Menu

Juiz propõe assinatura contra as fake news nas eleições 2020

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Juiz da 9ª Zona Eleitoral, Giordane Dourado, como ação preparatória para as eleições, está convocando candidatos e representantes dos partidos políticos/coligações para participarem da reunião que acontece na terça-feira, da próxima semana, dia 29 de setembro de 2020, às 09h, no auditório da Superintendência da Polícia Federal no Acre, em Rio Branco.


O objetivo é publicizar as vedações que a legislação eleitoral impõe aos partidos e candidatos, bem como de dialogar com os os agentes que concorrerão no pleito deste ano para a prevenção de infrações à legislação eleitoral.

Publicidade

Por conta da pandemia da Covid-19, o magistrado delimita a fica limitada a participação de 2 (dois) representantes por partido ou coligação, a participação de 2 (dois) candidatos por partido que tenham candidatos proporcionais e apenas 1 1 (um) advogado por partido ou coligação. Todos os candidatos majoritários poderão participar.


Acontece que durante a reunião, Giordane Dourado vai propor uma novidade na eleição deste ano. A justiça eleitoral vai propor a assinatura de um pacto entre todos os candidatos, partidos e coligações de combate à desinformação (fake news) no período eleitoral, mediante a assinatura de um termo de compromisso.


“Queremos mostrar que a justiça eleitoral está atenta e não vamos permitir fake news nestas eleições. Vamos chamar a todos para um grande pacto para que cada faça sua parte e tenhamos uma eleição limpa, sem informações falsas”, afirma Dourado.


Os candidatos e partidos não serão obrigados a assinarem o pacto, mas como soaria, no mínimo, estranho que alguma agremiação partidária ou candidato não defendesse o fim das fake news, a expectativa é que todos assinem o documento.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido