Menu

Base em frangalhos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Foto: Sérgio Vale/ac24horas 


EM QUALQUER hipótese: seja elegendo a prefeita Socorro Neri (PSB) ou não conseguindo lhe eleger, o governador Gladson Cameli vai ter um árduo trabalho político para recompor a base de partidos que estiveram na coligação que o elegeu. Uma derrota da prefeita Socorro Neri (PSB), sua candidata; e uma derrota do professor Zequinha (PP), que também tem o seu apoio para a prefeitura de Cruzeiro do Sul o deixará fragilizado politicamente, para montar um grupo visando a disputa da reeleição. O Gladson entrou no jogo perigoso do tudo ou nada, quando se arriscou a se empenhar em duas candidaturas que não eram favoritas, nos dois maiores colégios eleitorais do estado. E nesta sua corrida mais na base da emoção quebrou muitas pontes. Essa história de que,  quem ganhar para prefeito terá que correr para o seu colo necessariamente para governar, é uma conversa fiada, Um prefeito precisa mais de deputados federais e senadores, porque são estes que têm fartos recursos de emendas parlamentares para repassar. Essa busca por uma nova recomposição de forças tem que ser feita pessoalmente, todos os que colocou para lhe assessorar na área política não deram conta do recado, ou por serem fracos, ou por não terem condições para resolver as demandas da classe política. O jogo para a eleição de 2022 começará assim que forem conhecidos os novos prefeitos.


ESQUERDA, GO HOME!


O SENADOR Márcio Bittar (MDB) estava certo de apoiar o prefeito de Senador Guiomard, André Maia (MDB), quando soube que na sua coligação estavam o PT e PCdoB. Mudou de caminho e foi apoiar a candidata Rosana Gomes (PP), sob argumento que, quer a esquerda longe.


PREGO COM ESTOPA


A PREFEITA DE TARAUACÁ, Marilete Vitorino, mal avaliada, bancou a esperta e colocou três secretários municipais para apoiar os mais fortes candidatos a prefeito: Abdias da Farmácia (DEM), Junior (MDB), e Néia (PDT). E por baixo dos panos, ajuda a Néia. Não deu prego sem estopa.


NÃO ACRESCENTA NADA


O GOVERNADOR Gladson Cameli tem levado para reuniões políticas o Coronel Ulysses Araújo, o seu mais novo aliado. Gosto, não se discute. O problema é que, politicamente, o Ulysses não soma, não tem grupo.


VITRINE PARA 2022


MAIS VALE um gosto do que um vintém, diz o ditado. A candidatura do deputado Gerlen Diniz (PP) a prefeito de Sena Madureira é franco atiradora. O Gerlen quer projetar seu nome para ser candidato a deputado federal, em 2022. A sua campanha é apenas para ser vitrine.


LEQUE DE APOIO


A CANDIDATA a prefeita de Senador Guiomard, Rosana Gomes (PP), conseguiu ter no seu palanque os três senadores acreanos: Sérgio Petecão (PSD), Márcio Bittar (MDB) e Mailza Gomes (PP). Forte leque de apoio.


CHEGA COMO FAVORITO


QUEM CHEGA na reta final como favorito para a reeleição é o prefeito de Acrelândia, Ederaldo Caetano. Deixou os adversários bem distantes.


IGUAL BOLO


O SENADOR Sérgio Petecão (PSD) comenta que as fake news que os adversários estão criando pela subida disparada da candidatura do Tião Bocalom (PP), não o prejudica. “É igual bolo, quanto mais batem nele, mais cresce,” diz com ironia o Petecão.


DEZENAS DE EXMPLOS


É BOBAGEM se atacar o  Tião Bocalom na reta de chegada, porque não terá nenhum efeito para lhe derrubar na preferência popular. Caiu na graça do povão. E quando isso acontece, podem mover o mundo, que não muda.


DEBANDA GERAL


COMEÇOU a debandada de candidatos a vereadores de partidos cujos candidatos a prefeito não terão chance de vitória, para os que aparecem bem nas pesquisas. A reclamação geral é que foram abandonados nos seus partidos. Na verdade, a maioria mira uma vaga na prefeitura.


BATEU NO TETO


PELO QUE se tem visto nas pesquisas tudo indica que, o candidato Minoru Kinpara (PSDB) bateu no seu teto de votos. Estacionou o seu crescimento, a sua sorte é ser o seu teto composto de votos consolidados.


PONTO FORA DA CURVA


PELOS NÚMEROS, apenas um ponto fora da curva colocará o candidato do senador Márcio Bittar(MDB), Roberto Duarte (MDB), no segundo turno. A estratégia de se apresentar como o candidato do Bolsonaro, não deu liga.


SENDO ENGANADOS


TEM DIRIGENTE de parido enganando seus candidatos a vereadores, com a falsa premissa que elegerão três candidatos. Mentira, o máximo que vão eleger são dois vereadores. As sobras comerão o restante das vagas.


BRIGA EMBOLDA


QUEM CONHECE bem o potencial de votos do PSD, cita que os candidatos a vereadores mais fortes para disputar duas vagas são Lene Petecão, Zé Buchim, Raissa Moreira, Justino Queirós, Anderson Sandro e Keila Carvalho. Não quer dizer que outros nomes não possam suplantá-los.


NOMES DO PP


Lima, Rutênio, Samir Bestene e Evandro Cordeiro são nomes fortes dentro do PP para vereador de Rio Branco. Falando nisso, a candidatura do Evandro pegou vento, mesmo sem grande estrutura de campanha.


NÃO É MAMÃO COM MEL


O prefeito Kiefer (PP), claro que leva vantagem por estar no poder, mas derrotar o candidato Francimar Fernandes (MDB) não será tão fácil como parecia no início da campanha. Será uma eleição disputada colada.


ESPERAR AS URNAS


SEGUNDA-FEIRA é a semana da eleição. Para vereador pode até se montar esquemas que podem redundar em vitória, mas para prefeito não há mais muita coisa a fazer, ao não ser colher o que se plantou na campanha.


QUE COISA!


O PT chega ao fim da eleição com apenas nove candidatos a vereador de Rio Branco. Quem coisa! Significa brigar por uma vaga, e assim mesmo na maior sobra. O único nome de destaque é o vereado Rodrigo Forneck (PT).


OLHANDO PARA 2022


O EX-SENADOR Jorge Viana (PT) tem procurados dirigentes partidários da coligação que elegeu o governador Gladson Cameli, para propor uma frente política para a eleição de 2022. Sabe que o PT só, não vai a lugar algum.


PRECISA FORMAR GRUPO


O SENADOR Márcio Bittar(MDB), se quer mesmo ser protagonista na eleição de 2022, tem que começar a formar um grupo político. Ter o PL e REPUBLICANOS ao seu lado é nada, ambos não possuem líderes fortes.


FRASE MARCANTE


“O FATO de teres razão não te dá  direito de eres estúpido”. Dalai Lama, líder budista;


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.