Conecte-se agora

Depois de uma semana, Acre volta a registrar focos de queimadas

Publicado

em

Após mais de uma semana sem registrar focos de queimadas em seu território, o estado do Acre voltou a figurar nos dados divulgados pelo Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Espaciais a partir da última quarta-feira, 4, quando o satélite de referência detectou 49 ocorrências.

Nesta sexta-feira, 6, foram mais 24, somando 73 no mês de novembro. O município de Xapuri foi o que teve o maior número de focos nas últimas 24 horas (8), seguido de Sena Madureira (5) e Brasiléia (4). Os outros municípios que tiveram registros foram Rio Branco (3) e Epitaciolândia (3) e Rodrigues Alves (1).

O município de Feijó é o que tem o maior acumulado de focos de queimadas neste ano. Os municípios de Brasiléia, Xapuri, Capixaba, Epitaciolândia e Acrelândia registraram o maior número de focos por km² em seu território, ou seja, maior densidade de ocorrência em relação aos demais municípios.

Em 2020, o Acre soma 9.126 focos de queimadas, estando em oitavo lugar entre todas as unidades da federação. O acumulado é inferior apenas ao acumulado dos anos de 2003 e 2005 – este último quando o estado viveu uma das maiores catástrofes ambientais de sua história com milhares de hectares da Resex Chico Mendes sendo consumidos pelo fogo.

Chuvas

O retorno dos focos de incêndio se explica pela redução das chuvas no começo de novembro em todo o estado. De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), Feijó (12,40 mm), Brasiléia (0,20 mm) e Marechal Thaumaturgo (0,20 mm) tiveram acumulado de chuva neste começo de mês, ainda assim em nível muito inferior ao esperado para o período.

Qualidade do ar

Nesta sexta-feira, a máxima concentração de material particulado em Rio Branco ocorreu às 02h00min, com valor de 67,21 µg/m³, de acordo com o sensor instalado na Universidade Federal do Acre. Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, o limite é de 25 µg/m3 para partículas de até 2,5µm/m2, na média para 24 horas de exposição, e de 10 µg/m3 para média anual.

De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (United States Environmental Protection Agency – EPA), a concentração média de PM2.5 superiores a valores de 89 µg/m³ em 1-3 horas já são considerados nocivos a grupos de risco (pessoas com doenças respiratórias ou cardíacas, idoso e crianças).

As leituras são dos equipamentos de monitoramento da qualidade do ar do Grupo de Estudos e Serviços Ambientais da Universidade Federal do Acre – UFAC, parte da Rede de Monitoramento da Qualidade do Ar estabelecida pelo Ministério Público do Estado do Acre – MPAC, cujos dados podem ser acessados no sítio www.purpleair.com.

Com informações do Boletim de Monitoramento de Queimadas e Qualidade do Ar, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

Anúncios

Destaque 6

David Almeida, do Avante, é eleito prefeito de Manaus

Publicado

em

Foto: Edmar Barros

David Almeida, do Avante, foi eleito, neste domingo (29), prefeito de Manaus para os próximos quatro anos. Com 99,32% das urnas apuradas, Almeida teve 51,24% dos votos. Foram 463.471 votos no total.

O candidato eleito derrotou Amazonino Mendes (Podemos), que 48,76% dos votos, o que corresponde ao total de 440.954 votos.

O vice é Marcos Rotta, também do Avante. Os dois fazem parte da coligação Avante Manaus, formada pelos partidos AVANTE, PMB, PTC, PRTB, PV, DEM e PROS.

Campanha eleitoral

No primeiro turno, David Almeida ficou em segundo lugar, com 22,36% dos votos (218.929 votos). Ele foi anunciado candidato ao pleito deste ano no dia 10 de setembro, em convenção do Avante.

Durante suas atividades de campanha, David também acompanhou a internação da mãe, Rosa Almeida, que foi infectada pela Covid-19. Aos 84 anos, ela morreu nesse sábado (28).

O plano de governo de David Almeida possui 68 páginas. Ele promete construir um viaduto na Bola do Produtor, Zona Leste, além de outras intervenções no trânsito da capital. Na área da saúde, David promete implantar a clínica de atendimento à mulher, a unidade móvel de saúde do homem e centrais de dispensação de medicamentos.

Na educação, ele afirma que vai aumentar em, no mínimo, 50% as vagas para crianças de 0 a 5 anos em creches e pré-escolas. Na segurança, a proposta é integrar a guarda municipal ao sistema de segurança pública de Manaus. Além disso, ele promete implantar o Portal Manaus de Dados Abertos com a perspectiva de geração de novos negócios.

Perfil

David Almeida tem 51 anos, é bacharel em Direito, e iniciou a carreira política aos 27 anos. Ele foi deputado estadual por três mandatos consecutivos, sendo eleito pela primeira vez em 2006. O segundo mandato foi em 2010 e o terceiro em 2014.

David foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas para o biênio 2017/2018, na eleição ocorrida em dezembro de 2016.

Em 2017, David foi governador interino do Amazonas após a cassação de José Melo de Oliveira e seu vice pelo Tribunal Superior Eleitoral. Ele ficou por 149 dias como chefe do executivo estadual. Em maio de 2019, saiu do Partido Socialista Brasileiro e filiou-se ao Avante.

20 vídeos

Continuar lendo

Destaque 6

Agentes da PF recebem denúncia e prendem homem no Comitê de Campanha de Bocalom

Publicado

em

Agentes da Polícia Federal estiveram na manhã deste domingo, 29, na Sede do Comitê de campanha do candidato a prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, localizada no Rua São Paulo, no bairro Bosque, próximo ao Parque da Maternidade.

Eles informaram a reportagem do ac24horas que receberam uma denuncia de que uma pessoa estaria supostamente distribuindo santinhos e adesivando carros. Essa pessoa foi identificada pelos federais e foi encaminhada a Sede da Polícia Federal. Os policiais estavam acompanhados de membros do MP Eleitoral.

O advogado Pedro Diego, que faz parte da campanha, afirmou a reportagem que a denúncia que a PF recebeu é improcedente , mas a imagens que estão em poder do MP Eleitoral mostrariam o homem identificado como Anderson adesivando um dos carros localizados na Sede do Comitê.

Veja o vídeo:

Veja o versão de Anderson:

Continuar lendo

Destaque 6

Possessivos, teimosos e realistas: Bocalom e Socorro dividem características astrológicas

Publicado

em

Pouco mais de 256 mil eleitores rio-branquenses escolhem neste domingo, 28, o gestor que irá comandar a capital acreana pelos próximos quatro anos. Apesar de serem adversários no campo político e ferrenhos opositores ideológicos, os candidatos Socorro Neri (PSB) e Tião Bocalom (PP) têm muito em comum no campo pessoal, tendo como base a astrologia. Isso porque ambos compartilham do mesmo signo do zodíaco, o signo de Touro.

Além disso, os dois tem uma diferença de apenas um dia no mês de aniversário. Bocalom nasceu em 19 de maio e Socorro no dia 18 do mesmo mês. Para a astrologia, nativos do signo de Touro possuem instinto possessivo, além de serem altamente teimosos, realistas com ânsia de darem continuidade aos projetos de vida. Entretanto, os taurinos também são considerados pessoas de conduta construtiva, são determinadas e firmes, podendo até se tornarem inflexíveis por vezes.

A acreana natural de Tarauacá e o paranaense de Bela Vista do Paraíso já demonstraram publicamente, por algumas vezes, peculiaridades que lhes aproximam das características regidas por seus respectivos signos. Socorro Neri não deixou de cumprir seu próprio desejo quando decidiu abandonar companheiros e siglas políticas quando, segundo ela, percebeu que estes projetos não mais lhes satisfaziam.

Já Bocalom nunca desistiu de tentar uma vaga na prefeitura da capital acreana ou no governo do estado. O candidato já disse em diversas entrevistas à imprensa local que este é um sonho, um desejo, e que dele não abandona. Esta é a sétima vez que Bocalom concorre.

Além de curiosidade, a astrologia pode explicar o comportamento das pessoas e compreender o papel do estudo dos astros na sociedade. A astrologia ainda diz que tanto Bocalom quanto Socorro são de natureza determinada e trabalhadora, e costumam ser calmos e persistentes em seus objetivos pessoais e profissionais.

De acordo com entrevista publicada pela revista Estilo Off, a diferenciação dos signos têm a ver com a posição dos planetas no momento do nascimento. É ele quem determina as características pessoais de cada indivíduo. Do elemento Terra, o 2º signo do zodíaco é representado pelos chifres de um touro. Essa representação tem origem na mitologia e resulta na Constelação de Taurus, que se parece com a cabeça de um touro.

A última pesquisa de intenção de voto para este segundo turno feita com exclusividade pelo instituto Delta/ac24horas, entre os dias 26 e 28, aponta tendência de vitória do candidato Tião Bocalom para a prefeitura de Rio Branco. Bocalom teve nesse sábado 67,09% da preferência do eleitor, enquanto a candidata Socorro Neri, que tenta a reeleição, aparece com 33% dos votos válidos. A pesquisa foi registrada no TRE/AC sob o número 01381/2020. Foram entrevistadas 600 pessoas com intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 4%.

Continuar lendo

Destaque 6

Mais de 250 mil rio-branquenses voltam às urnas neste domingo para 2º turno das eleições

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale/ac24horas

A votação do segundo turno das eleições municipais em Rio Branco, que ocorre neste domingo, 29, deve movimentar um grande contingente de pessoas. Além dos 256, 7 mil eleitores que devem comparecer às urnas na capital acreana, mais 5.516 homens e mulheres estão envolvidos diretamente na realização do pleito, presentes nos quatro cantos do município de Rio Branco.

A maioria do eleitorado local é composta por mulheres. Em 2020, 290.030 pessoas do gênero feminino estiveram aptas a votar nestas eleições em todo o estado, o que representa 51,7%. Já os homens são 48,3% do total, com 271.229.

Pela segunda vez em uma eleição, 28 eleitores vão poder votar fazendo uso do nome social. Esta é a segunda eleição que acontece no país após a Justiça Eleitoral autorizar a inclusão de nome social no cadastro do eleitor.

O pessoal de apoio também não é pequeno e chega a 1,5 mil pessoas. Eles estarão cuidando de tudo para que praticamente a metade do eleitorado do Acre – nada menos que 256.673 estão aptos a votar -exerçam o direito de escolher o próximo prefeito: Socorro Neri (PSB) ou Tião Bocalom (PP).

Só de mesários são 1.616 que estarão em 122 locais de votação e 404 seções eleitorais, mas o número maior é de seguranças: 2,4 mil agentes das Forças Armadas, polícias Civil, Federal e Militar, entre outros, estarão atuando forte contra os crimes típicos de eleições.

Além de Rio Branco, as capitais onde a disputa será definida em segundo turno são as seguintes: Aracaju (SE), Belém (PA), Boa Vista (RR), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA), São Paulo (SP), Teresina (PI) e Vitória (ES).

O TSE mantém para este domingo as mesmas orientações sanitárias contra o coronavírus recomendadas no primeiro turno das eleições. O uso da máscara é obrigatório, e todos devem higienizar as mãos antes e depois de digitar o número do candidato na urna eletrônica. Cada seção eleitoral vai contar com álcool em gel para eleitores e mesários.

Os eleitores devem respeitar a distância mínima de um metro para outras pessoas. Outra recomendação é que cada um leve a sua própria caneta para assinar o caderno de votação. O objetivo é evitar o compartilhamento de objetos e diminuir o contato dos eleitores com superfícies eventualmente infectadas.

Depois de domingo, apenas um município brasileiro ficará com a escolha do prefeito ainda pendente: Macapá (AP), com mais de 292 mil eleitores. Prejudicada por um apagão elétrico que se estendeu por 22 dias, a cidade terá o primeiro turno das eleições no dia 6 de dezembro. A segunda fase da disputa está marcada para o dia 20.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas