Menu

Escolas privadas do Acre com 13 mil alunos planejam retomar aulas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Representantes de escolas particulares do Acre planejam retomar as aulas presenciais ainda este ano. As instituições garantem já ter tomado todos os protocolos necessários para receber os alunos. A prioridade, neste momento, são aos estudantes do 3° ano, que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e alunos com alguma deficiência no aprendizado.


Após seis meses sem aulas presenciais devido à pandemia do novo coronavírus, a retomada vem sendo discutida entre as instituições particulares, o Conselho de Educação e o Comitê do Pacto Acre sem Covid. No total, o Estado possui 40 escolas privadas sindicalizados e 13 mil alunos matriculados.

Publicidade

O objetivo é retornar de forma escalonada, obedecendo os protocolos de segurança, como distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel, além de usar apenas 30% da capacidade do público. Em entrevista concedida à Rede Amazônica nessa semana, a presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Acre (SINEPI), Elizabeth Costa, informou que a prioridade é a segurança dos alunos.


“Já fizemos todo um preparo com essas pessoas, professores, colaboradores, para assim que possível retornar. Já temos todas as condições estruturais e físicas para poder fazer isso”, explicou.


Alunos que fazem parte do grupo de risco devem continuar em casa. “O plano de retomada vai ser algo escalonada, de rodízio e a pessoa vai ter a opção de ficar em casa ou vir pra escola. Só penso que a gente tem que dar o direito de opção pras pessoas”, disse a presidente.


Em contrapartida, as escolas da rede pública já anunciaram que a retomada das aulas presenciais deve ocorrer somente em 2021.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido