Conecte-se agora

Bittar diz que é ‘melhor’ deixar proposta do Renda Cidadã para depois das eleições

Publicado

em

Foto: Reprodução G1 

O senador Márcio Bittar (MDB-AC) afirmou nesta quinta-feira (8) que é “melhor” esperar o término das eleições municipais para apresentar a proposta do Renda Cidadã, o programa de transferência de renda que o governo federal deseja criar para substituir o Bolsa Família.

Neste ano, o primeiro turno das eleições de prefeitos e vereadores está marcado para 15 de novembro e, onde houver segundo turno, para 29 de novembro.

Bittar é o relator das propostas de Emenda à Constituição conhecidas como “PEC Emergencial”, que deve criar o Renda Cidadã, e PEC do Pacto Federativo, ambas em discussão no Congresso Nacional.

Com a sinalização feita pelo senador nesta quinta, as duas propostas devem avançar só a partir de dezembro.

A ideia de adiar a definição sobre o Renda Cidadã para depois das eleições já era debatida no governo e por parlamentares. Mas, Bittar chegou a falar que apresentaria a proposta na quarta-feira (7) e depois mudou o prazo para a próxima semana.

Distante de um acordo sobre como financiar o novo programa, Bittar anunciou que prefere esperar mais tempo, já que a “eleição não é um bom conselheiro”. A ideia do governo é o Renda Brasil começar no próximo ano, já que as últimas parcelas do auxílio emergencial devem ser pagas em dezembro.

“Se eu apresentar sozinho, não anda, não passa, não aprova. E esse momento da eleição… a eleição não é um bom conselheiro. Muitos deputados, senadores estão muito envolvidos com isso. Então, é melhor passar esse momento [da eleição] para que a gente sente à mesa, de novo, todos que precisam responder a esta questão e cheguemos a um consenso”, disse.
De acordo com o relator, essa espera pode ajudar a conseguir os apoios necessários no Congresso para a criação do novo programa social.

“Fazendo assim, penso que estou dando contribuição para que a gente, antes de terminar o ano, criemos o programa”, acrescentou Bittar.

O financiamento é o principal entrave para que o Renda Cidadã comece a tramitar no Congresso. Além de reunir benefícios que já existem, o governo pretende ampliar o valor mensal pago às famílias – e para isso, precisa indicar de onde virá o dinheiro adicional.

Anúncios

Cotidiano

Recepcionista, garçom e padeiro: SINE oferece 31 vagas de trabalho nesta segunda

Publicado

em

Nesta segunda- feira (19) o Sistema Nacional de Emprego do Acre (Sine) está disponibilizando 31 vagas de emprego em diversas áreas para a capital Rio Branco. Os candidatos devem ir até o Sine, localizado na OCA, para manifestar interesse.

Para se candidatar a uma das vagas, é necessário estar com o cadastro no Sine atualizado. Quem ainda não possui cadastro, deve ir ao órgão levando os documentos exigidos: Carteira de Trabalho, Identidade/CPF, Título de Eleitor, comprovante de escolaridade e de endereço.

O cidadão pode verificar se a vaga ainda está disponível através do telefone 0800 647 8182.

Continuar lendo

Cotidiano

Confira a agenda dos 7 candidatos à prefeitura de Rio Branco nesta segunda-feira

Publicado

em

Confira a agenda dos sete candidatos à Prefeitura de Rio Branco para esta segunda-feira (19). Entre os compromissos estão: bandeiraço, visita ao Mercado Municipal, reunião com apoiadores e gravação para material de campanha.

O policial federal e pastor Jamyl Asfury inicia o dia com visitas a empresas. À tarde reunião com moradores do bairro Rosa Linda e Recanto dos Buritis e encerra se reunindo com Bispo Manoel Miranda.

Já o candidato do PSDB à Prefeitura de Rio Branco, Minoru Kinpara, não informou quais serão seus compromissos nesta segunda-feira (19).

O candidato do MDB, Roberto Duarte, pela manhã, grava material de campanha e se reunirá com empresas, além de participar de visita com vereadores nos bairros Chico Mendes, Tancredo Neves, Aviário e Calafate, às 8h uma caminhada no bairro Quinze. À tarde se reúne com os coordenadores de campanha para um alinhamento

A prefeita Socorro Neri se reúne com colaboradores do Arasuper do Tangará e logo em seguida reunião com os funcionários da Panificadora do Dedê e depois reunião com o cadastro de reserva da PC. À tarde deverá se reunir com apoiadores na quadra do colégio Meta e encerra o dia com uma reunião dos candidatos do Podemos.

O candidato do Progressistas à Prefeitura de Rio Branco, Tião Bocalom se reúne com empresários e realiza caminhada às 8h na Floresta e depois se reúne com artesãos do comitê central. À tarde reunião com empresários e bandeiraço na Agroboi da avenida Ceará.

O candidato do Avante, Jarbas Soster, realiza ato no comércio Chico Mendes e encerra o dia com apoiadores na cidade do Povo.

O candidato do Partido dos Trabalhadores, Daniel Zen inicia o dia participando de entrevista no programa Balanço Geral, e depois realiza agendas na Feira do Manoel Julião e na área comercial do bairro Tucumã. Zen segue a tarde em caminhada no Mocinha Magalhães e finaliza o dia com professores.

Continuar lendo

Cotidiano

Após investigação, Polícia Civil prende autor de furto à prefeitura de Cruzeiro do Sul

Publicado

em

A Polícia Civil em Cruzeiro do Sul, por meio do Departamento de Investigação dos Crimes Contra o Patrimônio (DPATRI), cumpriu mandado de prisão na manhã deste domingo, 18, e conseguiu prender autor de furto ao prédio da prefeitura do município. O mandado de prisão preventiva foi expedido pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Cruzeiro do Sul.

O infrator escalou o prédio e arrombou a porta do Departamento Pessoal subtraindo vários objetos e danificou um televisor de 50 polegadas, além disso o infrator quebrou o vidro lateral traseiro de uma caminhonete pertencente a Secretaria de Agricultura.

Após tomar conhecimento do furto, a Polícia Civil deu início às investigações e chegou à autoria de A.B.C, o qual tem vários processos em andamento por crimes de furtos qualificados. Um desses crimes ocorreu na Regional Criminalística do Juruá.

O presidente do inquérito, delegado Geremias Oliveira, representou ao Poder Judiciário pela prisão preventiva do investigado, o representante do Ministério Público foi favorável à medida cautelar pessoal e o juiz decretou a prisão preventiva.

O delegado falou do trabalho investigativo que possibilitou a identificação e prisão do autor do crime. “Concluímos inquérito policial com sucesso, apuramos todas as circunstâncias, a materialidade e a autoria da infração penal e logramos êxito na prisão do autor”, finalizou Geremias.

O acusado foi encaminhado a Unidade Penitenciária Manuel Neri da Silva e ficará à disposição da Justiça.

Continuar lendo

Cotidiano

Após quadro de infecção de jogadores, CBF remarca jogo do Rio Branco para segunda (19)

Publicado

em

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) atendeu ao pedido do Rio Branco Futebol Clube e adiou a partida do Estrelão pelo Campeonato Brasileiro da Série D.

A partida que seria realizada neste domingo, 18, em Bragança, interior do Pará, contra o Bragantino, foi adiada porque 17 jogadores foram hospitalizados com sintomas de infecção intestinal, após jantarem em um restaurante no município paraense na noite de sábado.

Dos 17 atletas atendidos na UPA da cidade, 11 receberam atestados médicos, os impossibilitando de disputar a partida marcada para hoje.

A diretoria do Rio Branco registrou boletim de ocorrência na delegacia da cidade de Bragança, já que apesar de outras pessoas terem se alimentado no mesmo restaurante, não há registro de atendimento médico semelhante ao que ocorreu com a delegação do Rio Branco.

A partida foi remarcada para esta segunda-feira, 19, às 15 horas no estádio Diogão.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas