Conecte-se agora

Capes premiará mulheres da área de biotecnologia

Publicado

em

Esta é a primeira vez que a Capes apoia premiação específica para o público feminino

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) vai premiar doutoras no Prêmio CAPES de Tese. Esta é a primeira vez que a Capes vai apoiar uma premiação voltada especificamente para o público feminino. 

Será premiada uma autora na área de biotecnologia, com tema voltado para inovação e empreendedorismo. Além do prêmio em dinheiro, o trabalho será selecionado para receber o reconhecimento nos editais do Prêmio de 2020 e 2021. 

A premiação será realizada em parceria com a Dimensions Sciences (DS), organização americana sem fins lucrativos fundada pela cientista brasileira Márcia Vasconcellos Fournier, com sede em Washington, Estados Unidos. A Dimensions Sciences tem como objetivo é capacitar cientistas e estudantes, fornecendo bolsas de estudo para acesso a programas de ensino superior, pesquisa científica, inovação e intercâmbio internacional de pesquisadores.

Entre as teses já inscritas para o certame deste ano, a comissão de premiação fará a seleção conforme os critérios estabelecidos, para que uma doutora receba o valor de U$2 mil, pagos pela Dimensions Sciences. Além da nova parceria com a Dimensions Sciences, a iniciativa conta, ainda, com o apoio da Fundação Carlos Chagas, da Comissão Fulbright e do Instituto Serrapilheira, que também oferecerão prêmios adicionais às autoras das teses vencedoras.

Prêmio CAPES de Tese

O Prêmio CAPES de Tese reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos em programas de pós-graduação brasileiros de acordo com os seguintes critérios: originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato.

A CAPES divulgou os 49 selecionados na 15ª edição da premiação, em 1º de outubro. Durante a cerimônia de entrega do Prêmio, que em 2020 será virtual por causa da pandemia, outros 94 candidatos receberão menções honrosas.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Anúncios

Acre 01

Acre pode ficar sem jogos da Série D após Segurança desistir de enviar PM para estádio

Publicado

em

Foto: Jean Messias ASCOM/PM

O Presidente da Federação de Futebol do Acre, Antônio Aquino Lopes disse ao blog do jornalista Chico Pontes que os jogos das equipes acreanas no Campeonato Brasileiro da Série D marcados para Rio Branco podem ser realizados em outro estado.

O motivo é um comunicado da Secretaria de Segurança Pública (Sejusp) de que policiais militares não irão mais fazer a segurança dos jogos na competição. O ac24horas procurou a Sejusp que confirmou a informação. O entendimento da secretaria é simples e se baseia no Estatuto do Torcedor.

Por meio de nota, a Sejusp afirma que a responsabilidade do poder público é garantir a segurança do torcedor. Como ainda não há autorização para a volta da torcida aos estádios, não tem motivo para que policiamento esteja nos jogos. O entendimento é de que a segurança no caso de um desentendimento entre atletas ou comissão técnica deve ser garantida pela federação.

Leia a nota:

A Secretaria de Segurança Pública do Acre informa que a medida de suspender o policiamento nos jogos oficiais disputados na capital acreana, tem como base o próprio artigo 14 do Estatuto do Torcedor.

Nele está previsto que a responsabilidade do poder público é garantir a segurança dos torcedores dentro e fora do estádio, porém, a presença de público nos estádios está suspensa, sendo assim, não se justifica o emprego de guarnição da polícia nos eventos.

A SEJUSP informa que o policiamento que era enviado aos estádios, será colocado nas ruas, para aumentar para garantir a segurança e o bem estar da população.

Continuar lendo

Extra Total

Pacientes continuam com espera de até 4 horas para atendimento de Covid-19 no Into

Publicado

em

Foto: Whidy Melo/ac24horas

O atendimento no Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into) localizado em Rio Branco segue com movimentação intensa de pessoas com suspeita de infecção pelo novo coronavírus. No final da manhã desta terça-feira, 24, cerca de 50 pessoas já aguardavam a fila de espera para conseguir atendimento.

Na unidade de saúde, os profissionais separam os pacientes por filas. Existem três filas até chegar à sala de atendimento. A espera continua durando de 3 a 4 horas para a realização do exame no Into.

O Acre registrou 223 novos casos de contaminação nas últimas 24 horas. O número de infectados subiu para 34.849 e o total de óbitos é de 714 em todo o estado.

O Acre, até o momento, registra 95.489 notificações de contaminação pela doença, sendo que 60.389 casos foram descartados. Atualmente, 251 exames de RT-PCR seguem aguardando análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou pelo Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 30.091 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 119 pessoas seguem internadas.

Continuar lendo

Notícias

Fundação Getúlio Vargas oferece cursos gratuitos de curta duração

Publicado

em

Interessados podem se inscrever no site da instituição

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) está oferecendo cursos gratuitos de curta duração 100% on-line. São diversas áreas do conhecimento e alguns são voltados para temas como democracia, liberdade de expressão e direitos nos meios digitais. As inscrições devem ser realizadas através do site da FGV.

Não há processo seletivo e ao obter nota igual ou superior a sete o sistema gera uma declaração que possibilitará comprovar a participação do estudante. Os programas são autoinstrucionais e auxiliam os alunos a compreenderem noções sobre os assuntos tratados, fundamentais para estudantes do Ensino Superior, profissionais da área de Direito e docentes de Ensino Médio e Ensino Fundamental II.

Veja, abaixo, a relação dos cursos ofertados:

Liberdade de Expressão – debate os limites e os desafios introduzidos pela popularização do uso da internet. Do significado de liberdade de expressão aos desdobramentos desse princípio na web, o curso mostra como identificar os limites da liberdade em situações concretas.

Acesso à Informação – apresenta como o uso da tecnologia pode conscientizar sobre os direitos humanos digitais. O curso aborda também a Lei de Acesso à Informação (LAI), o direito à informações de qualidade e o combate à desinformação.

Imagem e Direitos na Web – aborda o uso de fotografias não autorizadas, compartilhamento de imagens embaraçosas e edição de imagens para parecer reais. O curso também apresenta questões jurídicas relativas à produção, reprodução, manipulação e compartilhamento de imagens na web.

Democracia Digital – expõe como as práticas de mobilização e de transformação social se alteraram com a integração das tecnologias digitais ao cotidiano e aborda o cenário da democracia digital no Brasil.

Termos de Uso e Políticas de Privacidade – debate como são criados e a importância dos termos de uso e serviço, muitas vezes negligenciados pelos usuários de internet. Tema fundamental para a educação de crianças e jovens que, muitas vezes, concordam com contratos sem terem lido.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Continuar lendo

Acre

Corpo é encontrado enterrado em cova rasa no Jorge Lavocat

Publicado

em

O corpo de um homem, ainda não identificado, foi encontrado com marcas de perfurações de faca enterrado em uma cova rasa na noite desta segunda-feira, 24, em um terreno baldio localizado na rua Senador Mario Maia, no bairro Jorge Lavocat, em Rio Branco.

Segundo a polícia, o corpo em estado de decomposição estava há aproximadamente dois dias no local. O homem foi encontrado por populares.

A Polícia Militar foi acionada e isolou a área para os trabalhos do perito em criminalística. O corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os exames cadavéricos e identificação.

O caso segue sob investigação dos Agentes de Polícia Civil da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas