Menu

Setor de Turismo no Acre deve ser recuperado em até 40% após vacina da Covid-19

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Duramente impactado pela pandemia do novo coronavírus, o setor de turismo tenta se reerguer à medida em que os níveis de risco sanitário para Covid-19 vão promovendo a reabertura econômica do Acre. Carlos Simão Neto, presidente no Acre da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/Acre), calcula que o número de funcionários caiu aproximadamente 53% entre 2019 e 2020, após pesquisa junto a seis hotéis da capital acreana.


“Com a vacina, acreditamos numa volta de ocupação com crescimento de 40%, mas a performance que obtivemos em 2019 – acima de 54% de ocupação – devemos alcançar em 2022”, explicou.

Publicidade

Simão entende que além da vacina, há a necessidade de recuperação do mercado corporativo com um todo. “65% da ocupação dos hotéis em nossa cidade (Rio Branco) é fruto do turismo corporativo e não o turismo de lazer. Outro ponto importante é a retomada da malha aérea que tínhamos antes e que foi reduzida drasticamente, isso também influencia muito na ocupação; por último, a reabertura das fronteiras com os países vizinhos. O fluxo não é grande, mas ajuda a incrementar a receita dos hotéis, principalmente em datas comemorativas, feriados prolongados, férias e eventos da capital”, disse.


De acordo com o presidente da Confederação Nacional do Comércio, José Roberto Tadros, a maior parte das atividades que compõem o turismo brasileiro segue ainda sem perspectiva de recuperação significativa nos próximos meses, principalmente em virtude do caráter não essencial do consumo destes serviços. “A aversão de consumidores e empresas à demanda, somada ao rígido protocolo que envolve a prestação de serviços desta natureza, tende a retardar a retomada do setor”, ressalta Tadros. Até o fim de 2020, a Confederação projeta um saldo negativo de 42,7 mil estabelecimentos.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido