Conecte-se agora

Acre aumenta internações e chega a 188 pacientes em leitos e UTI

Publicado

em

Foto: Júnior Aguiar/Secom

A taxa geral de ocupação de leitos de Unidade Tratamento Intensivo (UTI) exclusivos para pacientes com a Covid-19 no Acre está em torno de 34,3%. Os dados são do boletim da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

Foram identificados 188 pacientes internados nos estabelecimentos monitorados, dos quais 118 com teste positivo para Covid-19. Do total hospitalizado, 29 estão em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 159 em leitos (clínicos, obstétricos e pediátricos).

A média de internações geral foi de 176 pacientes, observando-se, nesta quarta-feira (18), um aumento de 8,6% no total de internações em relação à média dos últimos 7 dias.

O Boletim de Assistência ao Enfrentamento da Covid-19, emitido pela Sesacre mostra ainda a ocupação de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS), por especialidade do leito e por regional.

Na região do Baixo Acre, que engloba as cidades de Rio Branco, Sena Madureira, Plácido de Castro e Acrelândia, das 70 Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), 24 estão ocupadas, registrando uma taxa de ocupação de 34,3%.

Já a região do Juruá, que engloba Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Marechal Thaumaturgo, dos 20 leitos de UTI existentes, três estão ocupados, registrando 10% de ocupação. Os leitos clínicos somam 95 e 16 estão ocupados, registrando 16,8% de ocupação.

Já regional do Alto Acre, que engloba as cidades de Brasileia e Epitaciolândia, nenhum está ocupado, num total de 19 leitos disponíveis. A regional do Alto Acre é a única que não tem leitos de UTI para a Covid-19.

Anúncios

Cotidiano

Gerente, açougueiro e vendedor: veja as 21 vagas do SINE desta quarta-feira

Publicado

em

Nesta quarta-feira (02) o Sistema Nacional de Emprego do Acre (Sine) está disponibilizando 21 vagas de emprego em diversas áreas para a capital Rio Branco. Os candidatos podem verificar se a vaga ainda está disponível através do telefone 0800 647 8182 ou 68 3224-5094.

Para se candidatar a uma das vagas, é necessário estar com o cadastro no Sine atualizado. Lembrando que, os interessados devem entrar no portal Emprega Brasil, do Ministério do Trabalho, através do link https://empregabrasil.mte.gov.br/ e clicar em cadastrar. Lá você cria sua conta e consegue acessar todos os serviços digitais do governo, inclusive o Sine.

Continuar lendo

Cotidiano

Prefeitura de Rio Branco realiza atividade do Dia Mundial de Luta contra HIV

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realiza nesta terça-feira, 01, o ato em alusão ao Dia Mundial de Luta contra HIV em frente ao palácio Rio Branco. A atividade intensificará a promoção e prevenção com a distribuição de kits de Prevenção, Rodas de Conversas sobre o uso correto dos preservativos feminino e masculino e orientações sobre a prevenção combinada.

O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS é realizado todos os anos no dia 01 de Dezembro, para informar e sensibilizar a população em geral encorajando à prevenção, diagnóstico e tratamento da infecção. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, como também é chamada, é causada pelo vírus HIV. A AIDS é o estágio mais avançado da infecção, que ataca o sistema imunológico.

Em Rio Branco, nossas Unidades de Saúde disponibilizam profissionais capacitados para realizar o Teste Rápido e diagnosticar precocemente a infecção pelo vírus HIV, oportunizando assim o tratamento e evitando a evolução da infecção para o estágio mais avançado, que é a AIDS, evitando-se assim, a letalidade dos casos.

Entre os anos de 2018 a 2020, temos registrado em nosso banco de dados um total de 337 de pessoas vivendo com o vírus HIV, sendo 277 masculinos e 60 femininos. Já para AIDS, temos em nosso Município um total de 117, destas, 95 masculinos e 22 femininos.

Em Rio Branco, a abertura do Dezembro Vermelho será marcada com a realização do dia Mundial de Luta Contra HIV/AIDS e que terá como Tema: “E se o teste de HIV der positivo?”.

Este ano o Dezembro Vermelho, dará maior visibilidade à prevenção e ressaltará a importância do uso correto dos preservativos, bem como, o incentivo ao teste rápido para detecção precoce da infecção pelo vírus do HIV. Cabe lembrar que o teste rápido é de diagnóstico, e se caso for positivo o paciente é encaminhado para consulta médica e tratamento. Saber precocemente da doença é fundamental para aumentar ainda mais a sobrevida da pessoa. Por isso, se recomenda fazer o teste rápido sempre.

A ação conta com a parceria do Projeto Quero a Vida e Representantes de Organizações da Sociedade Civil. Durante todo o mês de Dezembro em nossas Unidades de Saúde estarão ofertando a testarem rápida, distribuição dos preservativos e orientações sobre prevenção.

Continuar lendo

Cotidiano

Justiça do Acre negou oito pedidos de revalidação de diploma de medicina

Publicado

em

A Justiça do Acre negou três novos pedidos de registro profissional feitos por pessoas formadas em faculdades estrangeiras que pleitearam a dispensa da revalidação do diploma de medicina. As ações foram julgadas pela 1ª e 2ª Vara Federal Cível e Criminal da Justiça Federal do Acre.

Os autores buscaram realizar inscrição provisória no Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC), obrigando a autarquia a dispensar a revalidação do diploma expedido por instituição de ensino estrangeira. Para embasar o pedido, os postulantes usaram como justificativa a medida excepcional de proteção social no período de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O Revalida foi criado em 2011 para regularizar no Brasil o diploma de graduação em medicina. A prova serve para verificar se o profissional formado no exterior tem conhecimentos equivalentes ao graduado no Brasil.

Os profissionais que acionaram a Justiça alegaram ainda que, embora tenha sido instituído o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida), até o momento não foram divulgadas as datas para a realização do exame no ano de 2020. E afirmaram que a última edição ocorreu no ano de 2017. No entanto, a prova teórica do Revalida 2020 está marcada para ocorrer no próximo dia 6 de dezembro e tem 15.498 inscrições confirmadas.

Apesar dos argumentos, o Judiciário rejeitou os pedidos. Em resposta a um dos pedidos, a juíza Carolynne Souza de Macêdo Oliveira, da 1ª Vara, destacou que: “não pode o Judiciário, partindo de pressupostos que somente podem ser sopesados após análises conjunturais e escolhas políticas deliberadas, ampliar a relativização das exigências para o exercício da medicina para além do que definido pelas instâncias que ocupam a centralidade na realização de escolhas coletivas, em franca colisão com norma sobre a qual não recai qualquer inconstitucionalidade, e em potencial prejuízo à incolumidade pública, uma vez que eventual imperícia profissional pode, especificamente nessa área de formação, ceifar vidas.”

Com mais esses três pedidos indeferidos, sobe para oito as tentativas de usar a pandemia da Covid-19 para flexibilizar o Revalida. Entre os pedidos estão dois feitos pelo Governo do Estado do Acre e um da prefeitura de Cruzeiro do Sul para contratação de médicos sem a devida revalidação do diploma, e os demais pedidos foram individuas de pessoas formadas em faculdades estrangeiras.

“É importante destacar que o CRM segue firme com a sua posição contra esse método usado para tentar ultrapassar os limites do Revalida. O CRM continua a defender o Revalida e destaca que concorda plenamente com o que foi ressaltado pela juíza federal ao indeferir uma das liminares. Portanto, esta autarquia, com sua posição, garante que está preservando vidas e preservando a boa prática da medicina”, afirmou o assessor jurídico do CRM do Acre, Mário Rosas.

Continuar lendo

Cotidiano

Prorrogado prazo para prefeituras aderirem aos repasses do programa de saúde bucal

Publicado

em

Publicada na edição desta quarta-feira (2) do Diário Oficial da União, a portaria 61, de 1/12/2020 do Ministério da Saúde prorroga para 11 de dezembro o prazo de adesão dos Estados e municípios ao repasse financeiro excepcional e temporário para apoiar a estruturação, reorganização e adequação dos ambientes de atendimento odontológico das Equipes de Saúde Bucal e dos Centros de Especialidades Odontológica.

Em parcela única, o repasse é normatizado pela Portaria nº 3.017, de 04 de novembro de 2020, do Ministério da Saúde.

O repasse é em geral feito apontando quantos unidades serão beneficiadas com aquele recurso.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas