Menu

Pesquisar
Close this search box.

Se medidas de Bocalom forem adotadas, haverá colapso no SUS, diz Socorro

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A prefeita de Rio Branco e candidata à reeleição pelo PSB, Socorro Neri, discordou das declarações do candidato Tião Bocalom sobre uma possível volta às aulas em meio à pandemia da Covid-19, ditas em entrevista na manhã desta quinta-feira, 26, no Café com Notícias, da TV5, apresentado pelo jornalista Washington Aquino.


Socorro Neri discordou da tese de imunidade de “rebanho” e argumentou que não há base científica em relação a Covid-19, já que há casos de reinfecção pela doença, inclusive, no Acre. “A defesa da imunidade de rebanho é uma falácia e os cientistas já têm demonstrado isso”, afirmou.

Anúncios


Neri lamentou a fala de Bocalom e argumentou que como gestor não se pode ter esse tipo de atitude, e pontuou que caso tais medidas fossem adotadas haveria um colapso no Sistema Único de Saúde (SUS).


“Eu vi aqui na entrevista de ontem o candidato (Tião Bocalom) defendendo a chamada imunidade de rebanho, que é aquela que todo mundo pega, contaminado ao mesmo tempo. Eu sei que há pessoas que têm sintomas leves de Covid, que me parece que foi o caso do candidato, mas há muita gente que morreu nesse processo. Não podemos de forma alguma submeter todas as pessoas a contaminarem ao mesmo tempo, porque nós não temos sistema de saúde que dê conta de muita gente contaminada ao mesmo tempo. Não há garantia nenhuma que será apenas sintomas leves, e há pessoas que foram a óbito ou estão lutando agora pela vida. Devemos orientar como gestor da cidade a cautela e cuidado, essa manutenção dos cuidados higiênicos, como por exemplo, o uso do álcool gel e máscaras. Precisamos voltar a ter uma vida mais próxima do normal, mas com cuidados” destacou Neri.


Em relação à notificação de novos casos nesses últimos 45 dias, Neri colocou na conta da campanha eleitoral, e destacou que é um erro colocar nas igrejas e outras atividades a culpa pelo aumento de casos da Covid-19.


“Eu penso, inclusive, que esse aumento da contaminação se deve realmente a essa festa da democracia que é a campanha política. Centenas de candidatos a vereador se movimentando pela cidade, sete candidaturas majoritárias todas também se movimentando. As pessoas também chegam e abraçam. Há uma liberdade maior e uma euforia maior na cidade, como aconteceu nesse período. Passado agora, esse período eu acredito que essa normalidade vai voltar. Nós vamos começar a voltar a ter menos casos de modo que essa preocupação da segunda onda não aconteça”, argumentou Neri.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido