Menu

Como Fênix que surgiu das cinzas 

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O LEITOR QUE TIVER a curiosidade de fazer uma leitura  dos resultados de algumas  pesquisas internas de partidos feitas nos últimos 15 dias vai ver que, mesmo a candidatura do Tião Bocalom (PP) a prefeito de Rio Branco crescendo aos pulos e olhos vistos, esses institutos insistiam em lhe colocar em terceiro lugar. Aliás, em uma pesquisa de uma emissora de televisão, Bocalom chegou a aparecer em quarto lugar. Vinha colocando ao longo das últimas duas semanas no BLOG que, o candidato do PP tinha caído na graça do povo e chegaria ao segundo turno em primeiro lugar folgado. E sabia disso porque conversava com vereadores, candidatos a vereadores, dirigentes políticos, líderes de bairros, e todos afirmando que o Tião Bocalom tinha disparado, principalmente, na periferia. Coloquei também neste BLOG que, tudo indicava que o candidato Minoru Kinpara (PSDB) tinha batido no teto. E que a prefeita Socorro Neri (PSB) continuava estável. Como num passe de mágica, nesta reta final todas as pesquisas internas resolveram dar o Bocalom na frente, não dava mais para segurar. O IBOPE veio e confirmou nos votos válidos o Tião Bocalom (PP) com 31%; um Minoru Kinpara (PSDB) topando no teto e a Socorro Neri (PSB), estacionada, empatados em 24%. E tem mais uma coisa: o IBOPE não foi para a zona rural, onde Bocalom domina e que, se somados esses votos vai passar e muito dos 31%. Não adiantou passarem o tempo todo com o gato coberto, porque o rabo ficou de fora. Candidato quando dispara na reta final é como água de morro abaixo, não tem quem contenha. Não adiantou esconderem o Bocalom este tempo todo. Como Fênix, nesta campanha, Bocalom ressurgiu das cinzas e entra no segundo turno como favorito para a PMRB.


NÃO ARRISCARIA


NÃO ARRISCARIA em dizer quem vai para o segundo turno com Tião Bocalom (PP), se a prefeita Socorro Neri (PP) ou o Minoru Kinpara (PSDB). Os seus votos estão no cenário mais elitizado.


CENÁRIO PRIVILEGIADO


Seja contra a Socorro Neri (PSB) ou contra o Minoru Kinpara (PSDB), em qualquer dos cenários o Bocalom (PP) será favorecido. Indo o Minoru ao segundo turno, o grupo do governador Gladson Cameli pula na canoa do Bocalom, não vai querer favorecer os desafetos Major Rocha e Mara Rocha. O mesmo acontecerá com o PT e PCdoB, que não engolem o Minoru. Se a Socorro for para o segundo turno, o grupo do Rocha, PT e PCdoB, também vai jogar no Bocalom. Sem falar os que virão pela perspectiva do poder, que atrai aliados como o açúcar atrai abelhas. E acrescente ainda a favor do Bocalom, o voto útil.


ESSE FOI O DIFERENCIAL


O DIFERENCIAL do Tião Bocalom (PP) neste primeiro turno foi ter coordenadores de campanha profissionais em política. Foi uma campanha redonda, com começo, meio e fim, sem amadorismo.


OUTRO DIFERENCIAL


O OUTRO DIFERENCIAL foi o programa eleitoral do Tião Bocalom (PP), o que mais atingiu o povão com sua música de refrão de fácil memorização. Quem foi pela linguagem rebuscada, se ferrou. A animação nas passeatas carreatas, também contribuiu.


UMA OUTRA ELEIÇÃO


O SEGUNDO TURNO é outra eleição, só que de tiro curto. Quem chegar ao segundo turno com uma boa vantagem no primeiro turno marca a memória do eleitor, e entra com vantagem. Mas quem perdeu o primeiro, pode também ganhar o segundo turno. 


NÃO É TAREFA FÁCIL


ESTE PRIMEIRO TURNO repetiu a máxima da política de que, a transferência de votos é uma arte difícil. O Gladson apareceu em alta popular em todas as pesquisas, mas não transferiu isso à sua candidata. Os seus votos são do seu carisma pessoal. Ponto final.


SEMPRE LUTANDO


NÃO O CONHEÇO, mas acompanho seu trabalho na defesa da causa dos portadores de deficiências renais e transplantados. Por isso, registro como positiva a candidatura a vereador de Rio Branco do Vanderli Ferreira (PSDB). A política se renova com os bons nomes.


O FRACASSO DO GLORIOSO


POR DIVERSAS vezes coloquei no BLOG que, o deputado Roberto Duarte (MDB) poderia repetir na disputa da PMRB a ex-deputada Eliane Sinhasique (MDB). Ambos, bons deputados, mas sem perfil para cargos majoritários. As pesquisas estão confirmando.


SEGUNDA DERROTA


O MDB vai para a segunda derrota seguida para a PMRB.


HEITOR NETO


É UM CANDIDATO a vereador de Rio Branco com um plus de ser um lutador na defesa dos portadores de hepatites, trabalho iniciado pelo pai, ex-deputado Heitor Júnior. O Heitor Neto é candidato pelo PODEMOS. A causa merece um representante.


EMBOLOU A ELEIÇÃO


O QUE poucos acreditavam aconteceu em Feijó, embolou a disputa entre o prefeito Kiefer (PP) e o ex-prefeito Francimar Fernandes (MDB). A eleição se decidirá no voto por voto.


TOALHAS JOGADAS


OS CANDIDATOS dos partidos nanicos jogaram toalha, a maioria já fechou até o comitê e sumiu da campanha. Caíram na real.


VOTAÇÃO DO PT


OS OLHOS não estão só voltados para ver quem ganhará a prefeitura de Rio Branco, mas também na curiosidade em saber qual será a votação do PT nesta eleição municipal, fora do poder.


TODO VAPOR


O CANDIDATO Tião Bocalom (PP) cumpre período de quarentena por causa da Covid-19, mas a campanha continuará a todo vapor nestes quatro dias que faltam para a eleição no domingo.


COMANDO POLÍTICO


O comando político ficará com o senador Sérgio Petecão (PSD), a vice Marfisa Petecão (PSD) e o deputado José Bestene (PP). A Avaliação é que o Bocalom poderá chegar aos 35% ou até mais.


ISSO DÁ CADEIA


UM MILITAR e o irmão de um ex-deputado estão no foco da justiça eleitoral pelas ações nada republicanas que a dupla anda armando pela baixada da Sobral. Isso dá cadeia, não aprendem!


USO DO CACHIMBO


ESSA MESMA fórmula foi usada pelos apoiadores do Marcus Alexandre (PT), para o governo, e quando as urnas abriram levou de lapada do  Gladson. O uso do cachimbo deixa a boca torta.  


FRASE MARCANTE


“O primeiro serviço que se deve prestar ao outro é escutá-lo”. Bonhoffer.


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.