Menu

Pesquisar
Close this search box.

Socorro é criticada e Zen e Minoru apresentam suas propostas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Cinco dos sete candidatos à Prefeitura de Rio Branco participaram na noite deste sábado, 24, do primeiro debate da disputa eleitoral realizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), na Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC). Devido à pandemia do coronavírus, o evento não contou com plateia.


Estiveram presentes Socorro Neri (PSB), Jarbas Soster (Avante), Minoru Kinpara (PSDB), Daniel Zen (PT) e Tião Bocalom (Progressistas). Roberto Duarte (MDB) e Jamyl Asfury (PSC) foram excluídos do debate pela organização do DCE devido às “normas” estabelecidas pelo comitê de combate à Covid-19.

Anúncios


A prefeita Socorro Neri (PSB) foi alvo de críticas de Jarbas Soster e do professor Tião Bocalom em relação a infraestrutura em ramais e denúncias de desvios de recursos públicos em sua administração.


Em relação à Saúde, Bocalom criticou a falta de atenção principalmente em relação à saúde da mulher e argumentou que não irá deixar faltar medicamentos nos postos de saúde.



“A saúde da mulher infelizmente só funciona no Outubro Rosa e nós teremos em cada posto uma enfermeira ou obstetra para cuidar de nossas mulheres e iremos esticar o horário de funcionamentos dos nossos postos de saúde”, pontuou Bocalom


Em relação a geração de emprego e renda aos jovens, Daniel Zen e Minoru Kinpara apresentaram propostas. Minoru prometeu criar o “espaço do empreendedor” para os jovens e salientou a importância da desburocratização e a parceria da iniciativa privada para geração de emprego e renda.



“Nesta pandemia muitas empresas fecharam e Rio Branco precisa assumir o protagonismo na geração de emprego e isso é um grande desafio. Não temos um plano municipal de desenvolvimento e a nossa proposta é criar o espaço do empreendedor e desburocratizar. Precisamos ser parceiros da iniciativa privada, precisamos apoiar a economia solidária. Não só gerar emprego na zona urbana, mas também na zona rural. Dinheiro que vem para o Acre tem que ficar prioritariamente no Acre”, defendeu Minoru.


Já Zen, falou do programa “Primeiro emprego” que prevê isenções fiscais aos empresários, por meio do IPTU e ISS que seria concedido às empresas que contratarem jovens no programa menor aprendiz.



“O programa “Primeiro emprego” funcionará da seguinte maneira: as empresas que resolveram aderir e aceitar empregar um percentual na modalidade jovem aprendiz nós oferecemos incentivos fiscais, ou seja, redução na alíquota do IPTU e ISS para empresas que se comprometeram nesta modalidade. Também queremos implantar a OCA do empreendedor e um plano de crédito aos empreendedores”, pontuou Zen.


Em relação a Educação, Jarbas Soster e Socorro Neri divergiram acerca da Educação Municipal. Jarbas afirmou que os diretores dos colégios têm sido obrigados a aprovar alunos reprovados. Em tom ríspido, Socorro retrucou e lamentou a acusação de Jarbas e lembrou que o IDEB de Rio Branco é o 2º melhor das capitais.



“Os professores têm falado que tem reprovado alunos, porém os diretores estão sendo obrigados a aprovarem os alunos. Isso demonstra que a educação não está funcionando”, afirmou Jarbas.


Socorro lamentou a acusação de Jarbas e pediu respeito aos servidores públicos que atuam na educação municipal.



“É lamentável que o candidato tenha aprendido somente a fazer críticas a jogar pedras. Se ele tivesse feito o dever de casa saberia que a educação de Rio Branco é considerada a 2º melhor entre as capitais. Ele teria respeito pelos coordenadores, diretores e os profissionais que atuam na educação. Há um trabalho em curso e as escolas são consideradas de excelência”, defendeu Neri.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido