Menu

Pesquisar
Close this search box.

Sua majestade o eleitor

A ELEIÇÃO tem um componente que é a avalanche chamada “caiu na graça” da população. E esta é imprevisível. Quando uma candidatura vira moda na eleição e o eleitor se inclina por ela, não há máquina pública, não há esquema financeiro, não há estrutura de campanha, maior ou menor número de candidatos a vereador apoiando, ter medalhões no palanque, que consiga segurar. E, geralmente o “caiu na graça” começa a ser formatada nos últimos 30 dias da campanha e toma forma definitiva na reta final dos 15 dias antes da eleição. Sua majestade o eleitor tem os seus próprios parâmetros de avaliação, e que fogem a qualquer lógica. Para pegar um fato não tão distante: a eleição do Cabide para vereador de Rio Branco. A campanha de verdade começa daqui em diante. É hora de saber quem tem café no bule na disputa da prefeitura de Rio Branco.


TRUCULÊNCIA DESNECESSÁRIA


CHOCOU e tomou contas das redes sociais uma truculência desnecessária de fiscais da prefeitura da capital, na remoção de um cidadão que vendia frutas debaixo de uma lona. Num município pobre, em que o poder público não oferece condições de atividades para gerar empregos, nada justifica a ação. Ainda bem que a prefeita Socorro Neri buscou uma saída.


BOM SENSO CABE EM TODO CANTO


NUMA campanha acirrada por mais um mandato, a cena refletiu negativamente na imagem da prefeita Socorro, ainda que não tenha dado a ordem. Ela determinou a busca de uma alternativa para o ambulante, se posicionou em nota, mas a notícia já estava no mundo.


UM FATO MUDA TUDO


NUMA campanha é preciso antes de tudo se medir qual será o reflexo de uma ação pública, não é removendo um vendedor de melancias que se melhorará a mobilidade urbana. Um fato muda o rumo de uma campanha.


ÁGUA BENTA


O PT veio ontem com um programa água benta para exorcizar a demonização da sigla. O mote foi interessante, faltou vir com imagens do antes e depois das gestões do PT. Só palavras não mudam essa rejeição.


DEIXARAM NO PINCEL


Na campanha passada o então candidato a deputado Raimundo Angelim, sofreu uma queimação ao seu nome, por parte do segmento dominante do PT, a DR-Democracia Radical. Justificada a sua ausência da campanha.


RECEITA DE BOLO


PREFIRO comentar receita de bolo que pesquisa direcionada. Rio Branco é terra de muro baixo, qualquer esmola grande o cego da esquina desconfia.


PAGOU POR SER BOLSONARO


O CANDIDATO Á PMRB, Roberto Duarte (MDB), assinou o documento do DCE se submetendo às normas do debate de ontem, na UFAC. Nada mais natural que não tenha alcançado votos para participar, num público votante que é anti-Bolsonaro. A sua ausência não significa perseguição.


OU FALA OU SE CALA


COMO deixou nas entrelinhas que houve um “pedido” de um candidato para não participar do debate, não devia deixar a afirmação nas trevas, e revelar a suposta trama e o nome deste candidato. Ou fala ou se cala.


NÃO VAI DECIDIR


E MESMO porque, não será o debate de ontem em um público seletivo que vai ter o condão decisivo para levar um candidato ao segundo turno. Para sair da estagnação da sua candidatura, tem que se socar nos bairros.


MUITO REDONDA


A PROPAGANDA de ontem do candidato a prefeito, Tião Bocalom (PP), na televisão, foi redonda. Fez o que um candidato da oposição tem de fazer. Mostrar os pontos críticos da cidade, sem ser ofensivo ao criticado.


DEBATE DA CIDADE


O QUE ESTÁ em debate é a cidade, é ela com os seus problemas que deve ser discutida pelos candidatos no horário eleitoral e na mídia. A oposição faz o seu papel de criticar e quem defende a gestão da prefeita rebate.


SALVOU O DEBATE


O CANDIDATO Jarbas Soster (AVANTE) salvou o debate de ontem do DCE da UFAC, no quesito oposição. Questionou duramente as ações da prefeita Socorro Neri, sem partir para a ofensa pessoal. E a prefeita Socorro Neri fez a sua defesa. Na democracia se exerce o contraditório. A crítica é a essência da democracia. O Jarbas se projetou melhor que os demais candidatos da oposição, porque puxou o debate para um terreno que domina: obras. O Bocalom foi tímido. E o Minoru e o Zen optaram por falar dos seus planos. Perderam a oportunidade de dizer com que não concordam na gestão municipal. Debate sem questionar é como tocar bumbo furado, não sai som.


FANFARRÃO DA SELVA


UM FANFARRÃO da selva andou pela Reserva Ambiental Chico Mendes prometendo que, o governo vai zerar as multas do ICMBIO, para tirar proveito eleitoral. O governo estadual não tem este poder. Mentira braba!


AFASTA DE MIM ESTE CÁLICE


O GOVERNADOR Gladson Cameli quer mesmo o MDB longe da sua vista. Está de cabeça na campanha do candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha (PP). O MDB é no governo uma espécie de filho enjeitado.


CERVEJA CHOCOU


A CERVEJA que o senador Márcio Bittar (PMDB) tinha encomendado para comemorar o apoio do governador Gladson ao candidato Fagner Sales (MDB), chocou. Bittar prometeu uma mercadoria fora da sua estante.


FOI PARA O ESPAÇO


O PLANO do senador Márcio Bittar (MDB) de sair da campanha com o MDB próximo do governo Gladson Cmeli foi para o espaço sideral. Entrou no mato para caçar uma anta e não conseguiu caçar nem uma cotia. 


CANDIDATO FORTE


A INFORMAÇÃO que se tem de boa fonte de Senador Guiomard é que, a candidata Rosana Gomes (PP) está no jogo com chance de uma vitória.


VOTO QUEBRADO


HÁ UM DITADO político que diz que, o voto de evangélico é mais quebrado do que arroz de terceira. Parece que se confirma. É só olhar para a posição do Pastor Jamil Asfury (PSC), mal na disputa da PMRB.


APENAS UM SINAL


O TEMPO avança para o dia da eleição e tudo indica que a briga para ir ao segundo turno vai se consolidando entre os candidatos Tião Bocalom (PP), Minoru Kinpara (PSDB) e Socorro Neri (PSB). Mas tem muita campanha.


“NUNCA ME DEU BOM DIA”


UM AMIGO funcionário da SESACRE, fez ontem o seguinte comentário: “O secretário Alysson Bestene passa pela gente na repartição e nunca deu um bom dia, agora reuniu a gente para pedir votos”. E dito isso, gargalhou.


VOTO SE CONQUISTA


A REVELAÇÃO confirma o que sempre coloco neste BLOG, de que voto não se conquista com pressão, mas pelo convencimento. Ninguém é dono de voto do outro. Além, do mais que o voto do eleitor é secreto.


 NAS CONTAS


NAS CONTAS do coordenador da campanha do candidato a vereador Evandro Cordeiro (PP), radialista Raimundo Fernandes, Cordeiro deve emplacar a primeira votação na chapa do PP. Fernandes anda eufórico.


O FANTASMA DA SOBRA


UM AMIGO especialista em cálculo eleitoral, prevê que o máximo que um partido fará na capital será dois candidatos a vereador, por mais forte que seja a chapa, porque grande parte das vagas será preenchida pelas sobras de legenda. O que garante que partidos nanicos abiscoitem vagas.


AFUNDOU O REPUBLICANOS


A GESTÃO do ex-deputado federal Manuel Marcos afundou o REPUBLICANOS, que tem na eleição da capital uma das chapas mais fracas. Não é nem o fantasma da sigla que elegeu Federal e Estadual.


FRASE MARCANTE


“Quando tiver que pegar cobra use a mão do inimigo.” Ditado persa.


 


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.