Conecte-se agora

Xapuri fecha semana com média superior a 10 casos diários de covid-19

Publicado

em

A semana que marcou o encerramento de setembro e o início de outubro trouxe de volta a média diária de novos casos do novo coronavírus em Xapuri para um patamar superior a 10 diagnósticos. Mesmo assim, a semana começou com 22 casos registrados na segunda-feira, (28/9) e chegou à sexta-feira, (3/10) com 10 confirmações de novas infecções.

Com os novos números, Xapuri atingiu 1.253 casos confirmados desde o início da pandemia, de acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), que contabiliza 15 óbitos em decorrência de complicações da doença. Foram 2.246 notificações feitas, das quais 987 foram descartadas. Há 1.033 pessoas monitoradas, uma das quais hospitalizada.

O município segue como o segundo colocado em incidência de covid-19, com taxa de 6.365,5 por grupo de 100 mil habitantes. De acordo com o coordenador de enfrentamento à pandemia no município, o enfermeiro Francisco Andrade, esse dado pode ser explicado pelo alta quantidade de testes realizados, medida que continua sendo mantida, segundo ele.

“ Não pisamos no freio na testagem da população. Não faltaram testes em Xapuri e agora estamos testando todas as pessoas do grupo de risco, além de funcionários da saúde e da segurança pública que procuram atendimento no centro de referência. Pode estar aí a explicação para os números da nossa incidência”, explicou o profissional.

Nesta semana, o promotor de justiça de Xapuri, Juleandro Martins de Oliveira, convocou uma reunião que contou com a participação de membros das forças de segurança pública, saúde, prefeitura e câmara de vereadores, além do próprio Ministério Público no município, cuja pauta foi a situação de instabilidade que ainda é observada quanto aos números da pandemia.

De acordo com o que a reportagem apurou, o MP quer fazer um plano de ação, envolvendo esses órgãos, para intensificar a fiscalização com medidas punitivas contra o descumprimento das normas de prevenção. O representante do MP não estaria satisfeito com o relaxamento da população e de estabelecimentos comerciais quanto ao cumprimento dos decretos.

Anúncios

Cidades

Justiça Eleitoral impede candidatura de Wilsilene Gadelha, do PP, em Mâncio Lima

Publicado

em

Foto: Divulgação 

O juiz eleitoral Marlon Martins Machado, da 4ª Zona Eleitoral, indeferiu o registro de candidatura de Wilsilene Gadelha, do PP, à prefeitura de Mâncio Lima.

Ele acatou pedido do Ministério Público Eleitoral, que alega impossibilidade da candidatura porque Wilsilene é casada com o irmão do atual prefeito Isaac Lima, do PT.

“Em razão disso, indeferido o pedido de registro de candidatura de Wilsilene Siqueira, para concorrer ao cargo de prefeito, pela Coligação Aliança Renovação e Esperança, no município de Mâncio Lima. Assim, estando irregular o pedido de registro ao cargo de prefeito indefiro o registro da chapa majoritária requerida pela Coligação Aliança Renovação e Esperança, consoante já registrado na sentença proferida nos autos do processo de registro do vice Rogério Correa”, destaca o magistrado.

Além do Ministério Público, a coligação MDB/PSDB município também havia pedido a impugnação com a mesma alegação: o parentesco da candidata com o atual prefeito e candidato à reeleição, o Isaac Lima (PT).

Ela só poderia levar a candidatura adiante se o cunhado prefeito, tivesse se afastado do cargo 6 meses antes do pleito, o que não foi o caso.

Continuar lendo

Cidades

Avião se parte ao meio após colidir contra vaca em pista improvisada no interior do Acre

Publicado

em

Um grave acidente envolvendo uma aeronave monomotor foi registrado na tarde desta sexta-feira, 16, na comunidade Novo Porto, às margens do Rio Muru, em Jordão (AC).

Segundo informações, o piloto identificado pelo nome de Edson, pousou em uma pista improvisada na comunidade para deixar encomendas e, enquanto decolava, uma vaca atravessou a pista que fica no meio de um campo e acabou colidindo com a aeronave. Com o impacto, o avião partiu ao meio ao cair a alguns metros da pista.

O piloto e o médico identificado como Robson Figueiredo que estavam no avião não ficaram feridos. A vaca morreu após ser atropelada pela aeronave.

Veja o vídeo:

Continuar lendo

Cidades

Alan Rick garante emenda ao MPAC para construção da sede do órgão em Assis Brasil

Publicado

em

O deputado federal Alan Rick (DEM) esteve reunido na tarde desta sexta-feira, 16, com a Procuradora-Geral de Justiça, Kátia Rejane de Araújo Rodrigues, o Secretário-Geral do Ministério Público, Promotor Rodrigo Curti e o Diretor de Finanças do Parquet, Reginaldo Prates, para tratar da destinação de suas emendas para o órgão em 2021.

À Procuradora, Alan Rick garantiu a destinação de R$ 750 mil para construção da nova sede do MPAC em Assis Brasil, além de apoio às ações de fortalecimento e combate à criminalidade.

“O Ministério Público realiza um importante trabalho de apoio à sociedade na garantia dos direitos do cidadão. Recebi o pedido da procuradora Kátia Rejane para apoiar a construção da sede da Promotoria em Assis Brasil e me comprometi em colocar uma das minhas emendas individuais de 2021 para esse projeto”, disse Alan Rick.

A outra solicitação defendida pela procuradora refere-se a recursos, via emenda de Bancada ou extra orçamentária para aquisição de equipamentos para o Núcleo de Apoio Técnico (NAT) e ao Grupo de Apoio Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

O MPAC também busca recursos junto ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD) do Ministério da Justiça com apresentação de projetos para fortalecimento do combate à criminalidade no Estado.

“Trata-se de uma ação de extrema importância que já tem o nosso apoio. Vamos ao Ministério da Justiça em Brasília para buscar a liberação desses recursos”, destaca Alan Rick.

A procuradora Kátia Rejane fez questão de agradecer o apoio do parlamentar aos projetos do Ministério Público Estadual.

“Uma grande alegria receber o deputado Alan Rick e apresentar a ele as necessidades do Ministério Público. O fortalecimento das nossas ações passa pela construção de unidades no interior. Uma delas é a promotoria de Assis Brasil, principalmente neste momento da questão dos imigrantes, para termos condições de dar um melhor atendimento à população”, disse Kátia Rejane lembrando que o apoio do deputado chega em um momento estratégico para fortalecer as ações do Parquet estadual.

Continuar lendo

Cidades

FCCV e Secretaria da Educação realizam serviços na Escola Maria José Bezerra

Publicado

em

A Fundação FCCV e a Secretaria da Educação de Cruzeiro do Sul realizaram nesta semana serviços de manutenção e reparos na Escola Municipal Maria José Bezerra fontes, situada na BR-364 (ramal do James). As ações visam qualificar a unidade de ensino, proporcionando melhores condições para profissionais da educação e estudantes.

Foram realizados serviços de reparos nas salas de aula, refeitório e cozinha, além de recuperação em toda a parte elétrica. Também foram feitos reparos na cobertura da escola e, para concluir, a ação realizou a pintura da unidade de ensino.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas