Conecte-se agora

Rio Branco terá dia de multivacinação no Via Verde Shopping neste sábado (24)

Publicado

em

Quem perdeu o Dia D da Campanha de Multivacinação no sábado passado e não teve tempo de levar os filhos em uma unidade de saúde ao longo da semana vai ter mais uma oportunidade.

A prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado, dia 24, mais uma ação da Campanha Nacional de Multivacinação, com ponto de vacinação no Via Verde Shopping.

Serão ofertadas a vacina contra a Poliomielite, conhecida como paralisia infantil, e atualização da caderneta de vacinação das crianças e adolescentes. O serviço de vacinação no Via Verde Shopping acontece de meio dia até às 21 horas.

Anúncios

Cotidiano

Cientistas e pecuaristas do Acre debate avanços na criação de gado na Amazônia

Publicado

em

As alternativas tecnológicas para o desenvolvimento da criação de bovinos na Amazônia serão discutidas na live “Intensificação da Atividade Pecuária”, na próxima quinta-feira, dia 3 de dezembro, às 17h30 no canal da Embrapa no Youtube.

Pesquisadores e pecuaristas acreanos e de outros Estados estarão debatendo e reafirmando que é possível ter uma criação sustentável sob vários aspectos, inclusive ambiental.

A adoção de sistemas integrados, suplementação bovina, recuperação de áreas degradadas, manejo e arborização de pastagens têm sido foco da pesquisa agropecuária e são opções sustentáveis e rentáveis para condução da atividade no maior bioma brasileiro.

A live faz parte da série de debates on-line “Amazônia em Foco”, em que são destacadas diversas culturas da agropecuária amazônica. Os pesquisadores Ana Karina Salman (Embrapa Rondônia), Maykel Sales (Embrapa Acre), Moacyr Dias-Filho (Embrapa Amazônia Oriental/PA) e o pecuarista Edilson Barbosa, do Acre, conversam sobre estudos e práticas que demonstram que é possível ter resultados sustentáveis dessa atividade, nos aspectos econômico, social e ambiental. O público poderá participar com perguntas e comentários por meio do chat.

Quase um terço do rebanho bovino brasileiro se encontra na região amazônica. Para Maykel Sales, os cuidados com o rebanho e a pastagem proporcionam ganhos em cadeia. Atividades pecuárias focadas em alimentação animal e manejo adequado do rebanho e da pastagem são mais produtivos, degradam menos o meio ambiente e atuam de forma a mitigar impactos ambientais, seja na recuperação de suas pastagens, na melhoria de suas áreas de preservação permanente e reserva legal ou na redução da necessidade de abertura de novas áreas. “Além disso, a melhoria no manejo proporciona impactos imediatos na renda e, consequentemente, na qualidade de vida do produtor”, enfatiza.

Continuar lendo

Cotidiano

Estudantes debatem impactos das queimadas e desastres naturais nesta segunda-feira (30)

Publicado

em

Nesta segunda-feira (30) às 9 horas será realizada a live pelo Canal YouTube do Cemaden Educação para o intercâmbio científico entre estudantes e professores de duas escolas estaduais do Acre e duas de São Paulo -além da participação de diversos pesquisadores – com o objetivo de compartilhar conhecimentos e pesquisas realizadas pelos jovens pesquisadores das escolas, neste ano.

Mesmo durante a pandemia, os estudantes das escolas realizaram pesquisas relacionadas com os desequilíbrios e os impactos do fogo e da água e a prevenção de riscos e desastres.

Intitulado “Crônicas de Água e Fogo: Encontro de pesquisas de escolas do Acre e São Paulo”, o intercâmbio virtual está sendo organizado pelo Programa Cemaden Educação, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)- unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); pelo Projeto “Dados à Prova d’Água” e pelo Projeto MAP-Fire, do Cemaden e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), com o apoio do Programa Ciência na Escola (do governo federal) e de diversas entidades científicas nacionais e internacionais.

Participarão do intercâmbio virtual os estudantes e professores do Colégio Militar Dom Pedro II e da Escola Estadual E.M. Don Henrique Ruth (de Rio Branco) e das escolas estaduais E.E. Vicente Leporace e E.E. Renato Braga (de São Paulo).

Os debates e diálogo dos aprendizados das pesquisas sobre os impactos dos excessos de água e fogo serão pelo Canal YouTube do Cemaden Educação, das 9h às 10h30.

Detalhes pelo endereço: http://educacao.cemaden.gov.br/site/news/MTQxMDAwMDAwMDA1Mw==

Continuar lendo

Cotidiano

Lista com artistas contemplados pelo auxílio da Lei Aldir Blanc sai em 1º de dezembro

Publicado

em

O Governo do Acre publicou nesta sexta-feira (27) lista de cadastros aptos e não aptos para recebimento do auxílio emergencial e a lista de inscrições deferidas e indeferidas em editais, ambas referentes à aplicação da Lei Aldir Blanc.

Os proponentes têm até 2 dias úteis para apresentar recurso, preenchendo um modelo disponível no site da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) e enviando-o ao endereço de e-mail: fem.recurso@gmail.com

O chefe da Divisão de Fomento e Incentivo à Cultura, Augusto Hidalgo, explica que, pelo elevado número de propostas recebidas, o cronograma dos resultados foi retificado. “Essa mudança foi necessária para que conseguíssemos realizar a análise técnica de todas as inscrições e agora disponibilizar os resultados para os recursos dos proponentes”

A publicação da lista final de inscrições deferidas e indeferidas e da lista dos cadastros aptos para recebimento do auxílio emergencial da Lei Aldir Blanc está prevista para o dia 1º de dezembro.

Os titulares dos cadastros considerados aptos que não informaram os dados de conta bancária no Banco do Brasil devem providenciar a abertura da mesma e informar o setor de Divisão de Apoio às Artes da FEM para recebimento do auxílio, de forma presencial ou pelo e-mail: fem.leialdirblanc@gmail.com.

Continuar lendo

Cotidiano

Universidade Federal do Acre investe R$ 2 milhões em energia solar no campus Rio Branco

Publicado

em

A Universidade Federal do Acre está investindo R$ 2 milhões em placas solares no campus de Rio Branco. A previsão é que os equipamentos reduzam de 20% a 25% o custo de energia elétrica da universidade.

As instalações devem ser concluídas até final de janeiro de 2021. O recurso é fruto de um termo de execução descentralizada firmado com a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação.

“Estamos buscando modernizar a gestão da Ufac, procurando formas de gerar economia para poder investir em ações estratégicas voltadas para melhoria de ensino, pesquisa e extensão”, disse Guida Aquino, reitora da Ufac.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas