Menu

Pesquisar
Close this search box.

Governo do Acre vai construir centro para juntar em um só local as principais repartições públicas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Foto: Divulgação


O governador Gladson Cameli anunciou a aprovação do anteprojeto apresentado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Regional (Sedur) para a construção de um centro administrativo com capacidade para reunir, em um único espaço, todas as principais repartições públicas do governo.

Anúncios


O anteprojeto foi elaborado em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Acre (Sinduscon), e apresentado, nesta última quinta-feira, 5, na filmoteca da Biblioteca Pública, com a presença de secretários de Estado e empresários da construção civil.


“É um desejo meu que não só essa, mas todas as obras de governo que me propus a fazer saiam do papel e sigam à risca o seu cronograma. Precisamos de obras para gerar empregos, além disso a estrutura do Estado precisa estar mais organizada e prestar um serviço de qualidade à nossa população. É uma proposta que se arrasta há muitos anos e que, na minha gestão, pretendo concretizar”, disse o governador Gladson Cameli.


De acordo com o estudo, a área escolhida, próxima a edifícios como a sede do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Polícia Federal (PF) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE), já é de propriedade do Estado. Possui mais de 220 mil metros quadrados que serão divididos entre o prédio-sede do governo, blocos de secretarias, área comercial, edifício cultural com auditório, terminal de ônibus e estacionamento. A pedido do governador, até o fim do mês o projeto deve entrar em processo de licitação.


“O prédio central do governo será um edifício com sete andares e ainda terá mais seis blocos de três andares cada, que darão espaço às secretarias. É um projeto de grande relevância para o estado, trata da reintegração de todos os órgãos públicos, não haverá gastos com aquisição de área, pois o terreno é próprio. Será bem localizado, com sistema viário, faltando apenas algumas adequações. Um projeto ousado para quem tem visão de futuro como o nosso governador”, explicou Sérgio Nakamura, vice-presidente do Sindicado da Indústria da Construção Civil no Acre.



Um dos benefícios com a construção do centro administrativo é a redução de gastos significativos com aluguéis de imóveis que hoje abrigam atuais repartições públicas. A iniciativa também resultará em maior comodidade aos cidadãos, uma vez que estará disponível, no mesmo espaço, a maioria dos serviços prestados pelas secretarias e a economia será aquecida durante o processo de construção, gerando centenas de empregos.


“Fizemos o estudo, analisando áreas que já fossem de propriedade do Estado, para evitar gastos com aquisição de área. Dos três locais estudados, esse que fica localizado nas imediações da BR-364, perto de outras repartições importantes, foi o mais estratégico, faltando apenas algumas adequações. Após a aprovação do governador, o anteprojeto vai passar por análise de viabilidade técnica e definição de orçamento. Agradeço pela parceria com o sindicato, que fez a doação do anteprojeto que reforça a ideia do nosso governador, que é botar a nossa economia pra funcionar, começando pelas obras de construção civil”, finalizou Victor Bonecker, secretário de Desenvolvimento Urbano e Regional do Acre.


O governo não informou o valor da obra, expectativa de data para inauguração e a fonte dos recursos.


Fonte: Agência de Notícias do Acre


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido