Menu

Quatro dos 7 candidatos a prefeito na Capital são professores e prometem melhorias à categoria

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Neste dia 15 de outubro, em que se comemora o Dia do Professor, os candidatos à prefeitura de Rio Branco aproveitaram o horário eleitoral para divulgar suas promessas referentes à educação municipal. Quatro dos sete candidatos são professores de carreira e carregam em seus projetos propostas que também beneficiam à categoria.


Tião Bocalom (Progressista), explicou em seu programa que sabe bem a realidade de um professor em sala de aula. “Vou valorizar os professores e demais educadores da nossa cidade. Vou colocar ar-condicionado na sala de aula e na zona rural os alunos não serão mais transportados em “paus de araras”, mas em ônibus, com total segurança”. O progressista garante também que dará trafegabilidade de inverso a verão aos ramais. “Aproveito para parabenizar a você que se dedica a ensinar os ensinamentos para a vida como cidadão”.

Publicidade

O petista Daniel Zen afirma que Rio Branco precisa de mais vagas em suas creches, além de garantir estipular novo piso salarial aos professores. “Não dá para brincar com a educação. Sou professor e essa área é meu projeto de vida. Prefeito tem que garantir acesso às creches. Faremos parceria com organizações sociais, igrejas e outras instituições com capacidade comprovada na área. Tudo com responsabilidade para garantir educação para nossas crianças”, declarou.


Minoru Kinpara, PSDB, destacou ser um dia muito especial. “Quero prestar homenagem para quem sempre fez mais do que é pedido, mas tem menos reconhecimento do que merece: os professores. Nossos professores merecem palmas, mas precisam de muito mais políticas efetivas de desenvolvimento profissional”. Ele garantiu que em sua gestão nenhum educador terá piso salarial abaixo de um salário mínimo. “Nosso plano de governo é a melhor homenagem”.


A atual prefeita e candidata à reeleição Socorro Neri (PSB), é professora há 37 anos. Em seu programa eleitoral, usou o tempo para parabenizar aos profissionais, apontando que só a educação tem a oportunidade de proporcionar um futuro melhor. “Hoje, no dia dos professores, venho homenagear esses profissionais que tanto zelam por Rio Branco. Parabéns a todos os nossos colegas de profissão”.


Roberto Duarte (MDB) usou seu programa para apontar falhas na área da saúde e que pretende solucioná-las. “As estão desde 5 da manhã para pegar uma ficha para atendimento médico. Mães com crianças. Essa é a realidade de Rio Branco”, argumentou. Segundo ele, seu projeto foi construído ouvindo essas e outras demandas. “A prefeitura abandonou a nossa cidade. Nó faremos 2 novos núcleos ampliados da saúde da família a atenção básica. Daremos uma UBS fluvial, móvel, faremos um centro de referência para a saúde do homem e outro para mulher, além de reformar 25 unidade de saúde e implementar o 3º turno, com postos funcionando até 22 horas”, garantiu, dizendo que irá buscar novos recursos para favorecer a área da saúde.


O candidato Jamyl Asfury, do PSC, garante que irá acabar com esgoto a céu aberto na capital acreana. “Como engenheiro, sei como fazer. Vamos construir bueiros e colocar galerias”. Por fim, o candidato do Avante, Jarbas Soster, reiterou seu desejo de acelerar os processos administrativos na cidade. “Rio Branco perde muito tempo. Vamos trabalhar com eficiência, economia e celeridade na gestão. Melhorar a saúde, transporte, educação e reduzir a burocracia”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido