Menu

Saúde de Sena Madureira assina convênio para alunos de medicina estagiarem no município

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Secretaria Municipal de Saúde de Sena Madureira assinou um convênio com o Centro Universitário do Norte (Uninorte) – Campus Rio Branco nesta terça-feira, 3, para proporcionar aos alunos da Turma 1 do curso de medicina a oportunidade para estágio na área da saúde no município. A assinatura tem validade de dois anos, podendo ser prorrogada.


Ao todo, serão 43 alunos da primeira turma do curso de medicina que estarão tendo a oportunidade de fazer o estágio e adquirir as primeiras experiências como futuros médicos. Os alunos estarão estagiando nas unidades básicas de saúde e serão auxiliados pelos médicos das unidades, que estarão dando todo apoio necessário e orientações.

Publicidade

Após uma reunião que ocorreu na semana passada e com o apoio de vários parceiros, como o médico infectologista Alan Areal (natural de Sena) e dos deputados Alan Rick (Federal) e Meire Serafim (Estadual), o poder executivo municipal aceitou a ideia e de prontidão deu início junto a UNINORTE para que fosse feita a assinatura.



“O poder público está de parabéns e só quem ganha é a população de Sena Madureira. Esses jovens vão ter a oportunidade de começar a exercer essa função tão importante que é a de médico, conhecendo a realidade da saúde pública. A equipe estará dando todo o suporte necessário para que eles se sintam a vontade, futuramente depois de formados eles estarão à disposição para trabalhar não somente aqui em Sena, mas em qualquer outro local e ajudando a salvar vidas”, destacou a secretária de saúde, Nildete Lira.


O reitor da UNINORTE, professor Ricardo Leite disse que é um momento de orgulho para a universidade está firmando essa parceria com a Prefeitura. “No começo estarão vindo 8 alunas e logo após os 15 dias de rodízio, outros alunos estarão vindo. Nós da UNINORTE só temos a agradecer ao município de Sena Madureira por receber de braços abertos esses alunos do curso de medicina, e por estarem dando a oportunidade para eles estagiarem a ganhar experiências na área. Formar esses 43 alunos para nós é um orgulho muito grande”, disse o reitor.



É importante ressaltar que os alunos que estão vindo para o estágio também irão participar das ações da secretaria de saúde no interior. Realizando atendimentos no programa Sena Sem Covid, Saúde Itinerante (Quando retornar após a pandemia) e nas unidades da zona rural, prestando serviços às comunidades ribeirinhas que vivem nos locais mais distantes. A expectativa é que após a formatura desses alunos, outras turmas de medicina possam vir realizarem os estágios em Sena Madureira.


O que eles disseram

“Estou me sentindo muito feliz, muito bem recebida aqui em Sena Madureira. A nossa expectativa é de fazer um bom estágio para que daqui a 90 dias, cheguemos a formatura e possamos exercer a nossa função que é de salvar vidas. A gente sabe que não é fácil conseguir estágio, ainda mais numa pandemia. Porém, Sena abriu as portas para que a gente possa fazer”, disse a estudante Leandra Novaes de 22 anos, natural de Rio Branco.


“Estamos muitos felizes em poder receber essa turma em nossa cidade. Sena Madureira se torna o primeiro município a aderir esse projeto que visa dar oportunidade para esses jovens terem o primeiro contato com os usuários e já ter o conhecimento do trabalho na área. O poder executivo e a secretaria de saúde estão de parabéns por aceitarem esse projeto”, disse a deputada estadual Meire Serafim do MDB.



“Tão importante quando investir na saúde, é dar oportunidade para que os jovens possam exercer suas funções. O poder público municipal se coloca à disposição para que essa parceria possa beneficiar a todos e ajudar a melhorar, cada vez mais, a saúde da nosso município. Formando grandes profissionais”, disse o secretário de administração e finanças, Getulião Saraiva, representando o executivo.

Publicidade

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido