Conecte-se agora

Boliviano vive no Acre e conta como era sua vida antes de conhecer a Cristo

Omar Urtado, de 35 anos, também já sofreu muito durante a juventude. Mesmo assim, ele aprendeu que nunca é tarde para se ter e viver a esperança que vem de Deus, que está no Evangelho. Se dizem que “a esperança é a última que morre”, na vida desse homem, ela jamais morreu, nem tem data para morrer.

Casado, Omar vive longe de cinco irmãos. Há dois anos o missionário reside numa comunidade rural localizada na Estrada do Amapá, em Rio Branco (AC). Cidadão boliviano, Omar, que atualmente está casado, ainda não tem filhos, mas espera, com muita esperança, o “agir de Deus” para que a família cresça.

A vida deste homem pode ser embasada pelo mandamento feito no livro de Efésios. No capítulo 5, versículo um, diz o seguinte: “E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito”. O texto, aparentemente inofensivo, traz atualmente grandes polêmicas à vida de muito jovens que se embebedam diariamente e por vezes não encontram outra saída senão a morte.

ESPERA_02Mesmo assim antes de qualquer coisa, apresentar dados estatísticos é muito importante. Pesquisas nacionais apontam que entre 1995 e 2005, os jovens acabaram começando a beber mais cedo. No final do século XX, a média de idade para o início do consumo era de 17 anos. Antes disso, muito dificilmente um adolescente consumia bebidas do gênero.

Segundo dados do I Levantamento Domiciliar Sobre o Uso de Drogas Psicotrópicas no Brasil realizado em 2001, 48,3% dos jovens de 12 a 17 anos já fizeram uso na vida de álcool, ao passo que esse número atinge 73,2% dos jovens de 18 a 24 anos. Segundo o mesmo estudo, 5,2% e 15,5 % dos jovens de 12 a 17 anos e 18 a 24 anos, respectivamente, são dependentes de álcool.

No ano de 2005, com a realização do II Levantamento Domiciliar no Brasil, os autores constataram que o uso de álcool por jovens de 12 a 17 anos e de 18 a 24 anos foi de, respectivamente, 54,3% e 78,6% ao passo que a dependência dessa substância nesses mesmos grupos etários foi de 7,0% e de 19,2%, respectivamente. Ou seja, em ambos os levantamentos, o número de jovens dependentes aumento.

Além do consumo de bebidas alcoólicas ser cada vez mais precoce, tem-se reconhecido que muitos adolescentes que bebem costumam beber pesadamente, comumente ingerindo cerca de 70 gramas de álcool [equivalem a umas 5 latas de cerveja] ou mais por ocasião de consumo de bebida.

Nesse sentido, é possível enxergar como era a vida de Omar. Desde cedo consumiu bebidas alcoólicas e acabou viciando-se. Sem enxergar um palmo à frente dos olhos, o jovem acabou entrando ainda mais no buraco em que havia caída: o do vício e da prisão de dependência.

Mas o tempo passou e o então alcoólatra acabou encontrando Jesus. Os ensinamentos repassados pelo pastor Jurandir, a quem muito Omar faz referência, se referiam a Jesus Cristo, o filho de Deus, que teria descido a terra para liberar perdão e encher os confins da terra de vida e esperança. E foi essa esperança que penetrou o coração de Omar e o encheu de forças e sonhos para lutar contra o vício.

Omar, que durante a entrevista se mostrou bastante emocionado, falou como foi o processo de libertação. Ela explica de qual maneira o viciado deve agir para deixar a dependência de lado e viver uma nova vida.

“Antes de tudo, é preciso se perdoar. Antes disso é impossível sair do buraco. A gente tem que se encontrar e entender a situação ou então vamos acabar entrando no mesmo buraco”, alerta ele. “Se queremos seguir a Jesus, podemos, porque ele é a vida e dá a libertação das nossas vidas”, comenta.

O fato em si já mostra a força de vontade desse boliviano que hoje vive no Acre. Ele aprendeu bem o ensinamento bíblico. Antes de tudo, é preciso se encher do Espírito Santo e assim, seremos cheios da alegrai e graça de Deus.

Se você acha que sua vida está ruim, cheia de problemas e sem solução, não deixe de terminar a leitura desta série especial, até porque, não é sempre que veículos de comunicação apresentam fatos reais e polêmicos que buscam desvendar mistérios e mostrar a verdadeira face de quem, simplesmente, busca na Trindade Santa, a verdadeira alegria de vida e a esperança de um pleno futuro.

 
botao_voltar

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web