Menu

Preço do óleo de soja aumentou 18% no mês de outubro, na capital

Caucasian housewife shopping for vegetable oil in a supermarket alley
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Foto: Getty Imagens 


O IBGE divulgou na manhã desta sexta-feira (6) o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de outubro reafirmando inflação muito alta em Rio Branco. Na capital, o IPCA de outubro ficou em 1,47%, o maior resultado entre as capitais.

Publicidade

De acordo com o IBGE, esse índice se deu principalmente em função das altas observadas em alguns componentes alimentícios como as carnes, que aumentaram 10,09% naquele mês; o arroz (15,44%) e o óleo de soja, cujos preços aumentaram 18,00%.


O menor índice ficou com a região metropolitana de Salvador (0,46%), por conta do recuo nos preços da gasolina (-2,32%) e da energia elétrica (-1,83%).


O IPCA é calculado pelo IBGE desde 1980, se refere às famílias com rendimento monetário de 1 a 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte, e abrange dez regiões metropolitanas, além dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís, Aracaju e Brasília. Para o cálculo do índice do mês, foram comparados os preços coletados entre 29 de setembro a 27 de outubro de 2020 com os vigentes entre 28 de agosto a 28 de setembro de 2020.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido