Conecte-se agora

Comitê Acreano do Comércio Exterior e Fórum de Desenvolvimento integram ações

Publicado

em

O Comitê do Plano Acreano de Comércio Exterior e o Fórum Permanente de Desenvolvimento do Acre estão integrando suas ações. As propostas das duas entidades irão convergir dentro das rotas de desenvolvimento que já vêm sendo discutidas no âmbito do Fórum. Essas e outras pautas foram discutidas na manhã desta quinta-feira, 15 de outubro, na sede da Federação das Indústrias do Acre (FIEAC).

Durante a reunião, os membros do Comitê apresentaram a agenda de calendários do Pacex a serem desenvolvidas ainda este ano. Entre as ações previstas estão o 1º Workshop de Comércio Exterior do em Cruzeiro do Sul, que terá como foco a integração entre Juruá e Pucallpa, no Peru, além de um Encontro de Especialistas em Comércio Exterior e uma reunião trinacional entre Acre, Pando e Madre de Dios.

Na abertura da reunião, o consultor de Comércio Exterior da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Victor Hugo Rondon, detalhou avanços e ações do trabalho do Pacex e destacou, por exemplo, que no próximo dia 20 haverá uma reunião em Brasília com o secretário de Assuntos de Políticas Aeronáuticas e a expectativa é de que haja assinatura de um convênio para viabilizar voos transfronteiriços sem a necessidade de pagar taxas internacionais, e entre os eixos estariam Pucallpa-Cruzeiro do Sul e Puerto Maldonado-Rio Branco.

Já o assessor de Relações Institucionais da FIEAC e um dos coordenadores do Pacex, Assurbanipal Barbary de Mesquita, enfatizou que todo o material produzido até aqui pelo Comitê do Comércio Exterior será entregue ao Fórum de Desenvolvimento. “Nossas propostas e estudos serão inseridos no que o Fórum está trabalhando, que são justamente as rotas de desenvolvimento. Além disso, aproveitamos esse encontro para avaliar as ações do Comitê deste ano e também definir outros eventos que ainda iremos promover em 2020”, ressaltou.

Presente ao evento, o superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) no Acre, Fernando Bortoloso, elogiou o trabalho feito pelo Pacex. “O Comitê de Comércio Exterior tem feito um trabalho importante no sentido de contribuir para que os empreendimentos locais estejam preparados para alcançar mercados externos e assim possam contribuir ainda mais com a geração de emprego e renda. E o MAPA, tanto em nível estadual como federal, tem atuado para que possamos vencer as barreiras burocráticas e consolidar de vez o Acre como uma porta de entrada e saída de produtos para diversos outros países”, assinalou.

Também participaram da reunião representantes da Fecomércio, Sebrae, Acisa, CREA-AC, CRA-AC, CRC-AC, ZPE, Cescap, Setacre, Sinpal, entre outras instituições que integram o Pacex, além de consultores do Fórum de Desenvolvimento, que explicaram todo o trabalho da entidade.

Assessoria FIEAC

Anúncios

Cotidiano

Protocolo sanitário prevê que eleitores usem um milhão de litros de álcool gel nas eleições

Publicado

em

Faltando pouco menos de um mês para a realização do primeiro turno das Eleições Municipais, um dos desafios que se apresentam é garantir a saúde dos 147,9 milhões de brasileiros aptos à votação em meio à pandemia da Covid-19. Com o objetivo de minimizar o risco de transmissão do novo coronavírus, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) tem um Plano de Segurança Sanitária para o pleito.

A iniciativa, elaborada em parceria com especialistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e dos hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein, traz orientações e recomendações para assegurar a segurança dos mesários e dos eleitores.

O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que o órgão criou o protocolo com a intenção de possibilitar eleições mais seguras. “Nós estamos tomando todas as precauções possíveis e razoáveis, na convicção de que minimizaremos o risco de contaminação de quem quer que seja. Eu não teria a leviandade de dizer que o risco é zero, mas acho que nós baixamos esse risco a um mínimo possível”, disse.

Protocolo

O uso de máscaras será obrigatório e o cidadão não vai poder votar se não estiver usando o item. Além disso, não vai ser permitido comer, beber ou fazer qualquer outra coisa que implique na retirada da máscara, segundo o protocolo. O TSE garante que todas as seções eleitorais vão ter álcool em gel para que os eleitores higienizem as mãos antes e depois da votação.

Entre as principais recomendações aos eleitores, está a manutenção de uma distância mínima de um metro nas filas e para o mesário, no momento que antecede o voto. Outra sugestão é que cada eleitor leve a própria caneta para assinar o caderno de votação e que evite levar crianças ou acompanhantes aos locais de votação.

Para os mesários, o protocolo é ainda mais específico. Todos eles vão receber máscaras, álcool em gel para uso individual e viseiras plásticas. De acordo com o protocolo, eles deverão trocar as máscaras a cada quatro horas. Todos os itens de segurança foram doados por um grupo de cerca de 30 empresas privadas, sem custos aos cofres públicos.

A estimativa é que sejam usadas durante o dia 15 de novembro, 9,7 milhões de máscaras descartáveis, 2,1 frascos de álcool gel para os mesários, 1,8 milhões de viseiras plásticas e 1 milhão de litros de álcool gel para os eleitores.

Neste ano, não haverá biometria. Na hora em que o eleitor se identificar, o mesário deverá verificar a autenticidade sem encostar em nada, diz o plano. Se tiver dúvida na identificação, pode pedir ao cidadão que dê dois passos para trás e abaixe a máscara brevemente para confirmar a correspondência entre a pessoa e o documento.

De acordo com o TSE, vai haver um local específico para os mesários fazerem as refeições. O espaço em cada seção eleitoral deverá ser aberto, preferencialmente, com ventilação natural e que permita a distância mínima de dois metros entre as pessoas.

Outras medidas

O TSE ampliou o horário de votação das Eleições Municipais deste ano em uma hora. Os eleitores vão poder ir às urnas escolher os seus representantes das 7h às 17h. No entanto, entre o início da votação e 10h, o horário será preferencial para as pessoas com mais de 60 anos.

Por fim, o TSE recomenda que os eleitores ou mesários que estiverem com febre ou tenham testado positivo para a Covid-19 nos 14 dias anteriores às eleições deverão permanecer em casa.

Nos dias 15 e 29 de novembro, datas do primeiro e segundo turno, moradores de 5.568 municípios vão escolher os próximos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Segundo a Justiça Eleitoral, serão mais de 95 mil locais de votação e cerca de 400 mil seções eleitorais.

Continuar lendo

Cotidiano

Empregada doméstica, mecânico e vendedor: veja as 31 vagas do SINE desta quinta

Publicado

em

Nesta quinta-feira (22) o Sistema Nacional de Emprego do Acre (Sine) está disponibilizando 31 vagas de emprego em diversas áreas para a capital Rio Branco. Os candidatos devem ir até o Sine, localizado na OCA, para manifestar interesse.

Para se candidatar a uma das vagas, é necessário estar com o cadastro no Sine atualizado. Quem ainda não possui cadastro, deve ir ao órgão levando os documentos exigidos: Carteira de Trabalho, Identidade/CPF, Título de Eleitor, comprovante de escolaridade e de endereço.

O cidadão pode verificar se a vaga ainda está disponível através do telefone 0800 647 8182.

Continuar lendo

Cotidiano

Atlético perde mais uma e é lanterna na Série D; Galvez vence e assume a vice-liderança

Publicado

em

O Atlético Acreano começou o returno do Campeonato Brasileiro da Série D do mesmo jeito que encerrou o primeiro turno, sem saber o que é uma vitória na competição.

Nesta quarta-feira, 21, jogando no estádio da Colina, em Manaus, o time acreano foi derrotado pelo Fast por 1 a 0. O gols do time amazonense foi Daivison ainda na primeira etapa. Com mais um revés, o Galo Carijó caiu para a última posição do Grupo 1.

Já o Galvez, atual campeão acreano, voltou a fazer bonito. Em partida disputada na Arena Acreana, o Imperador venceu o Ji-Paraná (RO), por 3 a 1. Com a vitória, o time acreano segue firme na vice-liderança do grupo. Os gols do triunfo foram marcados por Jô e Adriano (2 vezes).

A primeira rodada do returno se encerra nesta quinta-feira, 22, com a partida entre Rio Branco e Bragantino (PA), às 16 horas, na Arena Acreana.

Continuar lendo

Cotidiano

Em Xapuri, quase todos os pedidos de registro de candidaturas já foram julgados e deferidos

Publicado

em

O Juízo Eleitoral da 2ª Zona já julgou quase a totalidade dos pedidos de registro de candidaturas apresentadas em Xapuri. No caso das candidaturas majoritárias, todas já foram julgadas e deferidas pelo juiz Luís Gustavo Alcalde Pinto.

Das 78 candidaturas apresentadas no município, entre majoritárias e proporcionais, 72 (92,31%) já aparecem como deferidas, 5 (6,41%) foram indeferidas e 1 ainda aguarda julgamento. Os indeferimentos se deram por ausência de requisito de registro.

O fato mais relevante do processo de avaliação dos pedidos de registro de candidaturas em Xapuri foi o indeferimento da maior parte dos candidatos do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Entretanto, após pedido de recurso a maioria delas foi validada.

Além de Xapuri, a 2ª Zona Eleitoral agrega também o eleitorado do município de Capixaba. Nas duas cidades, a Justiça Eleitoral convocou 324 mesários, entre voluntários e não voluntários. Nos dois municípios, 18.879 eleitores estão aptos ao voto.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas