Menu

Pesquisar
Close this search box.

Círio de Nazaré faz trajeto da procissão de São Sebastião

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em razão das restrições relativas à pandemia do novo coronavírus, a paróquia de São Sebastião, em Xapuri, realizará sem a presença de público as atividades relacionadas ao Círio de Nazaré, celebrado no segundo domingo de outubro em várias cidades brasileiras, com destaque especial para Belém do Pará.


Apesar de a data religiosa ser celebrada de maneira bastante modesta na cidade, a igreja católica realiza anualmente uma programação que consiste no translado da imagem entre o hospital e a igreja, na noite do sábado, e em uma pequena procissão que ocorre pelas ruas das imediações da paróquia, com a participação de devotos da Santa e de fiéis da comunidade local, no fim da tarde do domingo.

Anúncios


Neste ano, em razão da ausência do público, a paróquia não fará o trajeto entre o hospital e a igreja, mas realizará o translado da imagem, em carro aberto, a partir das 17 horas, pelas ruas do tradicional percurso da procissão de São Sebastião (ruas 24 de janeiro, Rodovaldo Nogueira, Coronel Brandão, 17 de Novembro, 6 de Agosto, Major Salinas e Benjamin Constant, finalizando na Igreja).


A organização do evento pediu às famílias que moram ao longo dessas ruas para organizar altares em locais estratégicos para prestigiar e homenagear Nossa Senhora de Nazaré, sem causar aglomerações e fazendo o uso de máscaras para evitar contaminações por covid-19.


Alguns fiéis têm uma ligação muito forte com a celebração de Nossa Senhora de Nazaré em Xapuri, como é o caso do professor aposentado Joacir Matos, que mesmo residindo em Rio Branco envia todos os anos o manto com que a imagem faz os trajetos que compõem a programação.


“O manto é confeccionado há 8 anos por uma excelente artesã chamada Silvânia Mota. Eu apenas compro material e ela concebe a ideia e produz. Nós fazemos isso com muito amor e com muita fé em Nossa Senhora de Nazaré”, explica o educador xapuriense.


A paróquia de São Sebastião passou cerca de 6 meses sem acesso do público às suas celebrações, que foram realizadas durante esse período por meio de transmissões pela internet. Nesse intervalo, o pároco Francisco das Chagas e duas funcionárias contraíram o coronavírus.


Mesmo com a autorização para o funcionamento dos templos religiosos com 30% da capacidade de público e outras medidas de prevenção à covid-19 ainda no mês de agosto, a igreja de Xapuri apenas foi reaberta aos fiéis no último dia 20 de setembro.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido