Menu

Pix, novo sistema de transferência, entra em operação hoje (3)

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Pix é o novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central considerado uma evolução da TED e DOC. O sistema entra nesta terça-feira (3) em operação restrita a determinados clientes.


Mas o processo busca ser simples e universal: quem deseja receber transferências pelo Pix pode cadastrar e-mail, número de celular ou CPF (chave Pix) para informar ao pagador. Além disso, será possível utilizar um identificador numérico único ou os tradicionais dados de agência e conta, no caso do cliente de banco comercial.

Publicidade

A solução visa oferecer transações mais rápidas e baratas do que os meios convencionais, com o adicional de disponibilidade mais ampla e sem horário específico de funcionamento. Consumidores e empresas poderão enviar ou receber dinheiro entre si durante 24 horas por dia com liquidação em até 10 segundos – na prática, o dinheiro “cai na hora”, ao contrário do DOC e do TED.


Entre 3 e 15 de novembro, os clientes selecionados para utilizar o Pix na fase restrita poderão fazer transferências e receber pagamentos todos os dias, incluindo finais de semana, de 9h às 22h. A exceção fica por conta das quintas-feiras, quando o Pix inicia às 9h e permanece em operação ininterrupta até as 22h de sexta-feira.


Quem for selecionado terá acesso a todas as funções, incluindo iniciação de pagamentos e geração de QR Code para receber um pagamento, caso a instituição ofereça. Já quem não for selecionado poderá apenas receber um Pix, seja por meio de inserção manual dos dados da conta ou pela chave previamente cadastrada. A partir do dia 3, todos os consumidores também podem cadastrar novas chaves ou alterar chaves já criadas.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido