Menu

Procon orienta consumidores sobre compras na Black Friday, 27 de novembro

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A menos de um mês para a Black Friday, que será no próximo dia 27, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC) compartilha algumas orientações a serem observadas antes de se efetuar as compras.


Para o órgão, os consumidores devem começar a pesquisar sobre os produtos ou serviços de seu interesse, analisando as características, funções e principalmente verificando o preço que está sendo praticado atualmente no mercado.

Publicidade

“Para acompanhar a evolução dos valores, os clientes podem registrar imagens, vídeos ou até fazer printscreen de sites ou redes sociais que contenham os preços ofertados pelos estabelecimentos. Assim, os consumidores poderão comparar os valores antes e durante a Black Friday, ou até mesmo comprovar eventuais falsas promoções ou publicidades enganosas”, destaca o diretor-presidente do Procon/AC, Diego Rodrigues.


Outra medida que deve ser adotadas é a verificação do CNPJ das empresas, se de fato possuem endereços físicos e telefones fixos. Também é válido buscar referências de outros compradores, além de consultar se as lojas possuem reclamações em sites que divulgam as reputações dos fornecedores perante os consumidores, como o portal www.reclameaqui.com.br.


“Caso os preços dos produtos desejados estejam muito abaixo da média de mercado, é recomendável não efetuar as compras, pois há possibilidade de que essas mercadorias não sejam originais, ou até mesmo que o estabelecimento em questão seja um mecanismo para efetuar golpes”, adverte o gestor.


O Procon pede ainda que as pessoas evitem realizar compras utilizando links enviados por desconhecidos para e-mails ou grupos de WhatsApp, Facebook, Instagram e demais redes sociais.


A Black Friday foi criada nos Estados Unidos, sendo a última sexta-feira do mês de novembro e se popularizou pelos oferecimentos de descontos em produtos e serviços.


Denúncias

Os consumidores que detectarem possíveis irregularidades podem efetuar suas denúncias pelos contatos telefônicos do Procon/AC: (68) 3223-7000 ou 151 de segunda a sexta-feira, das 8 às 13 horas, pelo e-mail: procon.acre@ac.gov.br ou acessando o site: www.consumidor.gov.br.


Para atendimentos presenciais, os consumidores deverão ligar para o número 3215-2447 e agendar um horário para utilizar os serviços do Procon/AC no guichê da Central de Serviços Públicos de Rio Branco (OCA).


Os moradores de cidades que não possuem uma representação física do Procon/AC também podem efetuar suas reclamações ou denúncias no Ministério Público ou na Defensoria Pública do município.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido