Menu

Área desmatada entre os rios Acre e Xapuri começa a ser reflorestada

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Xapuri (Sematur) iniciou nesta quinta-feira, 30, o reflorestamento de uma área de terra localizada na confluência entre os rios Acre e Xapuri, que foi desmatada há algumas semanas por um ocupante ilegal, causando protestos da população via redes sociais.


O lugar escolhido para o desmatamento está exatamente nas margens dos dois rios, a poucos metros da água, em um ponto que, inclusive, é representado na bandeira e no brasão do município. O local fica de frente para a Praia do Zaire e para a Praça de São Sebastião, na região mais central da cidade.

Publicidade

O fato ganhou repercussão depois que uma imagem da ação foi compartilhada na internet, causando protestos e pedidos de providências à prefeitura contra a intervenção. Abordado pela Sematur, o morador reagiu de maneira positiva e fez acordo para deixar o local, além de ajudar na recomposição da mata ciliar.


Nos últimos 20 anos, a vegetação das margens dos rios Acre e Xapuri, nas cercanias da sede do município, vem se recuperando do impacto das pastagens de gado que ali predominaram durante décadas. Com o fim da utilização dessas áreas, uma mata secundária começou a se formar.



No entanto, invasões de terras estão trazendo de volta a ameaça de destruição da mata ciliar. Segundo moradores da região, uma ocupação ilegal em uma antiga propriedade rural conhecida como Ilha Bela avança numa área de risco, pois em virtude da proximidade com os dois rios é bastante suscetível a alagações.


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo informou que, além de fazer o reflorestamento da mata ciliar no local em que foi realizado o desmatamento, vai tomar medidas para impedir que ocorram novas invasões na área. A recomposição da vegetação terá como base espécies como o ipê, seringueira e castanheira.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido