Conecte-se agora

Polícia indicia Fonseca, Delba e Edson Siqueira por peculato e organização criminosa no Depasa

Publicado

em

A polícia civil do Estado do Acre indiciou o ex-diretor-presidente do Depasa, Tião Fonseca, a sua esposa, a empresária Delba Bucar e o ex-diretor financeiro Edson Siqueira, mais conhecido como Edson Bittar, pelos crimes de Associação Criminosa, Falsidade Ideológico e peculato. O trio foi alvo no dia 3 de agosto da Operação “Toque de Caixa”, desencadeada pela Delegacia de Combate à Corrupção e aos Crimes contra a Ordem Tributária e Financeira (Decor), que constatou uma série de desvios de recursos públicos enquanto Fonseca esteve a frente do órgão, principalmente após ele pagar cerca de R$ 500 mil para empresa da própria esposa, a Bucar Engenharia.

Na época, o juiz Cloves Augusto Alves Cabral Ferreira, da 4ª Vara Criminal da Comarca de Rio Branco, determinou a prisão temporária de Tião e Delba e apenas o cumprimento de busca e apreensão na casa de Edson Siqueira. Apenas Fonseca foi preso temporariamente por 5 dias e Delba, por está em tratamento de saúde em Brasília, acabou não sendo detida.

Leia também:

>>>Polícia prende Tião Fonseca e realiza busca e apreensão na casa de irmão de Márcio Bittar

>>>Esposa de Tião Fonseca também é presa em operação da PC

>>>Dinheiro repassado a empresa da esposa de Tião Fonseca causou desabastecimento de água

Um relatório conclusivo do inquérito policial ao qual o ac24horas teve acesso demonstra que as investigações apontaram que as irregularidades no departamento foram realizadas sem a observância dos pareceres emitidos pelo setor jurídico da autarquia, sob o comando de Tião Fonseca, que atuou favoravelmente ao consórcio composto pela empresa Bucar Engenharia, de propriedade de sua esposa, Delba Bucar.

De acordo com a polícia, na cronologia dos fatos, é possível comprovar que o pedido de realinhamento econômico financeiro, solicitado ao órgão pela empresa, foi realizado ainda no ano de 2019, sendo submetido a um parecer técnico que mesmo com o fornecimento incompleto de documentos por parte da gestão do Depasa a Controladoria-Geral do Estado (CGE), ficou demonstrada a falta de uma série de páginas, inclusive sobre os valores que eventualmente deveriam ser pagos ao consórcio.

A análise dos documentos permitiu também verificar que o próprio processo administrativo foi fornecido incompleto às auditorias que iniciaram os trabalhos em junho de 2020 o que ocasionou também a chamar atenção pelo fato dos serviços prestados pela Bucar no Estado entre os anos de 2014 a 2017, não serem pagos por falta de comprovação. Com a nomeação de Fonseca ao cargo de diretor-presidente, os procedimentos para pagamento da empresa da esposa andaram a passos largos, que após três dias houve a liberação financeira para pagamento com anuência de Edson Siqueira e mesmo após ser exonerado, Fonseca conseguiu encaixar a nomeação de seu cunhado, Mamede Bucar para ser diretor-financeiro da autarquia, mantendo uma forte influência familiar.

Com o indiciamento, o inquérito foi encaminhado ao Ministério Público que deverá ou não apresentar denúncia à justiça. Caso seja denunciados, o juiz decidirá se os alvos se tornarão réus, o que deve ocorrer até o final deste ano.

Anúncios

Cotidiano

Governo estuda implementar reconhecimento facial para encontrar crianças desaparecidas

Publicado

em

Foto: Divulgação

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) estuda implementar uma ferramenta de reconhecimento facial que poderá ser usada na identificação e localização de crianças desaparecidas em todo o país. A ferramenta é utilizada pelo Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI) e pelo Centro de Perícias, órgãos do governo do Rio Grande do Sul.

Nesta segunda-feira (26), uma comitiva da pasta esteve na capital gaúcha para conferir uma demonstração do mecanismo. A ministra Damares Alves compõe o grupo.

Os números são assustadores, já que cerca de 40 mil crianças desaparecem por ano no Brasil.

Fonte: Brasil 61

Continuar lendo

Cotidiano

Lojistas que vão para o Shopping Popular iniciam capacitação promovida pela prefeitura

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco iniciou nesta segunda-feira, 26, as ações do programa de capacitação de comerciantes que irão atuar no Aquiri Shopping. Ao todo são 485 contemplados. Deste total, 100 negociantes que atuam na região do calçadão da Benjamim Constant participaram da abertura.

Os profissionais em vendas passarão por esta habilitação que tem duração de oito dias. Cada grupo de 100, ao final da capacitação, coordenada pelo Sebrae no Acre e aplicada pela empresa Ponto de Referência, especializada em estão estratégica de atendimento para quem busca inovação.

De acordo com Edson Rigaud, secretário municipal de Infraestrutura, é o último passo antes do lojista, de fato, receber seu box. Todos receberão capacitação sobre técnicas de venda, varejo e administração de caixa, entre outras.

“É um sonho antigo, alimentado por várias pessoas. Iniciou na gestão do prefeito Marcus, que construiu cerca de 34% da obra. A prefeita Socorro Neri assumiu esse sonho como um sonho dela também, fez uma operação de crédito e nos últimos dois anos avançamos no restante dos 66% do Shopping. Aqui tem o trabalho de muita gente, graças a Deus vamos entregar esse equipamento muito bom para a cidade de Rio Branco”, disse Rigaud.

Continuar lendo

Cotidiano

Confira a agenda dos candidatos à prefeitura de Rio Branco nesta terça-feira (27)

Publicado

em

Os sete candidatos à Prefeitura de Rio Branco cumprem agenda extensa nesta terça-feira (27). Entre as atividades estão: gravação de programas eleitorais, bandeiraços, reuniões com empresários e empresas.

O candidato do MDB, Roberto Duarte, realiza gravação de programa eleitoral, logo em seguida, se reúne com empresários e depois conversa com moradores do bairro Conquista. À tarde participa de reunião com servidores da Assermurb e visita os bairros São Francisco e Vitória.

Minoru Kinpara (PSDB) se reúne com apoiadores e realiza agenda interna. À tarde se reúne com candidatos a vereadores e encerra o dia participando da sabatina do ac24horas.

A candidata do PSB, Socorro Neri, grava material de caminha e à tarde participa de caminhada na regional da Seis de Agosto. À noite participa de reunião com apoiadores da Elzinha Mendonça.

O pastor Jamyl Asfury (PSC) pela manhã realiza conversas com lideranças e com empresas. À tarde realiza reunião no Wilson RIbeiro e finaliza com reunião no Adalberto Aragão.

O candidato do Avante, Jarbas Soster, participa de reunião na Sobral e logo em seguida participa de reunião com apoiadores do Rui Lino. À noite participa de reunião com apoiadores do Conquista.

Daniel Zen (PT) inicia o dia visitando o comércio da Via Chico Mendes e segue a tarde em caminhada nos bairros Alto Alegre e Montanhês. Zen finaliza o dia com apoiadores no bairro 06 de agosto.

Tião Bocalom, do Progressistas, participa de reuniões com empresários e realiza bandeiraço na Via Chico Mendes. À tarde se reúne com apoiadores no ramal Santa Clara e participa de panfletagem no Manoel Julião e na Valdomiro Lopes.

Continuar lendo

Cotidiano

Pedreiro, servente de obra e mecânico: veja as 45 vagas do SINE desta terça-feira

Publicado

em

Nesta terça-feira (27) o Sistema Nacional de Emprego do Acre (Sine) está disponibilizando 45 vagas de emprego em diversas áreas para a capital Rio Branco. Os candidatos devem ir até o Sine, localizado na OCA, para manifestar interesse.

Para se candidatar a uma das vagas, é necessário estar com o cadastro no Sine atualizado. Quem ainda não possui cadastro, deve ir ao órgão levando os documentos exigidos: Carteira de Trabalho, Identidade/CPF, Título de Eleitor, comprovante de escolaridade e de endereço.

O cidadão pode verificar se a vaga ainda está disponível através do telefone 0800 647 8182.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas