Menu

Pesquisar
Close this search box.

Com vitória esmagadora, Bira Vasconcelos chega ao terceiro mandato em Xapuri

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O prefeito do município de Xapuri, Francisco Ubiracy Machado de Vasconcelos, ou simplesmente Bira Vasconcelos (PT), pode se orgulhar de um feito não muito comum na história da política acreana ou brasileira para um político, especialmente quando a sua sigla partidária se trata de uma das mais desgastadas perante a opinião pública na história recente do país.


Vasconcelos repete a mesma votação há três eleições seguidas na terra mundialmente conhecida por ser o berço do sindicalista Chico Mendes. Em 2012, ele obteve 3.610 votos (41,18%), não sendo reeleito (ele havia vencido em 2008). Quatro anos depois, em 2016, ele obteve 3.854 votos, voltando a ser eleito. Agora, em 2020, ele se reelege com 3.815 votos (43,37%).

Anúncios


A diferença em votos que Bira impôs a sua principal adversária, Carla Mendonça, do PP, (1.477) foi a maior da história das eleições no município desde a retomada da democracia, em 1988. Caso a abstenção deste ano não tivesse sido muito grande (19,5%), a vantagem pró-Vasconcelos poderia ter sido ainda maior – 2.171 pessoas deixaram de votar em Xapuri.


O diferencial da atual eleição foi a supremacia do candidato petista, que submeteu a candidata apoiada pelo governador Gladson Cameli, Carla Mendonça (PP), esposa do deputado estadual Antônio Pedro (Dem), a uma dura e massacrante derrota, dada a dimensão da estrutura política e estatal que esteve, em tese, à disposição da concorrente progressista.


O candidato do MDB, o advogado Carlos Vinícius, foi o terceiro colocado na disputa no município de Xapuri, com 1.443 votos (16,40%). Gessi Capelão, que é vereador de três mandatos, obteve 1.201 votos (13,65%), ficando na quarta colocação. Foram 8.797 (95,33%) votos válidos, 76 (0,82%) brancos e 355 (3,85%) nulos. O total de votos válidos foi de 9.228.


Sem comemoração

Uma decisão de última hora da Justiça Eleitoral, a pedido do Ministério Público, determinou que a coligação PT/PSB se abstivesse de realizar ato de comemoração pública após ser declarada a vitória nas eleições. A fundamentação do MP foi a atual situação da pandemia de covid-19, que há dois dias registra os piores números de novas contaminações desde o início da crise.


Depois de algumas negociações, ficou acordado que o público que se concentrava nas ruas permanecesse comemorando a vitória da coligação partidária, mas sem a presença da coordenação de campanha ou dos partidos pertencentes à aliança. De lá, após explicar a situação aos militantes, o prefeito reeleito se dirigiu ao Fórum Eleitoral para assinar a ata da eleição.


Antes de sair do local, Bira Vasconcelos fez um breve pronunciamento explicando a situação e agradecendo o apoio da militância dos partidos componentes da coligação. “Xapuri está de parabéns por colocar a razão acima do sentimento de ódio e de ressentimento que mora no coração de alguns. Nosso povo quer seguir avançando, e nós estamos aqui para fazer isso”, concluiu.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido