Menu

Região de grande ocorrência de raios, Acre terá aumento de 50% nas descargas elétricas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A previsão da incidência de raios no Acre para os próximos meses (inverno amazônico) é de um aumento de até 50% em relação aos anos anteriores.


A projeção foi feita a pedido do ac24horas pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), órgão que realiza pesquisas científicas e tecnológicas em eletricidade atmosférica desenvolvidas no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), onde desde 1979 faz estudos na área de Ciências Espaciais e Atmosféricas.

Publicidade

Em 2017, o ELAT apresentou um estudo em que foram detectados valores mais precisos da densidade de raios (quantidade de raios por quilômetro quadrado por ano) para os diversos estados e municípios brasileiros. O estado com maior densidade foi o Tocantins, com 17,1 raios por quilometro quadrado seguido por Amazonas (15,8) e Acre (15,8), Maranhão (13,3), Pará (12,4), Rondônia (11,4), Mato Grosso (11,1), Roraima (7,9), Piauí (7,7) e São Paulo (5,2), que são os 10 primeiros estados com maior densidade de raios por quilômetro quadrado por ano.


O ELAT é o primeiro grupo de pesquisa sobre raios criado no Brasil e faz parte do Centro de Ciências do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. É considerado uma referência mundial nas pesquisas sobre eletricidade atmosférica.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido