Conecte-se agora

Xapuri registra 32 novos casos de covid-19 e põe Saúde novamente em alerta

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Xapuri (Semusa) não divulgou o seu boletim diário nesta segunda-feira, 5, em virtude de dificuldades com o sinal de internet, mas informou por meio de comunicado que foram confirmados mais 32 novos casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas.

De acordo com a coordenação da unidade de referência para a covid-19 no município, o Centro de Saúde Félix Bestene Neto, os novos casos serão notificados à Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) apenas nesta terça-feira, 6. Um boletim com os dados detalhados poderá ser publicado ainda pela manhã.

Agora são 1.285 casos confirmados desde o dia 27 de abril, quando os dois primeiros pacientes foram diagnosticados com covid-19 no município. De lá para cá, 2.246 casos foram notificados ao Departamento Estadual de Vigilância em Saúde. Até o último boletim, 1.043 pessoas haviam vencido a doença em Xapuri.

Um profissional de saúde de Xapuri com quem o ac24horas conversou afirma que os números da cidade tendem a se manter em alta por um motivo simples: a saúde continua testando a população que procura atendimento enquanto em outros municípios isso já não ocorre com a mesma frequência.

“Temos nos mantido com alta incidência porque testamos, principalmente idosos, profissionais de saúde e segurança, estão sendo todos testados. Por isso, não vai diminuir. Agora, onde não estão fazendo testes a tendência é que caia mesmo, mas só na estatística”, afirmou, pedindo sigilo da identidade, o servidor.

Alto Acre

Xapuri é o município da regional do Alto Acre com o maior número de casos de covid-19, seguido por Brasiléia. Em todo o estado, a colocação é a quinta em quantidade de registros. Nos quatro municípios, já são mais de 3.500 casos confirmados com 55 mortes, de acordo com o Boletim Sesacre.

O Acre registra, até o momento, 73.883 notificações de contaminação pelo novo coronavírus, sendo que 45.184 casos foram descartados. Ainda restam 12 testes de RT-PCR aguardando análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) e pelo Centro de Infectologia Charles Mérieux.

Pelo menos 26.979 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 84 seguem hospitalizadas. Na regional do Alto Acre há apenas 4 leitos clínicos ocupados por pacientes de covid-19. No total do estado, 122 pacientes internados nos estabelecimentos monitorados pela Sesacre.

Anúncios

Cidades

Em Assis Brasil, Jerry Correia se reúne com categoria dos mototaxistas

Publicado

em

O candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) à prefeitura de Assis Brasil, Jerry Correia, se reuniu nesta semana com a categoria dos mototaxistas no município.

Entre as propostas apresentadas em favor da classe está o compromisso de realizar um estudo técnico para que novas concessões possam ser feitas.

O candidato petista também prometeu a construção de pontos nos bairros Bela Vista e KM 2, além da criação do Departamento Municipal de Trânsito e Transportes.

“Nossa campanha é de propostas e respeito ao eleitor. Enquanto alguns fazem barulho e perturbam os moradores, nós apresentamos o nosso projeto de gestão”, disse o candidato.

Jerry Correia disputa a prefeitura do município da tríplice fronteira com mais quatro candidatos. O atual prefeito, Zum (PSDB), o atual vice-prefeito, Zé Posto (PSD), Pilique (PCdoB) e João Jr. (MDB).

Continuar lendo

Cidades

Bira faz bandeiraço em bairro e diz que candidatos não são “donos de apoio do governo”

Publicado

em

O prefeito de Xapuri e candidato à reeleição, Ubiracy Vasconcelos, do PT, participou de um movimentado bandeiraço realizado no bairro Mutirão, no fim da tarde desta quarta-feira, 21, ao lado da candidata a vice-prefeita, Maria Auxiliadora (PSB), de vereadores do partido e de alguns secretários municipais.

Na busca pelo terceiro mandato em quatro eleições, Bira Vasconcelos afirmou a uma multidão de militantes e moradores do bairro que participavam da atividade que o trabalho que vem desenvolvendo em Xapuri o credencia à reeleição no próximo dia 15 de novembro.

Durante seu discurso, Bira disse que não é vantajoso para nenhum candidato dizer que o governador está ao seu lado como maneira de angariar apoio popular. Segundo ele, não é verdadeiro que exista “donos do apoio do governo”, mas que os mandatos de prefeito e governador pertencem ao povo.

A menção se refere à estratégia da candidata Carla Mendonça (PP) de usar uma imagem do governador na sua propaganda de campanha. O candidato do PT ressaltou que, independentemente de quem vença a eleição, o governo continua com o compromisso de ajudar o município.

O prefeito afirmou ainda que considera o atual governo parceiro de sua gestão, citando como exemplo a entrega de títulos definitivos a moradores do bairro Mutirão, que deve ocorrer até o fim deste ano, como resultado de esforços das duas esferas administrativas. Como Bira é candidato, os títulos serão assinados pelo governador.

Continuar lendo

Cidades

Carlos Venícius diz que Carla Mendonça faz terrorismo e “sobe nas costas do governador”

Publicado

em

O candidato do MDB afirmou também que o PT representa o continuísmo e que o PSD não traz novidade

O candidato do MDB à prefeitura de Xapuri, o advogado Carlos Venícius, elevou o tom de sua campanha e direcionou os canhões, antes voltados apenas para o candidato da situação, Ubiracy Vasconcelos (PT), para os demais adversários na disputa majoritária municipal, principalmente para a candidata do Progressistas (PP), Carla Mendonça.

Em live transmitida pelo Facebook, na noite da última terça-feira, 20, o emedebista desafiou os demais candidatos para um debate, afirmou que o candidato do PT, Bira Vasconcelos, representa o continuísmo; que Gessi Capelão, do PSD, não representa novidade, por estar 12 anos na política; e que Carla Mendonça, do PP, faz parte do grupo mais perseguidor da história de Xapuri.

Com referência à candidata do PP, Carlos Venícius afirmou que o povo “está com saudades da época da perseguição do PT a funcionários públicos”. Ele se referiu à maneira com que o grupo do deputado Antônio Pedro (DEM), marido de Carla Mendonça, conduz os órgãos estaduais no município desde que o atual governo chegou ao poder.

“No tempo do PT, os funcionários eram obrigados a balançar bandeira e ir para passeatas. O povo está é com saudades daquela época porque com vocês é pior. Agora, tem que postar no WhatsApp, tem que adesivar carro e tem que ficar pulando. Xapuri tá com saudade da época em que o PT governava os órgãos estaduais”, disse o candidato durante a transmissão.

O candidato do MDB também mandou um recado direto para o governador Gladson Cameli, que apareceu em vídeo postado recentemente por Carla Mendonça em sua página no Facebook manifestando apoio à candidatura da progressista e prometendo mais uma vez a construção da reivindicada ponte sobre o Rio Acre no município.

“Governador, o senhor não precisa que nenhum prefeito aqui seja do seu partido para fazer ponte não, pare com isso. O senhor está esquecendo que aqui nós também somos oposição e que aqui existem três partidos que também trabalharam pela sua eleição, não foi apenas um deputado não”, afirmou em tom de desabafo o candidato do MDB.

Carlos Venícius disse ainda que a candidata do PP “sobe nas costas do governador” e faz uma campanha baseada em pressão e perseguição contra servidores terceirizados e comissionados da estrutura estadual. “Ainda vou perguntar ao governador, um dia, se ele tem conhecimento das perseguições que ocorrem em Xapuri”, concluiu.

Até o fechamento desta matéria, Carla Mendonça (PP), Bira Vasconcelos (PT) e Gessi Capelão (PSD) não haviam se manifestado nas páginas de campanha, em suas redes sociais, sobre as afirmações do candidato do MDB. O ac24horas encaminhou pedido de informações sobre as ações de campanha a todos os candidatos e garante o igual espaço a todos.

Continuar lendo

Cidades

Advogado do PSOL acredita que candidaturas indeferidas em Xapuri serão validadas

Publicado

em

Após ter a maior parte das candidaturas para vereador indeferidas pela Justiça Eleitoral em Xapuri, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) conseguiu reverter quase todas as decisões.

Os indeferimentos ocorreram por falta de documentos exigidos como requisito para o registro dos candidatos. Alguns estavam pendentes com a quitação eleitoral, por exemplo.

Na tarde desta terça-feira, 20, alguns dos nomes que constavam na lista de inaptos do partido já apareceram como deferidos no site Divulgacand do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As informações foram confirmadas pelo advogado da Executiva Estadual do PSOL, Maxsuel Maia, que aguarda resposta positiva para as demais candidaturas até esta quarta-feira, 21.

“Tivemos algumas inconsistências nos registros, mas entramos com os Recursos Eleitorais, com pedido de retratação do juízo e, na tarde de hoje, quase todos já foram julgados e deferidos”, explicou.

Um dos candidatos indeferidos, no entanto, não conseguirá a aprovação de seu registro por possuir condenação penal ainda em cumprimento, o que o torna inelegível.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas