Conecte-se agora

Governo e parlamento do Acre se reúnem com ministro para projeto na Educação indígena

Publicado

em

O deputado federal Alan Rick (DEM), acompanhado do governador Gladson Cameli, do secretário estadual de Educação, professor Mauro Sérgio Cruz, e do presidente do IEPTEC Francineudo Costa, esteve reunido na manhã desta quarta-feira, 14, em Brasília, com o ministro da Educação, Milton Ribeiro, para apresentação do novo modelo das escolas indígenas e escolas rurais Tipo I e Tipo II, adequado à realidade dos alunos no ambiente rural e indígena.

Segundo Alan Rick, a reunião com Ribeiro foi a continuação da importante agenda pró-educação que vem realizando com o secretário Mauro Sérgio e sua equipe por toda esta semana em Brasília.

“Saímos de lá animados, uma vez que o Ministro Milton Ribeiro já se comprometeu, a priori, em apoiar o projeto de implantação da nossa escola indígena em parceria com a secretaria estadual de Educação”, destaca Alan Rick

Essa agenda, lembra o parlamentar acreano, é continuidade da parceria com a secretária estadual de Educação e com professor Mauro Sérgio. “Ontem estivemos no FNDE, onde o presidente Marcelo Ponte demonstrou mais uma vez seu apoio ao nosso trabalho ao se colocar amplamente à disposição para nos ajudar a executar o projeto. E hoje, com a presença do governador Gladson Cameli, o ministro Milton Ribeiro se comprometeu em apoiar, inicialmente, pelo menos um dos cinco projetos apresentados. Com isso o MEC vai abraçar a construção dessa primeira escola indígena padrão e acreditamos que é só o começo”, esclarece o deputado.

O secretário Mário Sérgio Cruz também saiu animado da conversa com o ministro Milton Ribeiro.

“Tivemos uma reunião muito produtiva com apoio deputado Alan Rick e parte da bancada federal do Acre. Apresentamos os projetos educacionais do Estado do Acre, sobretudo das escolas indígenas, o ministro foi muito receptivo”, informa.

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO

Na mesma reunião Alan Rick, Gladson Cameli e Mauro Sérgio entregaram ao ministro o projeto de implantação do Instituto Superior de Educação do Acre.

“Acreditamos que esse Instituto irá revolucionar a educação acreana, iniciando com a formação docente dos professores que precisamos para a nossa rede, sobretudo para nossas escolas indígenas e rurais e, no futuro, pode ser ampliado para uma faculdade estadual com outros cursos voltados para área de saúde, por exemplo, como defende nosso deputado Alan”, esclarecer Mauro Sérgio.

REVALIDA

O deputado Alan Rick também solicitou ao ministro Ribeiro que promova, a partir do ano que vem, as duas etapas do Revalida conforme estabelece a lei 13.959/2019. O projeto é texto do deputado, construído junto com o MEC e já sancionado pelo presidente Bolsonaro.

“Reiteramos ao ministro a necessidade do Revalida ocorrer duas vezes por ano e, inclusive, se houver falta de orçamento, me coloquei à disposição junto ao relator do Orçamento Geral da União, Senador Márcio Bittar para que consigamos os recursos necessários para que o Revalida ocorra duas vezes por ano”, defende Alan Rick

Para o parlamentar, a implantação do Instituto Superior de Educação Estadual e futura Faculdade Estadual, pode ajudar nesse processo.

“Apresentei ao ministro a proposta de fazer o Revalida pelas faculdades estaduais. O ministro é favorável à proposta, pois entende que é preciso descentralizar o Revalida. Vamos seguir trabalhando para que o processo ocorra o mais rápido possível “, finaliza Alan Rick.

Anúncios

Cotidiano

Polícia apreende 17 mil munições em abordagem no trevo de Senador Guiomard

Publicado

em

Homens do 4º Batalhão de Polícia Militar realizavam uma operação de rotina no trevo da rodovia AC-40, em Senador Guiomard, quando abordaram um veículo para inspeção.

Essa inspeção resultou na apreensão de um carregamento de ao menos 17 mil munições de diversos calibres, além de uma pistola calibre 9 milímetros.

Detalhadamente, o condutor do veiculo, um homem de 37 anos, levava no carro nada menos que 14.000 projéteis de armas de fogo calibre 9 milímetros, 2.000 projéteis calibre 38 e ainda 1.000 projéteis de calibres não especificados.

O condutor foi levado à Delegacia de Polícia Civil de Senador Guiomard para os procedimentos legais.

Continuar lendo

Cotidiano

Em carreata, Bocalom afirma que campanha é movida pelo sentimento de mudança

Publicado

em

O candidato à Prefeitura de Rio Branco pelo Progressistas, Tião Bocalom, promoveu nesta segunda-feira, 19, uma bela carreata em um dos principais trechos da capital. Pela tarde, Bocalom aproveitou para realizar visitas às comunidades carentes e bairros distantes e a zona rural.

Entusiasmado, Bocalom afirmou que nas últimas semanas, o número de lideranças que têm se aliado ao seu lado foi de uma “forma rápida”. Bocalom relatou que é muito gratificante poder olhar nos olhos das pessoas, pedir um voto de confiança e sentir que a resposta é extremamente positiva.

“Seguimos bastante confiantes. A resposta que recebemos nas ruas é extremamente positiva e serve de incentivo para continuarmos firmes. Nossa carreata deixou isso claro. Milhares de pessoas nos acompanharam, desde a juventude aos idosos, a acreditar em uma nova Rio Branco. Isso me faz acreditar que é possível. Muito obrigado e que Deus abençoe a todos”, afirmou.

Continuar lendo

Cotidiano

Em 4º lugar nas pesquisas, Duarte ataca passado de Socorro Neri e Minoru Kinpara

Publicado

em

Estacionado nas pesquisas eleitorais, o candidato à prefeitura de Rio Branco pelo MDB, Roberto Duarte, decidiu afunilar as redes sociais nesta segunda-feira, 19, com um vídeo falando acerca do passado ideológico dos candidatos Minoru Kinpara (PSDB) e Socorro Neri (PSB).

No vídeo, o narrador coloca Duarte como candidato da direita de Jair Bolsonaro (sem partido) e pontua que Minoru e Neri estão contra Jair Bolsonaro.

Em relação à prefeita Socorro Neri, o vídeo afirma que Neri “se aproveita do governador [Gladson Cameli] para limpar o seu passado socialista e petista”, e mostra imagens de Socorro Neri no palanque de Marcus Alexandre (PT) e acompanhada do ex-senador Jorge Viana.

Já em relação ao Minoru, a propaganda de Duarte coloca o candidato do PSDB como marionete do vice-governador Major Rocha (PSL) e pontua que Minoru protagonizou uma das maiores traição da política acreana ao sair do Partido dos Trabalhadores, passar pela Rede Sustentabilidade e desembarcar no PSDB de Mara Rocha. Imagens de Kinpara ao lado de seus antigos companheiros do Partido dos Trabalhos também foram colocadas no vídeo.

“Desembarcou da balsa petista para o ninho tucano e agora obedece o vice-governador. É marionete em suas mãos”, relatou.

Continuar lendo

Cotidiano

A convite de empresário, prefeita Socorro Neri faz visita ao Conjunto Universitário

Publicado

em

A candidata à prefeitura de Rio Branco pelo PSB, Socorro Neri se reuniu na manhã desta segunda-feira, 19, com os moradores do Conjunto Universitário.

A visita foi partilhada nas redes sociais pela candidata, que esteve acompanhada do presidente da Câmara Antônio Morais e do candidato Oton Sales (DEM). O convite de visita a Socorro Neri foi feita pelo empresário Dedé.

“Nossa segunda-feira começou cedinho em uma conversa com os moradores do Universitário, a convite do empresário Dedé. Na reunião também estiveram presentes o vereador Antônio Morais e o candidato Oton Sales. Muito obrigada pelo carinho e apoio que recebi de todos. Vamos seguir juntos por uma Rio Branco do futuro!”, relatou.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas