Conecte-se agora

TSE identifica e desmente fake news sobre urnas eletrônicas

Publicado

em

A Coalizão para Checagem e o Comitê Estratégico, dois grupos voltados para o combate à desinformação nas Eleições 2020, identificaram notícias falsas sobre urnas eletrônicas. As fake news, publicadas em 2018, voltaram a circular em redes sociais nos últimos dias, às vésperas do pleito de 2020.

Uma delas, diz que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recusou consultoria do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Instituto Militar de Engenharia (IME) para desenvolver um modelo de urna com impressão do voto.

Na nota de esclarecimento publicada em 2018, o TSE já desmentido a informação. Tanto o Exército quanto a Marinha e a Aeronáutica – bem como o próprio TSE – negaram a existência da proposta de consultoria.

A respeito da segurança do processo de votação, o TSE destaca que a urna eletrônica, utilizada desde 1996 nas eleições brasileiras, é auditável, além de os sistemas serem abertos para fiscalização e possibilidade de aperfeiçoamento.

Na semana passada, os sistemas eleitorais foram lacrados em evento que contou com a presença de representantes do Ministério Público Eleitoral, da Polícia Federal e da Ordem dos Advogados do Brasil.

A lacração é uma espécie de blindagem que impede qualquer tentativa de alteração dos sistemas da urna eletrônica.

Anúncios

Acre 01

Terminal Urbano tem movimentação tímida em domingo de segundo turno na Capital

Publicado

em

Foto: Whidy Melo/ac24horas

O terminal urbano de Rio Branco amanheceu este domingo, 29, com circulação de pessoas mais intensa que o comum se tratando de um final de semana. Apesar da pouca quantidade de pessoas, ainda havia movimento atípico para um domingo.

A maioria que se fazia presente nas plataformas pouco depois das 8 horas já haviam registrado o voto em suas seções eleitorais e retornavam para casa.

Ao ac24horas, um morador do bairro Liberdade e que está trabalhando nestas eleições reclamou da pouca quantidade de ônibus neste domingo de eleição.

Foto: Whidy Melo/ac24horas

Contrário ao que ocorreu no primeiro turno, neste dia 29 não teria sido aumentada a frota de coletivo. “Hoje o ônibus atrasou mais 30 minutos. Perguntei ao motorista e ele disse que só 2 ônibus estão fazendo a linha”, reclamou Elísio Sales.

A informação é de que a RBTrans estaria trabalhando com a frota normal para final de semana ou feriado.

Veja o vídeo:

 

Continuar lendo

Acre

Contra previsão de alta abstenção, Gladson pede a eleitores que votem

Publicado

em

O governador Gladson Cameli veio à público para pedir que os eleitores de Rio Branco exerçam o direito de escolher o próximo prefeito.

“Independente de quem seja seu candidato, vote”, pediu o governador alertando sobre os cuidados contra a Covid-19.

“Vamos fazer uma votação tranquila. Como governador estou comprometido em trabalhar com todos os prefeitos para melhorar a vida da população. Votar neste segundo turno é muito importante para a nossa capital e para a sua vida”, afirmou.

Continuar lendo

Acre

Rio Branco tem 93 ônibus circulando neste domingo de eleição

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale/ac24horas

Como medida para evitar as aglomerações e a propagação do vírus da Covid-19, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTrans) informou que colocou mais de 90 ônibus para circular neste domingo, 29, dia da eleição do 2º turno.

No total, estão circulando 93 coletivos para atender os mais de 200 mil eleitores aptos a votar em Rio Branco. O transporte coletivo começou a operar às 5h e encerram as atividades às 23h30.

Segundo o RBtrans, além dos 93 coletivos que estão circulando, foram colocados quatro para substituição de algum que apresentasse defeito.

O terminal central bem como os terminais de integração dos bairros estarão funcionando normalmente durante todo o domingo (15).

Continuar lendo

Destaque 3

Domingo de eleição será de céu encoberto com pancadas de chuvas pela tarde e à noite

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale/ac24horas

A Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) informa que este domingo, 29 de novembro, dia do 2º turno, será de céu encoberto em todo o estado, com pancadas de chuva à tarde e à noite. Com sol aparecendo sempre entre muitas nuvens e com predomínio quente.

Portanto, além de levar caneta, fazer o uso da máscara e levar a identidade, o eleitor deverá reservar um guarda chuva pelo período da tarde. A temperatura mínima está prevista para 24º e a máxima 34º. Segundo o Climatempo, há probabilidade de 90% de chuva no Acre.

Na região do Alto Acre, que engloba as cidades de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri, as temperaturas devem oscilar entre a mínima de 21°C e a máxima de 33ºC. Na região do Baixo Acre, a mínima será de 22°C e máxima de 32ºC e no Vale do Juruá os termômetros ficam entre 21ºC e 33°C.

No Purus, Tarauacá/ Envira, a variação de temperatura fica entre a mínima de 23°C e a máxima de 32°C.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas