Menu

Com motores velhos, balsa que faz travessia do Rio Acre em Xapuri causa transtornos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Usuários do serviço de travessia entre os dois lados da cidade protestaram nas redes sociais, na tarde desta terça-feira, 17, contra a demora para ir da área central ao bairro Sibéria em razão de problemas com os motores da balsa que faz o transporte.


Um morador relatou que esperou das 14 às 16 horas para fazer a travessia que em condições normais (quando não há congestionamento) não leva mais do que 10 minutos. O motivo, segundo a mesma fonte, é o estado de conservação dos motores.

Publicidade

O ac24horas manteve contato com a coordenação local do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), que é o responsável pelo funcionamento da embarcação que faz a travessia de veículos e pedestres.


Eriédson Soares, encarregado do órgão no município, afirmou que a balsa tem 4 motores, dos quais um está em manutenção, em Rio Branco, e os outros três estão bons, mas explicou que um apresentou perda de força nesta tarde, a razão do problema relatado.


“São motores reformados, apenas um chegou novo nessa gestão. Acho que aguentam muito”, diz Soares, informando que um mecânico foi acionado para resolver o problema ocorrido na tarde desta terça-feira.


A travessia do Rio Acre em Xapuri é um problema antigo que causa transtornos à população e que gera reclamações contra as administrações estadual e municipal. Em vários momentos, as duas esferas mantiveram parcerias na oferta do serviço.


A dificuldade de travessia pela balsa alimenta as reivindicações pela construção de uma ponte, o que resolveria de maneira definitiva o problema que afeta diretamente cerca de duas mil pessoas que fazem o uso frequente do serviço.


Um pouco antes da eleição, na sua última estada em Xapuri, o governador Gladson Cameli prometeu que construirá a ponte nos próximos dois anos, apresentou o projeto no papel e disse que mudará de nome se a obra não sair.


A garantia não foi suficiente para que a candidata do governador à prefeitura do município fosse eleita – Carla Mendonça (PP) perdeu para o petista Bira Vasconcelos por quase 1.500 votos de diferença – mas deixou a população bastante otimista com a promessa.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido