Menu

Xapuri registra 32 novos casos de covid-19 e põe Saúde novamente em alerta

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Secretaria Municipal de Saúde de Xapuri (Semusa) não divulgou o seu boletim diário nesta segunda-feira, 5, em virtude de dificuldades com o sinal de internet, mas informou por meio de comunicado que foram confirmados mais 32 novos casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas.


De acordo com a coordenação da unidade de referência para a covid-19 no município, o Centro de Saúde Félix Bestene Neto, os novos casos serão notificados à Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) apenas nesta terça-feira, 6. Um boletim com os dados detalhados poderá ser publicado ainda pela manhã.

Publicidade

Agora são 1.285 casos confirmados desde o dia 27 de abril, quando os dois primeiros pacientes foram diagnosticados com covid-19 no município. De lá para cá, 2.246 casos foram notificados ao Departamento Estadual de Vigilância em Saúde. Até o último boletim, 1.043 pessoas haviam vencido a doença em Xapuri.


Um profissional de saúde de Xapuri com quem o ac24horas conversou afirma que os números da cidade tendem a se manter em alta por um motivo simples: a saúde continua testando a população que procura atendimento enquanto em outros municípios isso já não ocorre com a mesma frequência.


“Temos nos mantido com alta incidência porque testamos, principalmente idosos, profissionais de saúde e segurança, estão sendo todos testados. Por isso, não vai diminuir. Agora, onde não estão fazendo testes a tendência é que caia mesmo, mas só na estatística”, afirmou, pedindo sigilo da identidade, o servidor.


Alto Acre

Xapuri é o município da regional do Alto Acre com o maior número de casos de covid-19, seguido por Brasiléia. Em todo o estado, a colocação é a quinta em quantidade de registros. Nos quatro municípios, já são mais de 3.500 casos confirmados com 55 mortes, de acordo com o Boletim Sesacre.


O Acre registra, até o momento, 73.883 notificações de contaminação pelo novo coronavírus, sendo que 45.184 casos foram descartados. Ainda restam 12 testes de RT-PCR aguardando análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) e pelo Centro de Infectologia Charles Mérieux.


Pelo menos 26.979 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 84 seguem hospitalizadas. Na regional do Alto Acre há apenas 4 leitos clínicos ocupados por pacientes de covid-19. No total do estado, 122 pacientes internados nos estabelecimentos monitorados pela Sesacre.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido