Conecte-se agora

EduCAPES: aplicativo disponibiliza livros, videoaulas, imagens e artigos gratuitos

Publicado

em

São 130 mil objetos educacionais disponíveis para acesso

O aplicativo eduCAPES, plataforma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), disponibiliza, de forma gratuita, cerca de 130 mil objetos de aprendizagem para professores e estudantes acessarem. A ferramenta é uma extensão do portal Educapes, lançado em 2016, com a oferta de materiais de pesquisa e ensino sob domínio público da Universidade Aberta do Brasil (UAB). 

O eduCAPES engloba em seu acervo milhares de conteúdos como textos, livros didáticos, artigos de pesquisa, teses, dissertações, videoaulas, áudios, imagens, etc. Pelo eduCAPES, um professor pode, por exemplo, apresentar a seus alunos a vida de Stephen Hawking, físico britânico autor da Teoria de Tudo — que busca explicar todos os fenômenos físicos em um único tratado teórico matemático. Também é possível um pesquisador estudar as peculiaridades da adaptação de um livro impresso para um tablet, entre outros temas. 

Segundo a Coordenação, o acesso a esses tipos de conteúdos tem aumento nos últimos tempos. “O eduCAPES é um recorte da própria internet, com ênfase na educação. É um mundo de possibilidades, o acesso a centenas de milhares de materiais na palma da mão”, observa Alexandre Martins, coordenador de Ensino e Tecnologia de Ensino a Distância da CAPES.

Como fazer uma pesquisa?

Para fazer uma busca no portal eduCAPES é bem simples. Basta escrever uma palavra-chave na barra de pesquisa e verificar o resultado da busca. A ferramenta também disponibiliza uma variedade de filtros que facilitam a sua pesquisa.  É possível estabelecer um período de ano de publicação de uma obra, escolher o tipo de material (eduCapes, comunidade, externo, cursos), selecionar um tipo de mídia (vídeos, textos, artigos, etc). Já o aplicativo pode ser baixado na Play Store e App Store

Bolsas de estudo para faculdade

Está em busca de uma qualificação profissional, mas não sabe como arcar com as mensalidades? Com o Educa Mais Brasil você tem acesso a bolsas de estudo com até 70% de desconto nas mensalidades da sua graduação, pós-graduação, cursos técnicos, entre outras modalidades. O programa é parceiro das melhores instituições de ensino do país. Você pode escolher o curso que mais combina com você e fazer a sua inscrição gratuita. O desconto é válido até o final da sua formação. A inscrição, que pode ser feita aqui, é gratuita. 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Anúncios

Extra Total

Pacientes continuam com espera de até 4 horas para atendimento de Covid-19 no Into

Publicado

em

Foto: Whidy Melo/ac24horas

O atendimento no Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into) localizado em Rio Branco segue com movimentação intensa de pessoas com suspeita de infecção pelo novo coronavírus. No final da manhã desta terça-feira, 24, cerca de 50 pessoas já aguardavam a fila de espera para conseguir atendimento.

Na unidade de saúde, os profissionais separam os pacientes por filas. Existem três filas até chegar à sala de atendimento. A espera continua durando de 3 a 4 horas para a realização do exame no Into.

O Acre registrou 223 novos casos de contaminação nas últimas 24 horas. O número de infectados subiu para 34.849 e o total de óbitos é de 714 em todo o estado.

O Acre, até o momento, registra 95.489 notificações de contaminação pela doença, sendo que 60.389 casos foram descartados. Atualmente, 251 exames de RT-PCR seguem aguardando análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou pelo Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 30.091 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 119 pessoas seguem internadas.

Continuar lendo

Notícias

Fundação Getúlio Vargas oferece cursos gratuitos de curta duração

Publicado

em

Interessados podem se inscrever no site da instituição

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) está oferecendo cursos gratuitos de curta duração 100% on-line. São diversas áreas do conhecimento e alguns são voltados para temas como democracia, liberdade de expressão e direitos nos meios digitais. As inscrições devem ser realizadas através do site da FGV.

Não há processo seletivo e ao obter nota igual ou superior a sete o sistema gera uma declaração que possibilitará comprovar a participação do estudante. Os programas são autoinstrucionais e auxiliam os alunos a compreenderem noções sobre os assuntos tratados, fundamentais para estudantes do Ensino Superior, profissionais da área de Direito e docentes de Ensino Médio e Ensino Fundamental II.

Veja, abaixo, a relação dos cursos ofertados:

Liberdade de Expressão – debate os limites e os desafios introduzidos pela popularização do uso da internet. Do significado de liberdade de expressão aos desdobramentos desse princípio na web, o curso mostra como identificar os limites da liberdade em situações concretas.

Acesso à Informação – apresenta como o uso da tecnologia pode conscientizar sobre os direitos humanos digitais. O curso aborda também a Lei de Acesso à Informação (LAI), o direito à informações de qualidade e o combate à desinformação.

Imagem e Direitos na Web – aborda o uso de fotografias não autorizadas, compartilhamento de imagens embaraçosas e edição de imagens para parecer reais. O curso também apresenta questões jurídicas relativas à produção, reprodução, manipulação e compartilhamento de imagens na web.

Democracia Digital – expõe como as práticas de mobilização e de transformação social se alteraram com a integração das tecnologias digitais ao cotidiano e aborda o cenário da democracia digital no Brasil.

Termos de Uso e Políticas de Privacidade – debate como são criados e a importância dos termos de uso e serviço, muitas vezes negligenciados pelos usuários de internet. Tema fundamental para a educação de crianças e jovens que, muitas vezes, concordam com contratos sem terem lido.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Continuar lendo

Acre

Corpo é encontrado enterrado em cova rasa no Jorge Lavocat

Publicado

em

O corpo de um homem, ainda não identificado, foi encontrado com marcas de perfurações de faca enterrado em uma cova rasa na noite desta segunda-feira, 24, em um terreno baldio localizado na rua Senador Mario Maia, no bairro Jorge Lavocat, em Rio Branco.

Segundo a polícia, o corpo em estado de decomposição estava há aproximadamente dois dias no local. O homem foi encontrado por populares.

A Polícia Militar foi acionada e isolou a área para os trabalhos do perito em criminalística. O corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os exames cadavéricos e identificação.

O caso segue sob investigação dos Agentes de Polícia Civil da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Continuar lendo

Acre 01

Tony Feghali está em estado grave de Covid-19 e família faz ‘vaquinha’ para custear tratamento

Publicado

em

O empresário Tony Feghali, de 65 anos, conhecido por ter atuado bastante tempo com realização de eventos e casas noturnos em Rio Branco, está em estado grave de saúde decorrente de complicações da Covid-19. Nessa terça-feira, 24, a família de Feghali divulgou uma vaquinha virtual a fim de arrecadar recursos para conseguir levar Tony a São Paulo.

Também conhecido por amigos próximos como “Baba”, o empresário piorou a situação de saúde nos últimos três dias. “Neste momento, estamos com nosso pai internado na UTI em estado grave, inconsciente e entubado. Ele está lutando com todas as forças e a coragem que tem, mas precisa ser transportado imediatamente para São Paulo para receber o tratamento adequado”, informou uma de suas filhas, Hiam Feghali.

A família lamenta que o valor do transporte aéreo é muito alto e não conseguiram cobrir através do plano de saúde. “Nem temos como providenciar esse montante sozinhos. Estamos correndo contra o tempo. Por isso, pedimos encarecidamente, que nos socorram”.

A filha afirma que qualquer ajuda será bem vinda e deixa o link da vaquinha para doações: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/salvando-a-vida-do-baba-meu-pai

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas