Menu

Pesquisar
Close this search box.

Ameaçado de impugnação, Isaac Piyãko diz que vai ganhar eleição de novo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Candidato à reeleição, desta vez pelo PSD, o indígena Ashaninka Isaac Piyãko diz que as pesquisas internas do município apontam a liderança de seu nome e afirma: “o índio vai ganhar de novo”.


Pyãnko ficou ainda mais confiante depois que o ex-prefeito de Marechal Thaumaturgo, Itamar de Sá (PT), retirou a candidatura e pôs no lugar a própria esposa, Carlene Sá. Segundo Piyãko, a população não aceitou bem o gesto de Itamar, o que para ele remete a uma antiga prática do PT.

Anúncios


“Aqui PT não tem poder de eleger quem indicar. Todos acharam uma falta de respeito dentro do próprio partido dele, onde há gente da terra e com história no PT, que poderia ser candidato. Agora o PT está rachado”, cita.


Piyãko foi eleito pelo MDB e no meio do mandato foi para o PSD. O candidato afirma que o eleitorado dele não se ressente dessa mudança. A coligação dele, que além do PSD conta com o PP, PCdoB, PSDB e Solidariedade , conta com 61 candidatos a vereador e busca eleger 5. A Câmara Municipal de Marechal Thaumaturgo tem 9 vereadores.


O carro chefe da campanha do candidato é o avanço no fortalecimento da agricultura familiar. Quer que a merenda escolar seja composta por itens da agricultura local.


Os outros candidatos de Marechal Thaumaturgo e são Carlene de Sá e Silvano Queiroz do PROS.


Mas para concorrer à reeleição, Piyãko terá que recorrer do pedido do Ministério Público, de impugnação da candidatura. Para o MP, ele é inelegível porque teve prestações de contas do mandato rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).


A promotora eleitoral Manuela Canuto de Santana Farhat, que pediu a impugnação cita que “no caso dos autos, no exercício do mandato de prefeito municipal, teve suas contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado, em decisão definitiva. Destacam-se as irregularidades insanáveis que configuram atos dolosos de improbidade administrativa”.


O candidato afirma não ter conhecimento do pedido feito pelo Ministério Público. “Não recebi nada sobre isso”, alega.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido