Menu

Segurança começa transferir militares a locais de difícil acesso para eleição no Juruá

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A região do Vale do Juruá, composta por Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, é banhada por rios, aldeias indígenas, seringais e locais de difícil acesso. Por isso, a eleição do próximo domingo requer atenção especial do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e das forças de segurança.


Exército e Polícias Federal, Militar e Civil estarão nas ruas, ramais e rios para coibir os crimes eleitorais. Este ano, a tecnologia que será empregada pela Polícia Federal promete ser o diferencial.

Publicidade

A Polícia Militar do Juruá já começou a enviar homens para todos os locais de difícil acesso onde haverá urnas nas eleições de domingo. Segundo o comandante do 6° Batalhão, tenente- coronel, Evandro Bezerra, até sábado, todos os miliares já estarão de Cruzeiro do Sul à Marechal Thaumaturgo nessas localidades, para onde vão em aviões, helicópteros e barcos.


O comandante afirma que o efetivo da PM (que ele não revela por motivos de segurança) atuará nas eleições de domingo no policiamento ostensivo e nas ações preventivas para coibir os crimes eleitorais e os do dia a dia. 50 % dos homens atuarão nas zonas rural e ribeirinha. ” Onde houver urnas, a Polícia Militar estará”, afirma o comandante.


Uma Central Operacional vai atuar no Centro de Integração de Operações de Segurança Pública (CIOSP) ,que vai concentrar todas as informações relacionadas às eleições e ao final, haverá a emissão de um boletim. Em todo o Acre, cerca de 2.500 PMs atuarão nas eleições de domingo.


Polícia Federal usará drones

Segundo o delegado da Polícia Federal de Cruzeiro do Sul, Fabrício Santos da Silva, 50 pessoas, entre delegados, escrivães e agentes atuarão nos 5 municípios do Vale do Juruá.


O trabalho será reforçado com o uso de drones, que serão empregados nas zonas urbana, rural e ribeirinha. Os drones têm capacidade de voos de até 60 quilômetros por hora e a área de abrangência é de 10 quilômetros. Possuem câmeras com zoom suficiente para identificar suspeitos, placas de veículos, entregas de santinhos e situações de compra de votos, com imagens de alta nitidez.



As imagens e sons captados serão transmitidos simultaneamente para a delegacia de Cruzeiro do Sul e para uma Central de Monitoramento em Brasília. A delegacia da Polícia Federal de Cruzeiro do Sul responde por 13 cidades acreanas e do Amazonas. No Acre, a área de abrangência vai de Feijó à Marechal Thaumaturgo.


Drones são aeronaves remotamente pilotadas. Tais equipamentos têm tecnologia de ponta e são capazes de tornarem-se imperceptíveis ao voar em elevada altitude.


Polícia Civil será responsável pela eleição em Porto Walter

Um delegado, uma escrivão e dois agentes de Polícia Civil seguem nesta quinta-feira, 12, de Cruzeiro do Sul para Porto Walter, para reforçar o efetivo policial do município nas eleição de domingo.


De acordo com o coordenador de Segurança Pública do Juruá , delegado Vinicius Almeida, o delegado Geremias será autoridade a policial responsável pela lavratura de flagrantes relacionados às eleições 2020. “Este foi o único município para o qual o TRE solicitou nossa atuação desta forma”, explica.

Publicidade

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido