Conecte-se agora

MP Eleitoral pede impugnação da candidatura de Jailson Amorim, prefeito de Rodrigues Alves

Publicado

em

O Ministério Público, por meio da promotora eleitoral, Manuela Canuto de Santana Farhat, e o advogado Emerson Soares, que é candidato a prefeito de Rodrigues Alves pela coligação PTB/DEM, pediram nesta sexta-feira, 2, ao juiz titular da 4° Zona Eleitoral, Marlon Martins Machado, a impugnação da candidatura à reeleição do atual prefeito de Rodrigues Alves, Jailson Amorim (PROS).

Jailson Amorim, que já foi vice dos ex-prefeitos Burica (PT) e Sebastião Correia (MDB), assumiu a prefeitura de Rodrigues Alves no dia 29 de julho deste ano, 2 dias depois da morte de Correia, por infarto. Ocorre que, nos dois casos, não houve o período de 6 meses.

A promotora Manuela Canuto destaca que Jailson incide em uma causa de inelegibilidade que o impede de ser candidato, haja vista que exerceu o cargo de prefeito municipal por dois turnos consecutivos. “O candidato exerceu o mandato de vice-prefeito na legislatura de 2009-2012, vindo a substituir o titular, em 2011, por 30 dias, em virtude de afastamento deste por razões médicas. Em 2012, sagrou-se vencedor nas urnas, estando atualmente no exercício do mandato de prefeito (2013-2016). Agora, em 2016, o candidato foi eleito com 8.504 votos, alcançando 52,88% dos votos válidos. O entendimento perfilhado no acórdão regional está em consonância com a jurisprudência do TSE, segundo a qual “o vice que substitui o titular antes dos seis meses anteriores à eleição pode se candidatar ao cargo de titular e, se eleito, pode disputar a reeleição no pleito futuro”.

O Ministério Público alega ainda que em 2013, Jailson praticou ato vedado a vice prefeito. É considerado Ficha Suja no SisConta Eleitoral, que é uma ferramenta tecnológica de consolidação e busca de dados criado pelo Ministério Público Federal.

Ao ac24horas, Jailson Amorim diz que os advogados dele já estão providenciando a defesa e que a ação se trata de perseguição “de pessoas que não têm voto”, afirmou. Quanto à ação do Ministério Público, ele não falou nada.

Anúncios

Na rede

Gladson participa de carreata política em apoio à Zequinha e Henrique em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Uma carreata política promovida pela campanha eleitoral de Zequinha Lima e Henrique Afonso, candidatos à prefeitura de Cruzeiro do Sul, movimentou grana quantidade de apoiadores na manhã deste sábado, 24, na maior cidade do Vale do Juruá. A organização garante que foi a maior da história no município.

O governador Gladson Cameli foi um dos principais participantes, acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Nicolau Júnior e do atual prefeito, Clodoaldo Rodrigues. A carreata saiu da AC-405 e percorreu as principais ruas da cidade.

“Esse foi um momento histórico. Estamos contagiando Cruzeiro do Sul com a força do 11”, disse Henrique Afonso. O governador Gladson massificou seu apoio à candidatura de Zequinha e Henrique. “Apoio porque sei que é o melhor nome, são pessoas honestas, com história e trabalho em prol do povo. Cruzeiro do Sul merece alguém que trabalhe pela população. Estou com vocês”, falou.

Para o deputado Nicolau Júnior, a população sabe e conhece o melhor. “Festa linda essa de hoje, uma carreata com milhares de pessoas. Isso só mostra o quanto a população sabe que Zequinha e Nicolau são pessoas de caráter e são eles que farão a diferença”, enfatizou Nicolau.

O candidato Zequinha Lima agradeceu o apoio de todos os amigos que o apoiam. “Estamos recebendo tanto apoio de todos os lugares. Por onde passamos sentimos a energia das pessoas e a felicidade em saber que agora Cruzeiro do Sul tem uma oportunidade para mudar. Hoje essa carreata só vem para confirmar ainda mais o quando a força do 11 tem ganhado uma proporção cada vez maior. Obrigado todos vocês que estão comigo e com Henrique, e com União, Fé e Vontade de Fazer faremos uma Cruzeiro do Sul cada vez melhor”, finalizou.

Continuar lendo

Na rede

Cruzeiro do Sul é contemplada com vaga em nova etapa do Mais Médicos para o Brasil

Publicado

em

A 4ª chamada do 20º ciclo do Programa Mais Médicos para o Brasil começou nessa sexta-feira, 23, com a publicação da lista dos municípios elegíveis para recebimento de médicos aptos à reincorporação ao Projeto Mais Médicos para o Brasil.

Na lista, constam 351 municípios elegíveis e 802 vagas no total. Do Acre, apenas Cruzeiro do Sul, com o Distrito Sanitário Indígena do Alto Juruá, está contemplado nesta etapa com um médico.

Em seguida, no período de 26 a 28 de outubro, os gestores deverão acessar o Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP), por meio do endereço eletrônico https://maismedicos.saude.gov.br/loginExt.php para renovar seus Termos de Renovação e Adesão, confirmando as vagas disponíveis para seus municípios.

Continuar lendo

Na rede

Conselheiros do Sebrae realizam reunião itinerante com empresários em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

O Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Acre realiza a sua reunião itinerante em Cruzeiro do Sul com o objetivo de estar acompanhando todas as ações, atividades e investimentos de capacitações e orientações empresariais para o pequeno negócio. A diretoria do Sebrae no Acre entende que esta é uma forma de aproximar os conselheiros da realidade local, além de mostrar que a missão de promover a competitividade, o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e estimular o empreendedorismo está sendo cumprida.

Na manhã desta quinta-feira (22), os conselheiros, representantes de 15 instituições, visitaram uma indústria e um comércio e serviço, em Cruzeiro do Sul, para ouvir diretamente do empresário o resultado da parceria com o Sebrae e suas necessidades. “Ouvir o cliente também é interesse nosso, porque nós precisamos saber como o Sebrae está sendo parceiro, saber das dificuldades do empreendedor, das dificuldades locais. Cada conselheiro sai daqui com uma visão mais ampla do que é a responsabilidade de cada um”, disse o presidente do Conselho Deliberativo do Estado do Sebrae no Acre, José Adriano.

Para o diretor técnico, Lauro Santos, estas reuniões itinerantes são importantes para futuras parcerias. “Conhecer as ações como uma forma de prestação de contas daquilo que o Sebrae desenvolve na região e ver o impacto que o Sebrae promove nessas empresas é maravilhoso. Os conselheiros têm a oportunidade de verem as necessidades e demandas e, através das instituições que representam, proporem soluções junto ao Sebrae. Em Cruzeiro do Sul um produto que tem dado muito certo é o Sebraetec e as consultorias em apoio as indústrias ao comercio e serviço da região”, destacou.

Uma das atividades mais fortes na região do Juruá é o agronegócio, com projetos na área da farinha e produtos locais que tem rendido bons frutos. “Trazer inovações e desenvolvimento sustentável, gerando lucro, emprego e renda é fundamental para o Sebrae, que acredita nos produtos regionais”, ressaltou Francinei Santos, diretor administrativo e financeiro do Sebrae no Acre.

Após as visitas às empresas, os conselheiros se reuniram para deliberar sobre as ações e atividades para 2021.

Continuar lendo

Na rede

Prefeitura de Cruzeiro do Sul realiza pagamento de servidores nesta sexta-feira (23)

Publicado

em

Desde que assumiu a gestão, o prefeito Clodoaldo Rodrigues tem realizado o pagamento adiantado dos servidores da prefeitura de Cruzeiro do Sul. Neste mês, o pagamento acontece nesta sexta-feira (23), ao longo do dia.

Clodoaldo enfatizou que realizar os pagamentos de funcionários em dia tem sido um dos seus principais compromissos.

“Eu sei a importância do servidor receber seu salário em dia. Esse é meu principal compromisso, pois sei o quanto cada um deles se dedicam em prol da nossa cidade e da população. Ao longo do dia todos os funcionários vão estar com seu dinheiro na conta”, enfatizou o prefeito.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas