Conecte-se agora

Saúde de Sena Madureira assina convênio para alunos de medicina estagiarem no município

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Sena Madureira assinou um convênio com o Centro Universitário do Norte (Uninorte) – Campus Rio Branco nesta terça-feira, 3, para proporcionar aos alunos da Turma 1 do curso de medicina a oportunidade para estágio na área da saúde no município. A assinatura tem validade de dois anos, podendo ser prorrogada.

Ao todo, serão 43 alunos da primeira turma do curso de medicina que estarão tendo a oportunidade de fazer o estágio e adquirir as primeiras experiências como futuros médicos. Os alunos estarão estagiando nas unidades básicas de saúde e serão auxiliados pelos médicos das unidades, que estarão dando todo apoio necessário e orientações.

Após uma reunião que ocorreu na semana passada e com o apoio de vários parceiros, como o médico infectologista Alan Areal (natural de Sena) e dos deputados Alan Rick (Federal) e Meire Serafim (Estadual), o poder executivo municipal aceitou a ideia e de prontidão deu início junto a UNINORTE para que fosse feita a assinatura.

“O poder público está de parabéns e só quem ganha é a população de Sena Madureira. Esses jovens vão ter a oportunidade de começar a exercer essa função tão importante que é a de médico, conhecendo a realidade da saúde pública. A equipe estará dando todo o suporte necessário para que eles se sintam a vontade, futuramente depois de formados eles estarão à disposição para trabalhar não somente aqui em Sena, mas em qualquer outro local e ajudando a salvar vidas”, destacou a secretária de saúde, Nildete Lira.

O reitor da UNINORTE, professor Ricardo Leite disse que é um momento de orgulho para a universidade está firmando essa parceria com a Prefeitura. “No começo estarão vindo 8 alunas e logo após os 15 dias de rodízio, outros alunos estarão vindo. Nós da UNINORTE só temos a agradecer ao município de Sena Madureira por receber de braços abertos esses alunos do curso de medicina, e por estarem dando a oportunidade para eles estagiarem a ganhar experiências na área. Formar esses 43 alunos para nós é um orgulho muito grande”, disse o reitor.

É importante ressaltar que os alunos que estão vindo para o estágio também irão participar das ações da secretaria de saúde no interior. Realizando atendimentos no programa Sena Sem Covid, Saúde Itinerante (Quando retornar após a pandemia) e nas unidades da zona rural, prestando serviços às comunidades ribeirinhas que vivem nos locais mais distantes. A expectativa é que após a formatura desses alunos, outras turmas de medicina possam vir realizarem os estágios em Sena Madureira.

O que eles disseram

“Estou me sentindo muito feliz, muito bem recebida aqui em Sena Madureira. A nossa expectativa é de fazer um bom estágio para que daqui a 90 dias, cheguemos a formatura e possamos exercer a nossa função que é de salvar vidas. A gente sabe que não é fácil conseguir estágio, ainda mais numa pandemia. Porém, Sena abriu as portas para que a gente possa fazer”, disse a estudante Leandra Novaes de 22 anos, natural de Rio Branco.

“Estamos muitos felizes em poder receber essa turma em nossa cidade. Sena Madureira se torna o primeiro município a aderir esse projeto que visa dar oportunidade para esses jovens terem o primeiro contato com os usuários e já ter o conhecimento do trabalho na área. O poder executivo e a secretaria de saúde estão de parabéns por aceitarem esse projeto”, disse a deputada estadual Meire Serafim do MDB.

“Tão importante quando investir na saúde, é dar oportunidade para que os jovens possam exercer suas funções. O poder público municipal se coloca à disposição para que essa parceria possa beneficiar a todos e ajudar a melhorar, cada vez mais, a saúde da nosso município. Formando grandes profissionais”, disse o secretário de administração e finanças, Getulião Saraiva, representando o executivo.

Anúncios

Cotidiano

2º turno da eleição em Rio Branco tem baixo número de ocorrências, diz segurança

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale/ac24horas

Seguindo cronograma de estratégias montada para atuação nas eleições 2020, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) acompanhou, por meio do gabinete de monitoramento, todas as ocorrências relacionadas ao 2° turno da Eleição Municipal na capital do Acre. Esta foi primeira vez que as forças estaduais e federais atuaram de forma integrada no apoio às atividades operacionais durante o pleito.

Ao longo de todo o período de votação do 2° turno nesse domingo, 29, operadores de segurança pública realizaram acompanhamento das ocorrências e deliberaram sobre ações que envolveram logística e o emprego das forças policiais como forma de garantir o exercício pleno da democracia. No total, 27 ocorrências foram geradas pelas forças de segurança estaduais e federais.

Os crimes mais recorrentes foram o de compra de votos, com 3 ocorrências, e o de boca de urna, com 9 ocorrências. Seis pessoas foram conduzidas para averiguação e abertura de inquérito ou assinatura de termo circunstanciado.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Paulo Cézar Santos, ressaltou o bom trabalho executado pelas forças de segurança do Estado e Federal durante o período eleitoral e em dias de votação, mesmo diante de um cenário pandêmico e em período de mudança climática, característico da Amazônia, que prejudicam a atuação do efetivo.

“Estivemos trabalhando de forma integrada com todas as forças de segurança, Estadual e Federal, durante todo período eleitoral e quero parabenizar atuação de cada ente envolvido nesse processo. Foi criado e executado um planejamento estratégico de atuação nesta eleição, onde cada um teve sua função estabelecida e desenvolvida de forma exitosa, que nos levou aos baixos índices de ocorrência registrados em nosso sistema. Acreditamos que a estratégia adotada com a destinação de um espaço para a produção de informação e tomada de decisão foi fundamental nesse processo de integração das forças e a manutenção da segurança pública”, afirmou o secretário.

Continuar lendo

Cotidiano

Governo do Acre divulga e homologa resultado final do concurso do Idaf

Publicado

em

O governo do Acre publicou na edição do Diário Oficial desta segunda-feira, 30, o resultado final e a homologação do concurso público para a formação de cadastro de reserva do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf).

As vagas são destinadas a engenheiro agrônomo, engenheiro florestal, médico veterinário e técnico em defesa agropecuária e florestal. O prazo de validade do certame é de dois anos, a contar da data da publicação da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Os candidatos poderão obter informações gerais referentes ao concurso público no site www.ibade.org.br ou pelo e-mail atendimento@ibade.org.br. E também pelos telefones: 0800 668 2175, (21) 3674-9190/3527-0583 – Rio de Janeiro, ou pelo e-mail atendimento@ibade.org.br.

Os novos profissionais irão atuar no fortalecimento das ações do Estado para manter o status. Uma das metas é ampliar o quadro técnico da instituição, garantindo maior alcance das ações.

Continuar lendo

Cotidiano

Após quatro dias de ataque hacker, portal da Justiça Federal do Acre volta a funcionar

Publicado

em

O portal do Tribunal Regional Federal da 1a Região (TRF1) que abriga a Justiça Federal do Acre, está informando que nesta segunda-feira, 30 de novembro, foram liberados o Portal da Justiça Federal, o Sistema PJe de Primeiro e Segundo Graus, o Sistema de Processos Administrativos Eletrônicos SEI, a Consulta Processual e o Sistema de Requisições de Pagamentos Judiciais utilizado pelos Tribunais de Justiça em relação à competência delegada, além de outros sistemas de uso interno.

“Ao longo dos próximos dias, outros sistemas e serviços serão restabelecidos, à medida que forem criteriosamente analisados quanto à sua segurança”, informa o TRF1, em nota.

NOTA

Administração do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação, atualiza a situação referente ao “incidente de segurança da informação ocorrido em 26/11/2020” -invasão de hackers no portal. Partes do serviço estão restabelecidas.

Nos últimos dias, a equipe de resposta a incidentes de segurança do TRF 1ª Região vem trabalhando para revisar as eventuais vulnerabilidades dos serviços e sistemas da JF1 mais estratégicos para permitir a sua liberação com segurança.

Dando sequência à liberação gradual dos sistemas, nesta segunda-feira, 30 de novembro, foram liberados o Portal da Justiça Federal, o Sistema PJe de Primeiro e Segundo Graus, o Sistema de Processos Administrativos Eletrônicos SEI, a Consulta Processual e o Sistema de Requisições de Pagamentos Judiciais utilizado pelos Tribunais de Justiça em relação à competência delegada, além de outros sistemas de uso interno.

Ao longo dos próximos dias, outros sistemas e serviços serão restabelecidos, à medida que forem criteriosamente analisados quanto à sua segurança.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Continuar lendo

Cotidiano

Cresce o número de testes para Covid-19 nas farmácias com resultado positivo

Publicado

em

Um alto número de testes rápidos para o novo coronavírus (Covid-19) foi registrado entre os dias 16 e 22 de novembro nas farmácias do Brasil, segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). Além disso, foi registrado também o maior percentual de casos confirmados.

Os Estados com maiores registros casos positivos são o Acre com 27,28% de resultados positivos; Amazonas (26,68%) e o Amapá (25,81%). No Sudeste do Brasil, o Rio de Janeiro tem a maior taxa de positivos (21,05%), seguido por Minas com (14,84%), Espírito Santo (14,41%) e por último São Paulo (12,63%).

O estudo mostrou que na semana de 16 a 22 de novembro oram realizados 77.031 testes, contra 62.062 da semana anterior, entre os dias 9 a 15 de novembro e 48.345 exames no período de 2 a 8 de novembro.

O percentual de resultados positivos também foi o maior registrado, desde que as drogarias começaram a fazer os testes, em 28 de abril. Entre 16 e 22 de novembro foram confirmados 12.790 casos (16,6% do total de testes), na semana anterior foram 8.775 (14,14%) e no começo do mês 6.912 (14,3%).

(Abrafarma)

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas