país que usa mais cargos de confiança é o Estados Unidos. Eles usam porque entendem que torna eficiente quando você tem um modelo de contrato de trabalho baseado ainda na época de Getúlio, que queria expandir o Estado, queria proteger tudo do trabalhador. Ele criou uma estabilidade , de metas com sistema de resultado e gerou um ambiente, se você não tem mobilidade pra trocar quem não alcança pontos de eficiência, você não alcança o seu prazo de gestão, os melhores resultados. Então, um cargo de confiança não é nocivo”.

Como isso é uma espécie de caixa preta do governo do Acre , o que se sabe é que quase todas as semanas o governador petista nomeia assessores. A oposição considera o ato como um prêmio para “acomodar os que fazem o serviço sujo contra” os que discordam do governo petista. Diante de tantas especulações, os números são de saltar os olhos. Há quem diga que Sebastião tem mais de 4 mil cargos em comissão. Na oportunidade que teve, Viana não quis desmentir. Mas também não confirmou e preferiu dizer “que representam uma pequena parcela de servidores”.

Tião x VAz descontração1

Apesar de tudo, o governador aproveitou para alfinetar o tucano Márcio Bittar, que usou os cargos para atacar a gestão petista.

“O candidato adversário quando falava disso, ele tem mais de 40 cargos de confiança no gabinete dele e isso faz parte da democracia. Talvez lá tenha excesso, no nosso não tem. Agora nós temos que trabalhar sempre no principio da eficiência. Em dezembro, todos serão avaliados, de caso a caso”, argumentou o governador”, disse.

botao_voltar

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required