Menu

“Não brigo com pesquisa”

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

CLONO a frase acima do velho lobo da política acreana, Flaviano Melo (MDB): “não brigo com pesquisa”. Também não brigo. Os números do instituto de pesquisas Haverroth, de Porto Velho, mostram o que pesquisas anteriores já sinalizaram: o distanciamento dos candidatos do PSDB, PSB e PP, dos demais. O fato do candidato do PSDB, Minoru Kinpara, aparecer na frente, com 27, 7% das intenções de votos, não chega ser algo inusitado. E mostra uma recuperação que já era sentida, em pesquisas internas dos partidos. A prefeita Socorro Neri (PSB), com 19,8%, e Tião Bocalom (PP) com 19%, num empate técnico, também não chega ser um ponto fora da curva. Socorro disputa mais um mandato no poder, com apoio do governador Gladson Cameli, e ancorada numa grande coligação. O Tião Bocalom (PP) tem votos cativos, que lhe acompanham em todas as eleições. O seu diferencial é que nesta eleição não disputa só com a cara e a coragem, tem estrutura de campanha, o que nunca teve em pleitos anteriores, e o apoio de lideranças de peso como o senador Sérgio Petecão (PSD), e o deputado José Bestene (PP). Temos ainda 36 dias de campanha, e não é aconselhável a nenhum dos três candidatos que aparecem na disputa mais acirrada no andar de cima de se considerar cativo num eventual segundo turno. Lembrando sempre a máxima de que, pesquisa não elege ninguém, e o seu resultado registra o momento da coleta de dados. As nuvens passam e amanhã já é outro cenário, que pode até ser diferente do mostrado nesta pesquisa. Ou confirmar. E ponto final.


ANDAR DE BAIXO


TAMBÉM não há nada de anormal nos números dos candidatos que estão no andar de baixo da disputa pela prefeitura de Rio Branco. Roberto Duarte (MDB) quase sempre aparece na quarta colocação. Os seus 10,5% são um indicativo de que, a sua campanha não deu a decolada que a cúpula do MDB esperava. Costuma crescer ao longo das campanhas que disputou, a se saber se repete a dose na briga pela PMRB. 


REFLEXO DO PT


OS 3,5% do candidato do PT, deputado Daniel Zen (PT), podem ser vistos como o reflexo da fragorosa derrota do seu partido na última eleição, quando perdeu o poder após 20 anos. Zen é um excelente candidato, mas nesta campanha empurra um D-8 desligado ladeira acima, que é o PT. Todas as pesquisas mostram que, o estigma da rejeição petista ainda é muito forte.


CUMPRINDO O PAPEL 


O EX-DEPUTADO Jamil Asfury (PSC) aparecer com 2,6% está dentro do esperado. O PSC é um partido nanico e sem representatividade na capital. O empresário Jarbas Soster (AVANTE) com os seus 2,1% também estão no previsível. Mas como a sua campanha só vai para a rua na terça-feira, há toda uma possibilidade de crescer, porque tem forte estrutura de apoio.


DEVERIAM SE PREOCUPAR


MUITO EMBORA estejam embolados na disputa do andar de cima, a Socorro Neri (PSB) e o Tião Bocalom (PP) deveriam se preocupar. São as duas maiores rejeições na pesquisa. Neri registra a maior rejeição com 30,2%, e em seguida vem Bocalom com 22,3%. São números bem altos.


MENOR REJEIÇÃO


NO ANDAR de cima, quem registra a menor rejeição é o candidato a prefeito pelo PSDB, Minoru Kinpara, com 2,5% rejeitando o seu nome. Não deixa de ser uma posição mais cômoda. A pesquisa atingiu um universo de 620 entrevistas, e com margem de erro de 2%.


AVALIAÇÃO DE GOVERNO


O GOVERNADOR Gladson Cameli teve seu governo avaliado como ótimo e bom, na capital, por 41,8% dos entrevistados, que não é um número que possa ser considerado baixo. A sua aceitação é maior do que a da prefeita Socorro Neri, que ficou com 29,1% de ótimo e bom.


CONTINUA SURFANDO


O PRESIDENTE Jair Bolsonaro continua surfando na crista da onda da preferência do eleitorado da capital, onde entre ótimo e bom cravou 50,2% de aceitação. Navega em céu de brigadeiro.


NUNCA SOMAM


INSTITUTOS nacionais tradicionais como DATA-FOLHA, IBOPE, PARANÁ, nunca somam o regular com o ótimo é bom. Somar seria turbinar o percentual de um candidato para lhe agradar.


MÉDIA PONDERADA


OS NÚMEROS desta pesquisa não podem ser vistos como anormais, na verdade representam uma média ponderada, com as naturais oscilações, das pesquisas que foram realizadas até aqui. Os três candidatos da ponta sempre apareceram puxando o cordão das preferências.


NÃO CHEGOU AO POVÃO


QUALQUER UM tem o direito de ter alguma rejeição à prefeita Socorro Neri. É da democracia. Mas ninguém pode lhe tirar o mérito de em pouco tempo de gestão ter conseguido avanços, não é uma prefeita que possa ser considerada fraca. A questão é que as suas conquistas não chegaram ao povão, deveriam ter sido massificadas ao longo da gestão. Falhou na comunicação. E não é nem falta de um bom secretário de Comunicação, porque é seu estilo.


DEVERIA TER ALIADO


A PREFEITA Socorro não aliou a sua administração à política. Guardei essa frase ouvida de uma dos mais experientes políticos do estado. Um exemplo: duvido que, entre 10 pessoas, pelo menos três possam responder o que ela fez pela Educação. E, ela foi brilhante nesta área, todos os professores municipais são concursados. E poucos sabem. E, agora, o leite está derramado.


TAREFA NADA FÁCIL


E NÃO será tarefa nada fácil a prefeita Socorro Neri massificar as suas conquistas faltando 36 dias para eleição. Há uma antipatia natural da população com quem está no poder. E isso tem reflexos fortes na capital. E se o gestor não reverte isso se comunicando com a massa, complica para a sua imagem.


O BITTAR DANÇOU


O SENADOR Márcio Bittar (MDB) jogou as suas fichas, e chegou a anunciar que o governador Gladson apoiaria em Cruzeiro do Sul, o candidato a prefeito do MDB, Fagner Sales. Perdeu, Bittar! O Gladson comandou ontem uma caminhada de apoio ao candidato Zequinha (PP).


VAI SE AFUNILANDO


A DISPUTA pela prefeitura de Senador Guiomard ao que indicam os números, se afunilou em três candidatos: Rosana Gomes (PP), André Maia (MDB) e Gilson da Funerária (SD). A campanha entra agora na fase delicada de que vai levar vantagem quem menos errar.


PADRINHOS FORTES


CESSADA a sua licença maternidade, quem vai entrar agora na campanha da candidata Rosana Gomes (PP) à prefeita de Senador Guiomard, é a senadora Mailza Gomes (PP). Também estão na sua campanha o senador Sérgio Petecão (PSD) e o governador Gladson Cameli.


NÃO BRINQUEM COM O BOCALOM


CONVERSO com pessoas que já foram políticos, com políticos com mandato, com motoristas de táxis, com pessoas das mais diversas categorias, e posso afirmar que, o candidato a prefeito Tião Bocalom (PP) é um nome que não pode ser subestimado nessa disputa pela PMRB.


NÃO CONHECE NADA


UM VELHO AMIGO, que já foi deputado federal, secretário de estado, fez um comentário esta semana, que achei pertinente: “O Jorge Viana foi um prefeito que mudou a cara de Rio Branco, acontece que o eleitorado jovem não conheceu o que foi a capital antes e depois do Jorge.”


CONHECEU A FASE DE DECLÍNIO


O ELEITORADO jovem só conhece a fase de declínio do PT, nas esferas nacional e estadual.


FRASE MARCANTE


“Todo sapato bonito um dia se torna chinelo velho”. Ditado chileno.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.