Conecte-se agora

Após protesto, Educação diz que terceirizada está bloqueada para receber pagamento

Publicado

em

Após funcionários terceirizados da empresa Maia e Pimentel realizarem manifesto na semana passada devido à atraso salariais, eles alegaram que ao menos 10 servidores que estavam no protesto foram demitidos. A secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) informou em nota de esclarecimento nesta sexta-feira, 2, que desconhece problema supostamente atribuído a demissões.

“Mas ainda que ele exista, a SEE não gerencia o quadro de funcionários da empresa contratada, já que o objeto do contrato é de prestação de serviços de mão-de-obra”, escreveu o secretário da pasta, Mauro Sérgio Cruz.

A secretaria ressalta que a Maia e Pimentel não apresentou as notas fiscais para realizar o pagamento dos meses de junho, julho e agosto, embora já tenha sido notificada a fazer isso, conforme exigido em contrato.

“Além disso, em razão da pandemia da Covid-19, a arrecadação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) foi reduzida em 13,56%, impactando diretamente no atraso do pagamento dos contratos, cuja fonte de recurso é o próprio Fundeb. No entanto, à medida que os recursos vão sendo depositados na conta da SEE, os pagamentos por, sua vez, vão sendo efetuados, conforme a ordem cronológica”, esclarece.

O gestor diz que no caso da empresa Maia e Pimentel, a SEE foi notificada da existência de bloqueio judicial de créditos, realizado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, referente a uma Reclamação Trabalhista que impede esta secretaria de realizar qualquer pagamento.

Anúncios

Destaque 4

Conselheiros do Sebrae realizam reunião itinerante com empresários em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

O Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Acre realiza a sua reunião itinerante em Cruzeiro do Sul com o objetivo de estar acompanhando todas as ações, atividades e investimentos de capacitações e orientações empresariais para o pequeno negócio. A diretoria do Sebrae no Acre entende que esta é uma forma de aproximar os conselheiros da realidade local, além de mostrar que a missão de promover a competitividade, o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e estimular o empreendedorismo está sendo cumprida.

Na manhã desta quinta-feira (22), os conselheiros, representantes de 15 instituições, visitaram uma indústria e um comércio e serviço, em Cruzeiro do Sul, para ouvir diretamente do empresário o resultado da parceria com o Sebrae e suas necessidades. “Ouvir o cliente também é interesse nosso, porque nós precisamos saber como o Sebrae está sendo parceiro, saber das dificuldades do empreendedor, das dificuldades locais. Cada conselheiro sai daqui com uma visão mais ampla do que é a responsabilidade de cada um”, disse o presidente do Conselho Deliberativo do Estado do Sebrae no Acre, José Adriano.

Para o diretor técnico, Lauro Santos, estas reuniões itinerantes são importantes para futuras parcerias. “Conhecer as ações como uma forma de prestação de contas daquilo que o Sebrae desenvolve na região e ver o impacto que o Sebrae promove nessas empresas é maravilhoso. Os conselheiros têm a oportunidade de verem as necessidades e demandas e, através das instituições que representam, proporem soluções junto ao Sebrae. Em Cruzeiro do Sul um produto que tem dado muito certo é o Sebraetec e as consultorias em apoio as indústrias ao comercio e serviço da região”, destacou.

Uma das atividades mais fortes na região do Juruá é o agronegócio, com projetos na área da farinha e produtos locais que tem rendido bons frutos. “Trazer inovações e desenvolvimento sustentável, gerando lucro, emprego e renda é fundamental para o Sebrae, que acredita nos produtos regionais”, ressaltou Francinei Santos, diretor administrativo e financeiro do Sebrae no Acre.

Após as visitas às empresas, os conselheiros se reuniram para deliberar sobre as ações e atividades para 2021.

Continuar lendo

Destaque 4

Moradores reclamam de serviço da prefeitura: “tiraram o asfalto e deixaram só no barro”

Publicado

em

Moradores da rua Gastão Lobão, localiza no bairro Nova Esperança, em Rio Branco, procuraram o ac24horas para reclamar de um serviço da prefeitura de Rio Branco. De acordo com os populares, a prefeitura, um mês atrás, chegou ao bairro, mexeu na rua, mas “desapareceu” sem concluir o serviço. Com a proximidade da chegada do período de chuvas, os moradores temem que a rua fique ainda pior do que era.

“Antes tinha asfalto cheio de buracos, mas tinha. O resto era só mato, eles abriram tudo tiraram o asfalto e deixaram assim só no barro, foram embora e não deram mais explicações. A gente precisa saber se vão voltar. Se começar a chover, vai ficar é pior, se não iam terminar era melhor não ter mexido”, diz um morador.

A reportagem procurou a prefeitura de Rio Branco. Por meio da assessoria, a gestão municipal informou que o serviço será concluído antes das chuvas. O secretário adjunto de Infraestrutura (Seinfra), Marcos Vinícius, afirmou que a rua receberá intervenção para a conclusão do trabalho de melhoria na próxima semana.

Continuar lendo

Destaque 4

Pedro Longo faz visita a Francisco Djalma e reafirma importância da parceria institucional

Publicado

em

O recém-empossado deputado estadual Pedro Longo (PV) fez visita de cortesia ao presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargador Francisco Djalma, nesta quinta-feira, 22.

Durante a conversa, o deputado parabenizou o presidente pela eleição para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na função de membro titular, na classe desembargador do órgão eleitoral.

Djalma, por sua vez, desejou um bom mandato ao deputado recém-diplomado e reafirmou a importância das parcerias institucionais nos programas e projetos desenvolvidos pelo Judiciário.

Assim que tomou posse no cargo, Pedro Longo assumiu a presidência da Comissão de Defesa do Consumidor na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).

O parlamentar tem demonstrado também o interesse em apoiar iniciativas sociais e filantrópicas, como as que são desenvolvidas pela maçonaria acreana, instituição da qual faz parte.

Na semana passada, Longo visitou a Grande Loja Maçônica do Estado do Acre (Gleac), quando foi recebido por representantes da ordem e colocou o seu gabinete à disposição das ações da irmandade.

Pedro Longo requereu a aposentadoria voluntária da magistratura em 2013, depois de atuar como juiz nas comarcas de Xapuri e Sena Madureira, antes de sua promoção à titularidade da 1ª Vara de Família da Comarca de Rio Branco.

Continuar lendo

Destaque 4

Reabertura de escolas privadas no Acre só depende do Comitê Covid-19, diz secretário

Publicado

em

As escolas particulares do Acre querem retomar o mais brevemente as atividades presenciais. No entanto, segundo o secretário de Estado da Educação, Mauro Sérgio, esse calendário depende unicamente do Comitê de Combate à Covid-19.

Havia uma data estabelecida para reabertura das escolas particulares, que seria nesta sexta-feira, dia 23 de outubro, mas o secretário não confirma: “ainda não sabemos. Está nas mãos do Conselho Covid”, disse ele ao ac24horas. “São eles que decidem”, completou.

O secretário diz ainda que as demais redes seguem com atividades remotas. “As redes estadual e municipal continuarão com o ensino a distância. Presencial só em 2021”, afirmou.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas