Conecte-se agora

Papo de intervalo: professores contam suas experiências na pandemia

Publicado

em

Programa é produzido no instagram Sala dos Professores, do Educa Mais Brasil

Além de lidar com as demandas da categoria, os professores este ano foram um dos profissionais que mais enfrentaram mudanças bruscas no exercício da profissão e tiveram que se reinventar. A pandemia de covid-19 paralisou as atividades presenciais e pegou aqueles que não tinham tanta familiaridade com a tecnologia de surpresa, já que a sala de aula foi transferida para o computador. 

O jeito foi se adaptar, buscando grupos de apoio ou dicas de colegas que também atuam nas redes sociais para dar conta das aulas a distância. É pensando em juntar, tanto os professores que têm dificuldade quanto aqueles já nativos digitais, que o perfil no Instagram Sala dos Professores, espaço criado pelo Educa Mais Brasil, tem produzido debates e conteúdos que apontam a tecnologia como uma verdadeira aliada no processo educacional.

A série Papo de Intervalo produzida semanalmente pelo perfil, por exemplo, recebe um professor de vários cantos do país para dividir experiências e dar dicas de como outros docentes podem desenvolver os seus projetos nas redes sociais. “Durante a quarentena, a gente vive essa tensão e tudo mais, mas é um momento em que o professor tem para criar coisas novas, talvez até expandir os horizontes da própria profissão, da carreira”, contou o professor de redação Bruno Rodrigues, entrevistado no Papo de Intervalo. Bruno é dono do @trintalinhas, curso que nasceu na internet e hoje conta com mais de 40 mil seguidores no Instagram. 

Bruno é de Maceió, mas compartilha conhecimentos com alunos de qualquer lugar do mundo através da internet. Nesse período o professor descobriu outros talentos, além de intensificar os trabalhos na web, tornando-a um espaço produtivo para alunos e docentes. “Vejo a internet como uma possibilidade riquíssima. Não vejo ela como um destruidor de lares”, brinca.

Também produtora de conteúdo nas redes sociais, a professora Alba Marília (@professoraalbamarilia) contou no terceiro episódio da série como foi o processo de transição das aulas presenciais da rede pública de Quixeramobim (CE) para o ambiente virtual. “As aulas não são on-line como a maioria das escolas particulares, nós estamos fazendo as aulas gravadas, enviamos para o grupo [no WhatsApp] e, ao longo do dia, vamos fazendo uma troca de interação entre a família”, explicou. 

Para ela e seus colegas, o desafio foi driblar a realidade da rede pública de ensino a qual muitos alunos não têm acesso a internet. “Infelizmente nós temos muitas crianças que não têm o acesso à internet, ao computador ou celular. Então, tem muitas crianças que estamos fazendo uma forma de chegar a elas, que é possibilitando que a família vá buscar as atividades na escola para que essas crianças não fiquem sem essa oportunidade de aprendizado e de desenvolvimento”, explicou. 

À frente do perfil Sala dos Professores, a docente Carol Silveira (@carolsilveiraprofessora), que há 12 anos dedica-se ao universo educacional, explica que o projeto foi idealizado pelo Educa mais Brasil com a proposta de ser um ambiente fértil que contribua para a formação continuada dos professores, e também de todos os profissionais da educação. “Nasceu para ser uma sala de conhecimento compartilhado. É uma transposição da sala dos professores presencial para o ambiente virtual, para que a gente possa trocar experiências, socializar, compartilhar dicas”, conclui Carol. 

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Anúncios

Notícias

EduCAPES: aplicativo disponibiliza livros, videoaulas, imagens e artigos gratuitos

Publicado

em

São 130 mil objetos educacionais disponíveis para acesso

O aplicativo eduCAPES, plataforma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), disponibiliza, de forma gratuita, cerca de 130 mil objetos de aprendizagem para professores e estudantes acessarem. A ferramenta é uma extensão do portal Educapes, lançado em 2016, com a oferta de materiais de pesquisa e ensino sob domínio público da Universidade Aberta do Brasil (UAB). 

O eduCAPES engloba em seu acervo milhares de conteúdos como textos, livros didáticos, artigos de pesquisa, teses, dissertações, videoaulas, áudios, imagens, etc. Pelo eduCAPES, um professor pode, por exemplo, apresentar a seus alunos a vida de Stephen Hawking, físico britânico autor da Teoria de Tudo — que busca explicar todos os fenômenos físicos em um único tratado teórico matemático. Também é possível um pesquisador estudar as peculiaridades da adaptação de um livro impresso para um tablet, entre outros temas. 

Segundo a Coordenação, o acesso a esses tipos de conteúdos tem aumento nos últimos tempos. “O eduCAPES é um recorte da própria internet, com ênfase na educação. É um mundo de possibilidades, o acesso a centenas de milhares de materiais na palma da mão”, observa Alexandre Martins, coordenador de Ensino e Tecnologia de Ensino a Distância da CAPES.

Como fazer uma pesquisa?

Para fazer uma busca no portal eduCAPES é bem simples. Basta escrever uma palavra-chave na barra de pesquisa e verificar o resultado da busca. A ferramenta também disponibiliza uma variedade de filtros que facilitam a sua pesquisa.  É possível estabelecer um período de ano de publicação de uma obra, escolher o tipo de material (eduCapes, comunidade, externo, cursos), selecionar um tipo de mídia (vídeos, textos, artigos, etc). Já o aplicativo pode ser baixado na Play Store e App Store

Bolsas de estudo para faculdade

Está em busca de uma qualificação profissional, mas não sabe como arcar com as mensalidades? Com o Educa Mais Brasil você tem acesso a bolsas de estudo com até 70% de desconto nas mensalidades da sua graduação, pós-graduação, cursos técnicos, entre outras modalidades. O programa é parceiro das melhores instituições de ensino do país. Você pode escolher o curso que mais combina com você e fazer a sua inscrição gratuita. O desconto é válido até o final da sua formação. A inscrição, que pode ser feita aqui, é gratuita. 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Continuar lendo

Cotidiano

Cine Araújo retoma atendimento ao público na próxima quinta-feira (29) em Rio Branco

Publicado

em

Após mais de 7 meses de pandemia do novo coronavírus, o Cine Araújo, localizado dentro do Via Verde Shopping, na capital acreana, vai reabrir para atender ao público nesta semana. A retomada das atividades inicia na próxima quinta-feira, dia 29.

O anúncio foi divulgado pelo próprio shopping por meio das redes sociais. “Eu sei o quanto você estava com saudade do cinema. Afinal, eu também estava! Mas para NOOOOOOSSA ALEGRIA, o cinema vai voltar”, comunicou.

O Cine promete seguir medidas sanitárias para esta retomada, com salas funcionando com capacidade reduzida, distanciamento entre poltronas, constante limpeza dos filtros de ar condicionado e venda de ingressos virtuais.

Desde o mês de março deste ano o estabelecimento estava fechado por conta da pandemia de Covid. Mais informações sobre as programações serão divulgadas nos próximos dias nas redes sociais do shopping.

Continuar lendo

Acre

Manuel Marcos é notificado para apresentar defesa na Câmara

Publicado

em

Condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) à perda do mandato, o deputado Manuel Marcos (Republicanos-AC) entrará na fila dos parlamentares que enfrentam processos de cassação na Câmara dos Deputados. O corregedor da Casa, deputado Paulo Bengtson (PTB-PA), o notificou nesta segunda-feira, 26, da decisão da Justiça Eleitoral para que apresente sua defesa em cinco dias.

A decisão será da Mesa Diretora da Câmara, sem precisar passar pelo plenário, mas pode gerar disputas políticas por se dar às vésperas da eleição para a presidência da Câmara. No lugar dele entrará Léo de Brito (PT).

Em setembro, o TSE manteve por unanimidade a cassação do diploma e a declaração de inelegibilidade do deputado por abuso de poder econômico nas eleições de 2018. O Ministério Público apontou desvio de R$ 1,5 milhão do fundo eleitoral e compra de votos. O então candidato chegou a ser preso numa operação da polícia, mas acabou solto e diplomado em seguida.

O parlamentar terá até segunda-feira para apresentar sua defesa no processo na corregedoria e, a partir daí, Bengtson terá até 45 dias úteis para encaminhar um parecer à Mesa Diretora da Câmara. Ele afirmou que seguirá o entendimento da Justiça Eleitoral e entregará rapidamente seu relatório. “Como já está transitado em julgado, o caso dele deve ser muito mais rápido que os demais. Nesse caso, ele já perdeu o mandato. Só é preciso que seja cumprido o rito na Câmara que confirme a cassação”, disse.

Procurado por meio de sua assessoria, Manuel Marcos não respondeu os contatos. Ele ainda pode tentar recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão da Justiça Eleitoral.

Mesmo quando decorrentes de decisão da Justiça Eleitoral, as perdas de mandato de parlamentares precisam ser confirmadas pela Mesa Diretora da Câmara, segundo Bengtson. Por se tratar de uma cassação por determinação judicial, o caso não precisará ser apreciado pelo Conselho de Ética, mas ainda não será analisado na reunião da Mesa Diretora prevista para terça-feira porque ainda está no prazo de defesa. A expectativa é que um novo encontro da direção da Câmara ocorra em novembro e então ocorra a decisão.

Com informações do Valor Econômico

Continuar lendo

Cotidiano

Internacional Sub-20 treina no estádio Florestão de olho no time do Galvez

Publicado

em

Foto: Ascom Internacional

Nesta quarta-feira, 28, Galvez e Internacional se enfrentam na partida de volta pela Copa do Brasil Sub-20. No primeiro jogo, no Rio Grande do Sul, o time gaúcho venceu o Imperador por 3 a 0.

Na tarde desta terça-feira, 27, o Colorado treina no estádio Florestão como preparação para o confronto a partir das 15 horas.

Além do resultado adverso na partida de ida, o Galvez tem pela frente um dos times brasileiros de mais tradição nas categorias de base no país, tanto é que é atual campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

O duelo entre acreanos e gaúchos acontece nesta quarta na Arena Acreana, a partir das 15 horas.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas