Menu

Pesquisar
Close this search box.

Triunvirato vai mover a campanha do PT à prefeitura de Rio Branco

Todos os olhos críticos desta eleição estarão voltados para a candidatura do PT, apresentada para disputar a prefeitura de Rio Branco. Há toda uma expectativa em torno de qual será o tamanho da faixa eleitoral na capital, a ser ocupada pelo candidato à PMRB, deputado Daniel Zen (PT), na primeira participação petista num processo eleitoral depois de perder o poder. Ainda é cedo para se antever, porque a campanha está nos primeiros passos. O PT não só viu o seu grande arco de aliança – a FPA – desabar depois da derrota para o governo do estado, como também ficou restrito a aliados mais ideológicos, como o PCdoB e o PSOL. O PT sempre teve um eleitorado bem amplo na capital, mesmo quando foi derrotado para a PMRB. Vai manter? Qual será o tamanho da perda? É a pergunta que só as urnas podem responder. O candidato Daniel Zen (PT) está confiante no prestígio das principais lideranças do partido, o triunvirato formado pelo ex-senador Jorge Viana, e os ex-prefeitos Raimundo Angelim e Marcus Alexandre, para alavancar a sua candidatura. Zen está com uma campanha publicitária leve, moderna, procurando levar ao eleitorado a confiança nos seus projetos. “Vamos fazer uma campanha alegre e sem rancor,” promete o deputado Daniel Zen (PT). O que estará em jogo também para o PT é de que tamanho sairá desta eleição, porque este tamanho será um dado para projetar as disputas para governador e senador, em 2022.


DEBATES NA CORDA


OS DEBATES na televisão estão na corda bamba por conta da COVID-19. São importantes.


RELAÇÃO DETERIORADA


A DENÚNCIA de que a SEPLAG vaza dados dos servidores para a AVANCARD, empresa que faz empréstimos aos funcionários estaduais, mostra que as relações do vice-governador Major Rocha continuam esgarçadas dentro do governo. E tendem piorar por conta da eleição.


REFLETINDO AS REDES


NÃO AFIRMO que houve fraude, por não ter documento que comprove. Que fique claro! Apenas retrato as críticas das redes sociais achando estranho o pulo da noite para o dia do candidato a prefeito, deputado Roberto Duarte (PMDB) de 7% para 16%, na pesquisa da BIGDATA, na TV-GAZETA. Por não endossar as acusações é que não procurei ouvir o parlamentar. Ponto final.


MAIS ESTRANHO AINDA


E AINDA o candidato Tião Bocalom (PP), aparecer com míseros 9%, também recebeu críticas.


NÃO DISCUTO PESQUISA


COMO JORNALISTA retrato situações, mas não discuto pesquisas. Mesmo porque toda pesquisa retrata o momento. A pesquisa da BIGDATA já caducou, porque vivemos em outro momento. E vamos esquecer isso e acompanhar o desenrolar da campanha.


NÃO DESABOU


AO CONTRÁRIO do que vinha sendo dito por adversários, a candidatura a prefeito do Minoru Kinpara (PSDB) não desabou, e permanece num patamar de votos consolidados, e de baixa rejeição ao nome. O Minoru continua muito forte na disputa de uma vaga no segundo turno.


COORDENADOR DE CAMPANHA


OS PETISTAS esperam que o nome do Léo de Brito (PT) seja confirmado para ocupar a vaga de deputado federal, para ele se mudar à Brasiléia e participar da coordenação da candidata Fernanda Hassem (PT), que disputa a reeleição. Jorge Viana também vai acampar em Brasiléia.


DERROTAR O MÁRCIO


NINGUÉM TEM HOJE mais ideias contrárias ao PT; ninguém é mais bolsonarista entre os parlamentares acreanos, que o senador Márcio Bittar (MDB), e como o Bittar apoia a Leila Galvão (MDB) a prefeita, será uma glória derrotá-los, disse ontem um cardeal petista ao BLOG.


CONFRONTO DE IDÉIAS


Para o PT virou questão principal tentar reeleger os prefeitos Bira Vasconcelos (Xapuri), Fernanda Hassem (Brasiléia) e, Isac Lim (Mâncio Lima). São metas prioritárias. Porque perder estas prefeituras seria um golpe com reflexos em 2022. Os petistas não estão errados.


PRESERVAR MANDATOS


O PT vai jogar todas as suas forças para preservar as prefeituras petistas,  nada mais natural.


 IMPORTA O DESEMPENHO


O VEREADOR João Marcos Luz (MDB) é de direita, e bolsonarista. O vereador Rodrigues Forneck (PT) é de esquerda, crítico do bolsonaro; mas, as ideologias conflitantes não impediram de ambos estarem entre os melhores vereadores desta legislatura.


CADA QUAL NO SEU QUADRADO


NEM TODOS concordam com as ideias políticas dos vereadores Marcos Luz (MDB) e Rodrigo Forneck (PT), mas ninguém pode negar que, as suas atuações justificaram os votos recebidos, com boa produção parlamentar na Câmara Municipal de Rio Branco. E ativos nos debates.


NENHUM POUCO ABALADO


O CANDIDATO a prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PROGRESSISTAS), não ficou abalado com a repentina e inexplicável baixa dos seus números na pesquisa da BIGDATA. Como já sofreu o mesmo processo em outras eleições e foi bem votado, diz que isso só lhe deu mais incentivo.


MUITO DA PROJEÇÃO


O EX-PREFEITO Marcus Alexandre (PT) teve muito da boa projeção na mídia ao belo trabalho profissional da então secretária de Comunicação da PMRB, Andréia Forneck. O mesmo acontece agora com a jornalista Silvânia Pinheiro, na projeção do governo Gladson Cameli.


REFERÊNCIA NO PT


O CERTO é que o Marcus Alexandre saiu da prefeitura em alta, sem deixar inimigos, é querido da população e é sem dúvida hoje a maior referência eleitoral do PT, na capital.


MULHERES NA DISPUTA


EM SENADOR GUIOMARD está acontecendo uma disputa na prefeitura por duas mulheres, e ambas bem projetadas nas avaliações: Rosana Gomes (PROGRESSISTAS) e Branca Menezes (PSDB). Com um plus para a candidata Rosana Gomes, pela maior estrutura de campanha.


 CAMPO MASCULINO


NO CAMPO MASCULINO a polarização em Senador Guiomard é entre o prefeito André Maia (MDB) e o vereador Gilson da Funerária (SD). Um dado: André foi dedurado por Gilson junto à PF, numa gravação que redundou na prisão de André, mas este voltou ao cargo. E tem troco.


ELEIÇÃO DISPUTADA


Em SENADOR GUIOMARD teremos uma das eleições mais disputadas por quatro candidatos: Rosana Gomes, André Maia, Gilson da Funerária, e Branca Menezes, sem um favorito.


ÚNICOS QUE CONHECEM


DANDO UMA OLHADA nos nomes que vão integrar a coordenação da candidatura da prefeita Socorro Neri, os únicos que conhecem o cenário eleitoral da capital, e podem dar uma efetiva colaboração, são o ex-deputado Ney Amorim, e o assessor político Moisés Diniz.


POLÍTICA NÃO É PARA FURAR OLHOS


A POLÍTICA costuma separar amigos, ex-parceiro de gestão, por causa até de um comentário comum nas redes sociais. Pessoal, isso é apenas uma eleição, não é uma guerra de fura olhos.


 ASSUNTO ENCERRADO


SOBRE A PESQUISA BIGDATA para a PMRB, embora continuem pipocando e-mails na minha caixa, eu não comento daqui em diante o assunto. Já estamos em outro momento eleitoral.


GRANDE BALELA


FUI O PRIMEIRO a se insurgir contra a CPI defendida com unhas e dentes pelo deputado Jenilson Leite (PSB), como um instrumento que obrigaria a ENERGISA a baixar a conta de luz. Disse que era jogo de cena. E foi. A CPI acabou sem nada prático para minorar o bolso do consumidor. Os preços voltaram a disparar. E vai ficar por isso, porque estamos no Acre, terra do arrocha, do descontrole.


DISPUTANDO


Há uma disputa para ver quem aumenta mais o preço: energia, arroz ou combustível?


RUMO CERTO


O CANDIDATO a prefeito Jarbas Soster (AVANTE) está fazendo o papel que deve ser feito a quem é oposição à atual gestão municipal, apontar as carências dos bairros e soluções. A crítica tem que ser dura, mas em cima da gestão, e não da gestora, para não virar algo pessoal.


PAPEL DOS ALIADOS


A PREFEITA SOCORRO tem pontos na sua gestão importantes, mas que não foram divulgados massivamente, e por isso; não conseguiram chegar numa maior amplitude à população. Vamos ver se os seus marqueteiros terão a competência de projetar suas conquistas mal divulgadas.


CHUVA DE PESQUISAS


TODOS OS PARTIDOS estão com pesquisas internas, fazendo o acompanhamento diário dos seus candidatos. Por isso, fica difícil se fazer pesquisa para turbinar este ou aquele candidato, porque dá na vista. Isso dava para ser feito quando se tinha um ou dois institutos de pesquisa.


CAMPANHA É CAMPANHA


CAMPANHA é campanha, um fato novo pode colocar quem está em cima no andar de baixo, num piscar de olhos, mas no cenário atual a prefeita Socorro tem potencial de chegar ao segundo turno da eleição na capital. Por disputar novo mandato no poder e ter o apoio do Gladson.


FOCO PRINCIPAL


O CANDIDATO A PREFEITO DE Rio Branco, Jamyl Asfury (PSC) tem foco principal no eleitorado evangélico, onde é Pastor e bem relacionado no meio. Deve ser bem votado neste segmento.


RODADAS CONFIRMADAS


EM FASE de organização as rodadas de entrevistas com todos os candidatos a prefeito de Rio Branco, que devem acontecer no ac24horas. Como o site não tem compromisso com nenhum dos candidatos, mas com a democracia, será uma maneira do eleitor conhecer o candidato.


FRASE MARCANTE


“Uma pessoa pode enganar muita gente durante certo tempo; pode até mesmo enganar algumas pessoas todo o tempo; mas não será possível enganar para sempre”. Abraham Lincoln. A frase é aplicável como uma luva à classe política brasileira.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.