Conecte-se agora

Governo do Amazonas volta a fechar bares e balneários em Manaus

Publicado

em

O Governo do Amazonas voltou a decretar o fechamento de bares e balneários em Manaus. A medida foi anunciada nesta quinta-feira (24) e ocorre, segundo o governador Wilson Lima, após aumento no número de internações nas unidades de saúde. As restrições devem durar 30 dias, a partir desta sexta (25). Manaus tem 48.389 pessoas infectadas pelo novo coronavírus desde o início da pandemia e começou a flexibilizar o isolamento social em junho. As aulas presenciais nas escolas públicas estão mantidas.

De acordo com governo, há uma tendência de aumento de casos de Covid-19, observada nas últimas semanas devido, principalmente, a aglomerações, segundo a vigilância epidemiológica.

O estado do Amazonas contabilizou 9 mortes por dia na última semana — a variação foi de 39% em relação à média de 14 dias anteriores.

“Estamos tomando hoje medidas restritivas e fechamento de estabelecimentos para priorizar o que é importante. Não vou deixar balada aberta e escola fechada”, disse o governador em entrevista coletiva nesta quinta-feira.

A medida, que ainda será publicada no Diário Oficial do Estado, vai suspender funcionamento de bares que não tenham funcionamento primário como restaurantes. Lojas de conveniência e restaurantes poderão funcionar até as 22h.

Também fica suspenso o funcionamento de:

– praias,

– balneários

-casas de show

– flutuantes

Bares, balneários e restaurantes de Manaus já estavam reabertos ao público desde de junho, quando teve início o 4º ciclo de reabertura do comércio.

Aumento de casos

No dia 11, o governo havia divulgado uma desaceleração na queda de casos. A diretora-presidente da Fundação de Vigilância e Saúde (FVS-AM), Rosemary Pinto, afirmou que as aglomerações são os principais vetores de transmissão identificados pelo órgão nas últimas semanas.

De acordo com ela, na ocasião, havia “um pequeno crescimento no número de casos atendidos em unidades privadas de saúde, principalmente em pessoas das classes A e B”.

Até esta quarta-feira (24), o número de pacientes internados com Covid-19 era de 298, sendo 199 em leitos clínicos (82 na rede privada e 117 na rede pública), 96 em UTI (45 na rede privada e 51 na rede pública) e três em sala vermelha, estrutura voltada à assistência temporária para estabilização de pacientes críticos.

A taxa de ocupação na rede privada é de 65,17% em leitos de UTI e 64,74% em leitos clínicos. Já na rede pública, a ocupação de leitos UTI chega 72 % e 40,36% em leitos clínicos.

“Temos uma tendência de casos da Covid, o que nos acende um alerta”, afirmou o governador.

Covid-19 no Amazonas

O governo do estado informou, por meio de nota, que os dados apontam uma alta na média móvel de internações pela doença após meses de queda, mas descartou que o estado esteja vivendo uma segunda onda da doença.

A primeira onda ocorreu durante os meses de abril e maio, quando o sistema público de saúde entrou em colapso, com quase 100% de ocupação. A capital amazonense acabou sofrendo colapso, também, no sistema funerário e o número de mortes ficou 108% acima da média histórica.

Os dois hospitais abertos emergencialmente em Manaus para atender apenas casos de Covid-19 já foram fechados. No dia 23 de junho, a Prefeitura anunciou o fechamento do hospital de campanha e, no dia 16 de julho, o governo fechou o Hospital de Combate à Covid-19, Hospital Nilton Lins.

Anúncios

Cotidiano

Kinpara chega para sabatina e promete apresentar propostas para melhorar Rio Branco

Publicado

em

O candidato do PSDB à Prefeitura de Rio Branco, Minoru Kinpara, chegou aos estúdios do ac24horas na noite desta terça-feira, 27, para sabatina que começará às 19h30, e será transmitida nas plataformas do Youtube, Facebook e Instagram. A sabatina irá focar nas propostas e planos de governo de Kinpara. Haverá também perguntas de tema livre, embasadas em materiais publicados nos últimos dias pelo jornal ac24horas. Ataques pessoais e/ou à honra dos adversários serão analisados pelo setor jurídico do ac24horas e facultado um possível pedido de direito de resposta.

Na chegada, Kinpara afirmou que a sabatina será uma experiência boa que servirá para os candidatos apresentarem e discutirem as propostas do plano de governo para Rio Branco.

“Na realidade, as pessoas querem saber o seguinte: o que os candidatos irão fazer para melhorar a vida da nossa querida Rio Branco. Me sinto feliz em ter essa oportunidade de estar aqui para discutir e apresentar as nossas propostas para melhorar a vida da nossa cidade”, destacou.

Os jornalistas Luís Carlos Moreira Jorge (Blog do Crica), Astério Moreira (Coluna do Astério) e Leônidas Badaró serão os entrevistadores. A sabatina será mediada pelo editor-chefe do ac24horas, Marcos Venicios.

Continuar lendo

Cotidiano

PF vai usar drones para captar crimes eleitorais na zona urbana e rural do Acre

Publicado

em

A Polícia Federal do Acre vai utilizar mais de dez drones para fiscalizar as eleições municipais de novembro. Em Cruzeiro do Sul, parte dos equipamentos foi apresentada à imprensa na tarde desta terça feira, 27, pelo delegado Thiago Nazário.

Segundo o delegado, os drones têm capacidade de voos de até 60 quilômetros por hora e a área de abrangência é de 10 quilômetros. Possuem câmeras com zoom suficiente para identificar suspeitos, placas de veículos, entregas de santinhos e situações de compra de votos, com imagens de alta nitidez.

No Juruá, o equipamento será usado na cidade e zonas rurais e ribeirinhas e as equipes estarão a postos para ir até os locais identificados pelo drone em caso de crime eleitoral.

“O drone será a Polícia Federal em campo na eleição e os flagrantes, em todas as suas etapas, poderão ser feitos desta forma. As imagens e sons captados serão transmitidas simultaneamente para a delegacia de Cruzeiro do Sul e para uma Central de Monitoramento em Brasília. O objetivo é garantir a lisura das eleições “, explica o delegado .

A delegacia da Polícia Federal de Cruzeiro do Sul responde por 13 cidades acreanas e do Amazonas. No Acre, a área de abrangência vai de Feijó à Marechal Thaumaturgo. O delegado Thiago Nazário afirma que em todas elas haverá forte atuação da PF nas eleições de novembro. “Boca de urna, compra de votos e todos os crimes eleitorais serão firmemente combatidos e os drones serão importantes aliados nesse processo , afirma.

Drones são aeronaves remotamente pilotadas. Tais equipamentos têm tecnologia de ponta e são capazes de tornarem-se imperceptíveis ao voar em elevada altitude.

O uso de drones possibilita, ainda, diminuir a presença física dos policiais e o contato social com não envolvidos em situação criminosa, o que segundo a assessoria de Comunicação da PF, ” se torna extremamente relevante diante do cenário de medidas de distanciamento social para combater a epidemia do novo coronavírus”. Em Rio Branco, os drones também foram apresentados à imprensa.

Continuar lendo

Cotidiano

Mais de 7 mil alunos da Universidade Federal do Acre optaram pelo ensino remoto

Publicado

em

A reitora da Universidade Federal do Acre (Ufac), Guida Aquino, usou as redes sociais, para revelar que o Ensino Remoto Emergencial (ERE) teve adesão de quase 80% dos acadêmicos da instituição.

Segundo Guida, mais de 7 mil acadêmicos se matricularam nos cursos oferecidos na instituição. As aulas tiveram início nesta segunda-feira, 26. As aulas estavam suspensas desde o dia 17 de março, em razão da pandemia da Covid-19.

No vídeo, Guida aproveitou para agradecer o esforço coletivo da comunidade acadêmica e enfatizou que a instituição continuará cumprindo a missão social como instituição pública de ensino superior.

“Agradeço o esforço coletivo da comunidade acadêmica através dos docentes, discentes, técnicos administrativos e toda a equipe de gestão superior, que por meio de muito trabalho, instituiu o ensino remoto emergencial”, destacou Guida.

Continuar lendo

Cotidiano

Acreano é campeão na competição de Júri Simulado da OAB no Amazonas

Publicado

em

A final da tradicional competição de Júri Simulado da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB/AM) ocorreu nessa segunda-feira, 26, e coroou o estudante de Direito acreano Sérgio Eleamen Tomaz como vencedor, ao lado Edilson Neto e João Pascarelli, representando a Faculdade Martha Falcão e o polo da defesa. Com um processo de 1322 páginas e com veredito de condenação no Júri real, os estudantes venceram o Júri por 5 a 2, absolvendo de forma história Sra. Marcelaine, condenada na vida real.

O acreano Sérgio Tomaz, natural da cidade de Tarauacá, levou para a grande final a bandeira acreana e a utilizou como seu manto a todo momento. O estudante de Direito, que mora em Manaus desde 2018, com essa vitória, garante vaga para o Campeonato Nacional de Júri Simulado que ocorrerá em Brasília em 2021.

Em entrevista, Sérgio diz que se sente “bastante realizado com a conquista que obtivemos! Para chegarmos aonde chegamos, foi necessário abdicar de muitas coisas, desde as coisas mais simples como o sono até as coisas mais importantes como estar junto da família”.

Ele concluiu dizendo: “nosso time agora vai para Brasília tentar trazer o título Nacional para casa novamente! No entanto, ganhando ou perdendo, vai ter bandeira do Acre SIM!!”.

Desde o seu tempo de Ensino Fundamental, Sérgio sempre gostou de participar de competições de debates jurídicos. No ano passado, ficou em 2º lugar na Seletiva Interna dos Jogos Jurídicos FMF e em 3º lugar nos Jogos Jurídicos da OAB/AM.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas