Menu

Saúde de Sena Madureira realiza campanha contra a dengue, zika e chicungunya

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A prefeitura de Sena Madureira começou na manhã dessa quarta-feira, 21, com apoio da secretaria municipal de Saúde, a campanha contra a dengue. Este ano, o tema da campanha é “Sena, todos contra a dengue, zika e chikungunya: 10 minutos que salvam vidas”. O lançamento da ação ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Edson Sales, localizada no bairro Cristo Libertador.


Todas as unidades de saúde da cidade estarão realizando as ações, seguindo todos os protocolos de saúde e recomendações do Ministério da Saúde para evitar, também, o contágio da Covid-19. De acordo com a enfermeira Wendy Carolina, mesmo estando em um ano atípico por causa da pandemia, as campanhas de combate e prevenção continuam.

Publicidade

“Mesmo com os índices dos casos de dengue não estando muito altos, nós não deixamos de realizar essa campanha. Os agentes de endemias junto com os agentes comunitários de saúde estarão indo nas áreas de cada bairro, e passando nas casas distribuindo panfletos à saúde, verificando as caixas d´água descoberta, vasos de planta com água parada, pneus ou qualquer outro recipiente em que tenha larvas da dengue”, explica.



A enfermeira acrescenta que a parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos (SEMSUR) ajuda a retirar entulhos e lixos nos locais, evitando a proliferação do mosquito. Tudo isso para que a população fique protegida e os índices continuem diminuindo. “Essa campanha é de grande importância porque tanto a dengue, zika e chikungunya, matam. Devido à pandemia que estamos enfrentando, os cuidados devem ser redobrados. Os sintomas de ambas são parecidos, por isso, devemos nos cuidar cada vez mais”, finaliza Wendy.


A secretária de saúde reforça o convite aos moradores para se juntarem nessa campanha de combate e prevenção. “Desde já queremos agradecer a gestão municipal e aos nossos parceiros que estão conosco nessa empreitada. Pedimos à população que nos ajude a combater a dengue, recebendo os agentes de saúde em suas casas e seguindo as orientações. Todas as unidades básicas de saúde estão de portas abertas para os moradores poderem buscar ajuda em caso de sintomas, ou até mesmo tirarem dúvidas. É com a união de todos que vamos vencer essa pandemia e se prevenir ainda mais”, ressalta a secretária Nildete Lira.



INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido