Menu

Pesquisar
Close this search box.

Dia do Farmacêutico: papel de extrema importância no combate à Covid-19

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A pandemia da Covid-19 vai ficar marcada para sempre na vida dos profissionais da saúde que combateram e combatem o vírus que mudou a rotina do mundo. Alguns na linha de frente, como médicos, enfermeiros e auxiliares, e outros que também possuem papel essencial na luta contra a pandemia. Um deles é o farmacêutico. Dia 25 de setembro é o dia em que homenageia esse profissional que está presente em mais de 130 especialidades.


No Acre, existem atualmente 550 farmacêuticos ativos inscritos no Conselho Regional de Farmácia atuando na gestão pública, Drogarias, Farmácias de Manipulação, Hospitais e Clínicas, no Judiciário, entre outros. As especialidades farmacêuticas são agrupadas em 10 linhas de atuação: alimentos; análises clínico-laboratoriais; educação; farmácia; farmácia hospitalar e clínica; farmácia industrial; gestão; práticas integrativas e complementares; saúde pública e toxicologia. Recentemente foram incluídas, através de Resoluções, Floralterapia, Perfusão Sanguínea, Saúde Estética e Vacinação.

Anúncios


O farmacêutico que pode trabalhar com pesquisa, manipulação, microbiologia, atuar nas Forças Armadas, Vigilância Sanitária, Ministério da Agricultura e Pecuária, Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde, e Ministério da Saúde possui relevância profissional e tem a sua importância na equipe de saúde, pois promove qualidade nos serviços.


Esses profissionais atuaram bravamente nas farmácias hospitalares, drogarias, laboratório e na pesquisa. Em um momento de incertezas, entre ivermectinas, hidroxicloroquinas, oseltamivir, dexametasonas, estava o farmacêutico orientando os pacientes e levando os cuidados necessários para evitar reações adversas, interações medicamentosas, subdoses, intoxicações.


Infelizmente, nem tudo é motivo de comemoração. De acordo com Isabela Sobrinho, presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Acre, a luta dos profissionais é por valorização. “Estamos em negociação com o Sindicato do Comércio e Varejista para aprovar o Piso Salarial do Farmacêutico, através de Convenção Coletiva, pois o valor pago atualmente não condiz com as responsabilidades e demandas inerentes a profissão. Além disso, também estamos buscando melhorias salariais na Gestão Pública, através do Plano de Cargos e Carreiras. Somos um profissional versátil q possui amplo conhecimento em diversas áreas, porém pouco valorizados”, afirma.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido