Conecte-se agora

Governo do Acre vai construir centro para juntar em um só local as principais repartições públicas

Publicado

em

Foto: Divulgação

O governador Gladson Cameli anunciou a aprovação do anteprojeto apresentado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Regional (Sedur) para a construção de um centro administrativo com capacidade para reunir, em um único espaço, todas as principais repartições públicas do governo.

O anteprojeto foi elaborado em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Acre (Sinduscon), e apresentado, nesta última quinta-feira, 5, na filmoteca da Biblioteca Pública, com a presença de secretários de Estado e empresários da construção civil.

“É um desejo meu que não só essa, mas todas as obras de governo que me propus a fazer saiam do papel e sigam à risca o seu cronograma. Precisamos de obras para gerar empregos, além disso a estrutura do Estado precisa estar mais organizada e prestar um serviço de qualidade à nossa população. É uma proposta que se arrasta há muitos anos e que, na minha gestão, pretendo concretizar”, disse o governador Gladson Cameli.

De acordo com o estudo, a área escolhida, próxima a edifícios como a sede do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Polícia Federal (PF) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE), já é de propriedade do Estado. Possui mais de 220 mil metros quadrados que serão divididos entre o prédio-sede do governo, blocos de secretarias, área comercial, edifício cultural com auditório, terminal de ônibus e estacionamento. A pedido do governador, até o fim do mês o projeto deve entrar em processo de licitação.

“O prédio central do governo será um edifício com sete andares e ainda terá mais seis blocos de três andares cada, que darão espaço às secretarias. É um projeto de grande relevância para o estado, trata da reintegração de todos os órgãos públicos, não haverá gastos com aquisição de área, pois o terreno é próprio. Será bem localizado, com sistema viário, faltando apenas algumas adequações. Um projeto ousado para quem tem visão de futuro como o nosso governador”, explicou Sérgio Nakamura, vice-presidente do Sindicado da Indústria da Construção Civil no Acre.

Um dos benefícios com a construção do centro administrativo é a redução de gastos significativos com aluguéis de imóveis que hoje abrigam atuais repartições públicas. A iniciativa também resultará em maior comodidade aos cidadãos, uma vez que estará disponível, no mesmo espaço, a maioria dos serviços prestados pelas secretarias e a economia será aquecida durante o processo de construção, gerando centenas de empregos.

“Fizemos o estudo, analisando áreas que já fossem de propriedade do Estado, para evitar gastos com aquisição de área. Dos três locais estudados, esse que fica localizado nas imediações da BR-364, perto de outras repartições importantes, foi o mais estratégico, faltando apenas algumas adequações. Após a aprovação do governador, o anteprojeto vai passar por análise de viabilidade técnica e definição de orçamento. Agradeço pela parceria com o sindicato, que fez a doação do anteprojeto que reforça a ideia do nosso governador, que é botar a nossa economia pra funcionar, começando pelas obras de construção civil”, finalizou Victor Bonecker, secretário de Desenvolvimento Urbano e Regional do Acre.

O governo não informou o valor da obra, expectativa de data para inauguração e a fonte dos recursos.

Fonte: Agência de Notícias do Acre

Anúncios

Cotidiano

Motorista de aplicativo é esfaqueado doze vezes ao reagir a assalto no Novo Horizonte

Publicado

em

Um motorista de aplicativo foi esfaqueado doze vezes neste domingo, 29, na Travessa da Cegonha, no bairro Novo Horizonte, em Rio Branco.

O crime ocorreu quando o motorista reagiu a um assalto durante uma corrida. Uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) foi acionada e fez os primeiros atendimentos no motorista, que foi levado para o Pronto-Socorro de Rio Branco (Huerb).

O Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) informou que um suspeito foi preso e levado para a Delegacia de Flagrante de Rio Branco (Defla) para os devidos procedimentos.

Mais informações complementares serão adicionados em instantes.

Continuar lendo

Cotidiano

Cesário anuncia voto em Bocalom: “por oposição firme a quem optou pela falta de lealdade”

Publicado

em

O presidente do PT do Acre, Cesário Braga, manifestou-se contra o voto nulo proposto por parte da militância de esquerda que não se sente representada neste 2o turno em Rio Branco.

Nesse contexto e sem citar nomes, Braga anunciou voto em Bocalom sob a justificativa de que Socorro Neri traiu a extinta Frente Popular.

“Vou às urnas já já e por oposição firme a quem optou pela falta de lealdade, pela mentira, pela desonra com os princípios socialistas e de esquerda que lhe conduziram a gestão, princípios esses que foram destruídos durante mais de dois anos de gestão, opto por votar em seu opositor. Na esperança de dias melhores para a cidade que moro e onde pretendo viver todos os dias da minha vida”, afirma Cesário.

O líder petista propõe uma reflexão a partir da obra de Jacques Rousseau sobre o que considera democracia efetiva: “uma sociedade só é democrática quando ninguém for tão rico que possa comprar alguém e ninguém seja tão pobre que tenha de se vender a alguém”.

Continuar lendo

Cotidiano

Jorge Viana diz que opções ao eleitor rio-branquense não passam confiança

Publicado

em

Prefeito de Rio Branco entre os anos de 1993 e 1997, o ex-governador e ex-senador Jorge Viana fez publicação no Facebook nas primeiras horas da manhã deste domingo (29) de decisão na eleição da capital acreana, uma das 18 do país onde ocorre 2º turno, tecendo comentário sobre o cenário do 2º turno.

Na postagem, Viana relembrou as eleições vencidas pelo PT após o seu mandato de prefeito – Raimundo Angelim em 2004 e 2008 e Marcos Alexandre em 2012 e 2016 -, e as derrotas – Marcos Afonso em 1996 e Angelim em 2000, além da atual, com Daniel Zen caindo no primeiro turno.

“Estamos vivendo uma fase muito difícil. Mas o pior é chegar no dia da eleição sem uma opção que nos passe confiança. Coisas desses tempos, mas tenho fé que dias melhores virão. O desafio é reconstruirmos, juntos, a boa política que engrandeça o Acre e cuide das pessoas. Que Deus abençoe nossa Rio Branco”, escreveu Jorge Viana.

Na postagem, o ex-prefeito publicou uma foto do Novo Mercado Velho, revitalizado em 2006, durante seu segundo mandato como governador o estado.

Continuar lendo

Cotidiano

Ao lado de Gladson, Socorro cumpre última agenda antes da eleição na Praça da Revolução

Publicado

em

Acompanhada do governador Gladson Cameli (Progressista), a prefeita Socorro Neri (PSB) foi conferir na noite deste sábado, 28, como ficou a decoração natalina no Centro de Rio Branco, na Praça da Revolução.

Essa é a última agenda pública da prefeita Socorro Neri antes da eleição deste domingo (28).

Entusiasmada, Socorro contou que espírito de fé e esperança tomou conta das famílias que estavam passeando pelo local.

“O espírito de fé e esperança tomou conta das famílias que estavam lá passeando, e que aproveitaram o momento para reforçar seu voto no 40 neste domingo. Gratidão!”, afirmou.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas