Menu

Pesquisar
Close this search box.

Socorro e Bocalom cresceram mais que Minoru; Duarte estagnou

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Instituto Real Time Big Data, contratado pela TV Gazeta/Rede Record, para aferir a opinião do eleitorado em Rio Branco divulgou num espaço de 24 dias duas pesquisas que mexeram com a opinião pública e classe política, mas para pôr uma luz sobre o assunto, o ac24horas resolveu fazer uma análise minuciosa dos dois últimos levantamentos registrados no Tribunal Regional Eleitoral do Acre.


Na pesquisa divulgada em 29 de setembro, realizada entre os dias 23 a 25 daquele mesmo mês, onde foram ouvidos 800 entrevistados, o candidato Minoru Kinpara (PSDB) aparecia liderando as intenções de votos com 23% no questionário estimulado. Passados exatos 24 dias, no levantamento divulgado em 23 de outubro, que aferiu entre os dias 17 a 21 e ouviu 850 pessoas, o tucano teve um crescimento de 4 pontos e marca atualmente 27%. Já Socorro Neri (PSB), que marcava 20% da preferência do eleitorado, agora também registra 27%, empatando com Kinpara, mas registrando um crescimento superior do que seu adversário em 7 pontos.

Anúncios


Apesar das candidaturas tucana e socialista estarem na ponta da disputa, o progressista Tião Bocalom que registrou apenas 9% no levantamento de setembro, desta vez, em outubro, marcou 16%, registrando um crescimento de 7 pontos em relação ao seu adversário mais próximo, o emedebista Roberto Duarte, que registrou 16% no mês passado, e que agora marcou um crescimento tímido de apenas 1%, indo para os 17%, aparentando uma espécie de estagnação. É bom lembrar que a margem de erros das duas pesquisas variam: em setembro era de 4 pontos percentuais e a de outubro é de apenas 3, para mais ou para menos.


E quem não parece ter tido uma grande movimentação nos números foi o grupo de baixo da pesquisa, liderado por Daniel Zen (PT), que em setembro registrou 3%, mas agora em outubro caiu para 2%. Já Jarbas Soster (Avante) e Jamyl Asfury (PSC) se intercalaram entre 1% ou 2% entre setembro e outubro.


Agora com relação a rejeição, os números dos candidatos não apresentaram mudanças significativas. Enquanto em setembro, Zen marcava 22%, em outubro o petista ficou com 21%. Já Bocalom caiu dos 17% para os 16% e Socorro saiu dos 16% para 15%, se consolidando no “pódio” dos mais rejeitados. Enquanto Minoru e Zen marcaram 6%, cada, atualmente, variam pouco, o emedebista apresentou 7% enquanto o tucano manteve o mesmo número. Já Soster e Asfury continuaram variando entre 4% e 3% nos dois levantamentos. O item de rejeitar todos teve um decréscimo de 9% para 7%.e o item de não rejeitam nenhum também registrou queda de 10% para 9%. Em setembro, Não sabem ou não responderam marcou 5% e em outubro o mesmo item sofreu um acréscimo e chegou a 12%.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido