Conecte-se agora

Novo Código de Ética para militares do Acre é criticado na Aleac

Publicado

em

O deputado Cadmiel Bonfim (PSDB) disse nesta quarta-feira (21), considerar “lei da mordaça” a proposta de Código de Ética da Polícia Militar, possível iniciativa do governo que ainda não chegou à Assembleia Legislativa.

“Tem alguns pontos absurdos nesse projeto. Esse tipo de lei acaba prejudicando a parte mais fraca”, disse ele. Segundo o tucano, que pertence a base do governo, essa proposta deve ser muito bem debatida. No atual formato, acaba com a formação de lideranças entre os militares.

“Procuram calar manifestação, entra até na vida pessoal do militar, inclusive na reserva”, criticou o parlamentar. Especialmente os praças serão os mais afetados. “Querem fazer um Código de Ética para controlar totalmente a vida do PM”, disse. O código está sendo elaborado pelos comandos.

O deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), líder da oposição na casa, também abordou a questão do Código de Ética da PM do Acre. “Estão querendo retornar aqueles tempos lá do fim do governo Romildo Magalhães”, observou o parlamentar lembrando o poema citado por um coronel do Acre com o título de “cala boca, soldado”.

Magalhães disse que o código, no formato que se apresenta, não passará na Comissão de Serviço Público.

Anúncios

Acre

Governo abre inscrições para o Colégio Militar Tiradentes

Publicado

em

Foto: Secom-AC

O governo do Acre, por meio do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), tornou público nesta sexta-feira, 27, a abertura de processo seletivo para ingresso de alunos para vagas no ensino fundamental II do Colégio Militar Estadual Tiradentes.

Estão sendo oferecidas 106 vagas para o 6º ano do Ensino Fundamental II – turno vespertino. Destas 106 vagas do ensino fundamental, 50% das vagas serão destinadas para candidatos selecionados entre os dependentes de militares estaduais do Acre e as demais, inclusive, as eventualmente remanescentes do percentual acima, serão ocupadas pelos demais candidatos da comunidade civil em geral.

As inscrições começam a ser efetuadas no próximo dia 30 de novembro e encerram dia 04 de dezembro, pelo site https://colegiomilitarpmac.wixsite.com/tiradentes, podendo também serem realizadas, das 7h às 11h e das 14h às 17h, no Colégio Militar Estadual Tiradentes, localizado no bairro Calafate.

O formulário de inscrição terá campos de preenchimentos, onde o responsável fará constar os seguintes dados do candidato: nome completo do candidato, nome da genitora, sexo, data de nascimento, número do RG, endereço completo, CEP, telefone e nome do responsável pela inscrição do candidato.

No formulário de inscrição existirá o campo a ser preenchido por aquele candidato que for dependente de militar estadual. A comprovação da dependência se fará no ato da matrícula do candidato devidamente selecionado pelo processo.

O processo seletivo acontecerá quando a quantidade de inscritos for maior que a quantidade de vagas a serem preenchidas, tanto para os dependentes de militares como para a comunidade, respectivamente, obedecendo as seguintes fases: I – Inscrição; II – Sorteio e III – Avaliação escrita.

Para mais informações, clique aqui. 

Continuar lendo

Acre

Desocupação cresce no Acre e alcança mais de 17% da população

Publicado

em

Foto: Secom-AC

A taxa de desocupação cresceu em 10 unidades da federação. Uma delas é o Acre.

De acordo com dados divulgados nesta sexta-feira, 27, pelo IBGE, o estado teve o quarto maior crescimento da taxa de pessoas desocupadas em comparação ao segundo trimestre do ano. O Acre saltou de 14,2% para 17,1% nos meses de julho, agosto e setembro.

As maiores taxas de crescimento foram nos estados da Paraíba, Pernambuco e Amapá.

Outro dado apresentado pela pesquisa é o de pessoas que trabalham por conta própria. Neste quesito, a liderança é do Amapá, com um percentual de 35,8%. O Acre ficou na 11ª posição entre todos os estados, com 29,2%, bem acima da média nacional que é de 26,4%.

Entre as pessoas que trabalham com carteira assinada, o Acre possui um dos piores índices nacionais, ficando à frente de apenas 8 estados e tendo o segundo pior número na Região Norte. No terceiro trimestre de 2020, apenas 63,3% de quem está ocupado, tem a carteira de trabalho assinada. A média nacional é de 76,5% e o melhor índice é em Santa Catarina com 90,5%.

Um outro índice preocupante é a taxa de informalidade no Acre. De acordo com o IBGE, o número chega a 46% da população economicamente ativa nos meses de julho, agosto e setembro. A média nacional é de 38,4%. A informalidade representa a garantia de menos direitos trabalhistas e pode comprometer a aposentadoria se o trabalhar informal não apostar em um plano de previdência ou não continuar a contribuir com o INSS.

Continuar lendo

Acre

Liderando pesquisas, Bocalom não vai ao debate da TV Acre

Publicado

em

O candidato a prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PP), que lidera as pesquisas, não vai participar do debate desta sexta-feira (27) com a prefeita Socorro Neri (PSB), que está sendo anunciado pela TV-ACRE.

A confirmação da ausência chegou ao BLOG pelos assessores políticos do candidato. O argumento é que a direção da emissora está notificada há 5 dias de que, Bocalom não se faria presente, por ter outra programação de campanha agendada para o horário. Na nova pesquisado IBOPE, Tião Bocalom (PP) aparece com 61% contra 32% da prefeita Socorro Neri (PSB).

Mais política no BLOG DO CRICA.

Continuar lendo

Acre

Duarte reforça PL que garante fisioterapeuta por 24h nas UTIs

Publicado

em

O deputado estadual Roberto Duarte se reuniu nesta quinta-feira, 26, com o presidente e vice-presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 18ª Região, Rodrigo Campos e Alessandro Souza, respectivamente a fim de reforçar o pedido de apoio ao Projeto de Lei que garante a assistência do fisioterapeuta, de maneira integral, por 24h, nas unidades de terapia intensiva.

O parlamentar apresentou o PL em maio deste ano e o mesmo encontra-se em tramitação na Aleac. “Em Rondônia, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Piauí já é lei. Por conta da pandemia do novo coronavírus, todos puderam perceber a importância da profissão do fisioterapeuta. Estamos no Acre fazendo visitas de fiscalização e orientação nas instituições públicas e privadas e fizemos questão de conversar com o deputado Roberto Duarte para agradecê-lo por propor projeto que valoriza a nossa profissão”, disse Rodrigo Campos – presidente do Crefito 18ª região.

Na visão do deputado estadual Roberto Duarte, os fisioterapeutas desempenham um papel fundamental na sociedade. “Como parlamentar, é meu dever apresentar propostas que melhorem a vida da nossa população. Sabemos da importância destes profissionais e precisamos valorizá-los”, destacou.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas