Conecte-se agora

Juiz pede que candidatos denunciem interferência de facções e diz que quem contrata grupo para denigrir adversários será acionado

Publicado

em

Foto: ac24horas/Sérgio Vale

O juiz eleitoral Giordane Dourado, presidindo a reunião que antecedeu a assinatura do Termo de Compromisso em combate à desinformação (fake news) nas eleições, afirmou na manhã desta terça-feira, 29, na Sede da Polícia Federal, que terá uma atuação dura e enérgica contra crimes eleitorais.

O magistrado afirmou aos 7 candidatos a prefeito de Rio Branco que ficará responsável pela Propaganda e terá poder de polícia para garantir a lisura do processo eleitoral. “Peço o compromisso número 1 as candidatos, a garantia de uma eleição limpa, integra e paritária. Muitas vezes as forças da justiça são vistos como opressores. As regras eleitorais não são regras criadas pelo MP, pela polícia, são feitas pelo povo, pelo parlamento e devem ser respeitadas”, destacou.

Dourado destacou que a justiça eleitoral e a Polícia Federal estão atentos sobre a possibilidade das facções criminosas interferirem nas eleições. “Há um movimento de grupos criminosos para manipular o processos eleitoral. Seja impedindo que um candidato faça campanha ou de qualquer outra forma. As forças de segurança estão atuando. Se sentirem essa pressão por parte de facção, denunciem. Ameaçou candidato ou partido, formalize a denuncia pra gente. Contextualizando de onde vem essa denuncia e identificar a localidade de onde vem a demanda”, explicou.

Reforçando o combate a irregularidades, Giordane disse que a justiça eleitoral tem poder de polícia e quando existirem evidências, será dura contra ilicitude e destacou que uma portaria regulamentando a venda de combustíveis para evitar abusos. Ele destacou a da que os comitês eleitorais serão fiscalizados.

Dourado tirou algumas dúvidas em relação o que é vedado e permitido nas eleições. Uma delas foi sobre o uso de carro de som. “Isso não pode mais ser feito de forma isolada. Só pode ser usado numa caminhada, carreata ou passeata. Se circular aleatoriamente será acionado e apreendido”, enfatizou.

Foto: ac24horas/Sérgio Vale

Sobre a campanha na internet, o magistrado relatou que está liberada desde que não seja pago. Mas ressaltou que o impulsionamento de conteúdo está liberado desde que seja contratado diretamente com a plataforma. “Pode se fazer campanha na internet desde que não seja pago. O impulsionamento deve ser contratado diretamente com o Facebook ou qualquer outra rede . O impulsionamento não pode ser ser propaganda negativa. A legislação não proíbe campanha no WhatsApp e demais redes, mas sem disparos em massa”, frisou enfatizando que a propagação de fake news pode render uma prisão e condenação de até 8 anos em regime fechado.

O juiz também chamou atenção e afirmou que é crime contratar pessoas para ficar difamando os adversários na rede. “Quem contrata esse grupos, prática crime e responderá com o rigor da lei”, disse.

Anúncios

Cotidiano

A convite de empresário, prefeita Socorro Neri faz visita ao Conjunto Universitário

Publicado

em

A candidata à prefeitura de Rio Branco pelo PSB, Socorro Neri se reuniu na manhã desta segunda-feira, 19, com os moradores do Conjunto Universitário.

A visita foi partilhada nas redes sociais pela candidata, que esteve acompanhada do presidente da Câmara Antônio Morais e do candidato Oton Sales (DEM). O convite de visita a Socorro Neri foi feita pelo empresário Dedé.

“Nossa segunda-feira começou cedinho em uma conversa com os moradores do Universitário, a convite do empresário Dedé. Na reunião também estiveram presentes o vereador Antônio Morais e o candidato Oton Sales. Muito obrigada pelo carinho e apoio que recebi de todos. Vamos seguir juntos por uma Rio Branco do futuro!”, relatou.

Continuar lendo

Cotidiano

Ex-deputado Heitor Júnior deixa hospital e segue rifando brindes para quitar tratamento

Publicado

em

O ex-deputado estadual do Acre, Heitor Júnior Macêdo deixou o hospital em que estava internado em estado crítico de infecção pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). No entanto, a família relata que segue custeando o tratamento e também a reabilitação do ex-parlamentar. Por isso, a rifa beneficente continua.

“Deus é maravilhoso em sua infinita glória, aos seus sempre dá uma segunda chance enquanto a nossa missão não estiver cumprida. Meu irmão já deixou o hospital, esta em processo de reabilitação e em breve estará a todo vapor em nosso meio”, escreveu o irmão Fábio Mendes Macêdo.

Para a família, a palavra que fica neste momento é gratidão. “A Deus, familiares, amigos, simpatizante das causas sociais, dos que contribuíram e contribuem financeiramente e com orações”.

De acordo com os familiares, a Covid-19 que acometeu o ex-deputado está quase vencida, mas resta vencer os custos de hospitais no Acre e São Paulo. “Vamos vencer também juntos os custos de todo esse tratamento, a vida foi o nosso primeiro objetivo, agora é sanar hospitais Rio Branco e São Paulo, assim te convido a participar da Rifa Beneficente que estamos realizando, com fé e solidariedade, venceremos mais esta etapa, e lição de vida”.

A família agradeceu ainda todos que direta ou indiretamente estão participando da corrente pela vida de Heitor Júnior.

Continuar lendo

Cotidiano

Zen e Ezequiel conversam com comerciantes do Rui Lino, Tucumã e Manoel Julião

Publicado

em

O candidato à prefeitura de Rio Branco pelo Partido dos Trabalhadores, Daniel Zen, e o seu candidato a vice, Cláudio Ezequiel (PSOL) visitaram na manhã desta segunda-feira, 19, uma visita a moradores e comerciantes dos Bairros Rui Lino, Tucumã e Manoel Julião.

A visita foi compartilhada nas redes sociais pelo candidato. Zen aproveitou para apresentar aos moradores o seu plano de governo e as suas principais ideias para educação, saúde e economia.

“Caminhadas no Manoel Julião, Tucumã e Rui Lino! Vote 13 e vamos juntos construir uma Rio Branco mais feliz!”, escreveu.

Continuar lendo

Cotidiano

Em caminhada pelo Esperança, Minoru conversa com moradores e comerciantes

Publicado

em

O candidato à prefeitura de Rio Branco pelo PSDB, Minoru Kinpara, realizou na manhã desta segunda-feira, 19, caminhada pelo Conjunto Esperança com apoiadores e aproveitou para conversar com os moradores e comerciantes do Mercado Municipal.

A visita foi compartilhada nas redes sociais pelo candidato. Ele falou acerca do seu plano de governo e afirmou que tem em seu plano a construção de mais quatro novos mercados municipais e a revitalização dos já existentes.

“Em nossa caminhada pelo Conjunto Esperança parei para conversar com os produtores rurais do Mercado da Estação. Além dos 4 novos mercados municipais que queremos construir, temos planos de revitalizar os já existentes para garantir mais conforto e comodidade para quem produz”, afirmou.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas