Menu

Pesquisar
Close this search box.

Bola ou burica

O MDB não participa ativamente do governo, mesmo sendo disparado o maior partido que estava na coligação que elegeu o governador Gladson Cameli. Por mais que se busque não se consegue resolver a equação de como uma simples deputada federal de primeiro mandato, cuja sigla não tem um parlamentar estadual, tem 150 cargos de confiança pendurados no governo, como um seu dirigente chegou a declarar publicamente, e o MDB com dois deputados federais, um senador, com três deputados estaduais e vários prefeitos, esta fora da administração. Esqueceram de colocar nesta conta, a eleição de 2022, onde o MDB terá papel importante. A situação só reforça as palavras do deputado federal Flaviano Melo (MDB)- foto- de que, o governo “escolheu o MDB como adversário”. Se o governador Gladson Cameli quiser de fato fazer um novo desenho político depois da eleição municipal, tem que primeiro dar espaços no seu governo a cada partido, do tamanho político que representa. E neste desenho nada mais importante que o MDB. E bola ou burica. Com 18 candidatos a prefeito, o MDB poderá sair da eleição municipal bem maior que entrou. É um dado a não desconsiderar.  


 GASTRONOMIA NÃO VOTA
O PASSATEMPO do ex-senador Jorge Viana (PT) é ficar postando suas virtudes na cozinha – que como não dá para ser degustado, não sabe se é um prato nobre ou uma gororoba – mas o certo é que deveria estar preocupado em postar apoios ao candidato à PMRB, Daniel Zen (PT).


NÃO ATENTOU
O EX-SENADOR JORGE VIANA (PT) não atentou que o seu partido está fora do poder, não tem mais cargos de confiança para fazer campanha, se quiser ajudar o seu candidato a prefeito não pode ficar na retórica, brincando de cozinhar, tem que colocar os pés na rua e ir pedir votos.


CONHECE OS GROTÕES
O SENADOR SÉRGIO PETECÃO (PSD) está socado quatro dias na Transacreana, cada noite dormindo em uma comunidade; e fazendo no mínimo cinco reuniões diárias, levando na mochila o nome do candidato á PMRB, Tião Bocalon (PROGRESSISTAS). Petecão conhece o humor dos grotões. Não foi por acaso que foi o mais votado disparado da última eleição.


NÃO DECIDE ELEIÇÃO
O ELEITOR mais esclarecido não decide eleição, quem decide é o voto do povão, que não costuma votar nas candidaturas mais elitistas. O Petecão conhece este caminho como poucos.


NÃO SERÁ UM PASSEIO
DERROTAR o prefeito de Mâncio Lima, Isac Lima (PT), não será um passeio como seus adversários estão avaliando, com a candidatura do empresário Chicão (MDB). Numa cidade pequena, disputar a reeleição no cargo é uma vantagem, e a família Lima não é novata em política.


PASSA PELO PREFEITO
NUM MUNICÍPIO pequeno como Mâncio Lima os problemas acabam passando pelo prefeito, que é quem tem contato direto com a população, resolve problema e faz muitos favores.


O JOGO DOS BASTIDORES
NA CAMPANHA costuma se falar muito nos medalhões, mas existem figuras importantes que articulam nos bastidores e nem sempre são citadas. É o caso do Afonso Fernandes, que preside o DC, antigo PSDC, que sempre elegeu deputados e vereadores, um articulador nato. O candidato a prefeito da capital, Jarbas Soster (AVANTE), acertou ao lhe colocar como seu vice.


CAMPANHA PROFISSIONAL
O JARBAS SOSTER (AVANTE) optou por fazer uma campanha profissional para a PMRB.


DUAS PESQUISAS
NA SEMANA que entra deveremos ter para comentário duas pesquisas sobre as eleições em Rio Branco, uma da Big Data da Record, e outra de um instituto de Porto Velho. Pesquisa não ganha eleição, mas é um instrumento de aferição sobre a evolução de cada candidato á PMRB.


NINGUÉM MUDE DE HUMOR
E SE UM CANDIDATO aparecer bem nas pesquisas não comemore como uma vitória, porque o jogo está começando agora; e, tampouco quem aparecer em baixa, caia em depressão. Se pesquisa desse vitória a alguém não se precisaria se fazer eleição.


GANHADOR DE ELEIÇÕES
SOUBE HOJE que, o ex-deputado Helder Paiva, ganhador de muitas eleições, está voltando á política como candidato a vereador de Rio Branco pelo DC. Helder é dos um dos raros políticos de vários mandatos que conheço, que não fez inimigos. A política ganha com sua candidatura.


FALSA APARÊNCIA
FUI CONTESTADO ontem por um dos mais experientes políticos do Acre sobre nota em que comentei a importância de ter uma chapa de candidatos a vereadores. Para este político, o que vale mesmo é o candidato a prefeito ganhar a simpatia do povão, porque o candidato a vereador cuida mesmo é de conseguir votos para se eleger, não brigando pelo majoritário.


ORELHA EM PÉ
A ALGUMA COISA que vai movimentar a cidade, poderá acontecer hoje ou amanhã.


BALELA DESMENTIDA
ALGUNS TOSCOS passaram bom tempo fazendo discurso na pandemia de que se o comércio não fosse aberto as empresas iriam falir, pois bem, vem agora o Ministério da Economia (que é bolsonarista) com o dado de que, mais empresas abrem no Acre do que fecham na pandemia.


MANTEVE O NICHO
É UM DADO enigmático. O candidato a prefeito de Rio Branco, Minoru Kinpara (PSDB), conseguiu manter o mesmo nicho de apoio que teve na capital para senador, que na avaliação de quem lê bem as pesquisas, significa votos consolidados, algo importante numa eleição majoritária. Como perdeu a eleição, o normal é que sofresse um desgaste, e não ocorreu.


A CHITA TEM OUTRA COR
NAS ELEIÇÕES para prefeito da capital – e pesquisas internas vêm dando este indicativo –  poderemos ter supresas sobre partidos que irão para o segundo turno. A chita tem outra cor.


CONTINUA UMA ATRAÇÃO
NÃO SEI COMO é que o prefeito de Cruzeiro do Sul, Clodoaldo Rodrigues, vai se posicionar sobre os comícios durante a pandemia, pois tem o poder de baixar decreto proibindo este tipo de aglomeração. Por incrível que pareça, o comício continua a ser uma tradição no Juruá.


UMA DAS MAIS DISPUTADAS
A ELEIÇÃO para a prefeitura de Cruzeiro do Sul tende a ser uma das mais disputadas para o grupo do ex-prefeito Vagner Sales (MDB), porque os adversários conseguiram formar um grande arco de alianças no apoio ao candidato Zequinha (PROGRESSISTAS).


PARTICIPA DA CAMPANHA?
NÃO SEI COMO é que vai se dar esta participação do governador Gladson Cameli no apoio à candidatura do Zequinha (PROGRESSISTAS), se será ativamente ou uma meia boca. Na política, não se pode dar uma no cravo e outra na ferradura, ou se apoia firme ou não. Penso assim.


ELAS PEDEM PASSAGEM
O BLOG registra os nomes de mais duas candidatas a vereadoras de Rio Branco, a Joelma Dantas (MDB), uma das asssessoras mais ativas da ex-deputada Eliane Sinhasique (MDB), e a Thamirys Pinheiro, presidente da associação de moradores do bairro Mocinha Magalhães.


CENA DE TRISTEZA
ESTA QUEIMADA no Pantanal tem revelado cenas tristes como a morte de animais e a destruição de todo um bioma. E os aloprados do governo do Bolsonaro acham a coisa mais natural do mundo. Só depois que o fogo tomou proporções alarmantes é que vieram se mexer.


SENTIR NA PELE
Se o fogo avançar e atingir propriedades do agronegócio, ai o governo federal vai acordar.


MDB ENTUSIASMADO
É DE ENTUSIASMO o clima do MDB em Tarauacá com a candidatura do Junior Feitosa (MDB) a prefeito, que tem na chapa de vice a carismática vereadora Janaína Furtado (PROGRESSISTAS). Esta poderá ser uma das disputas mais acirradas pela prefeitura do município.


NÃO TEM MAIS A FORÇA QUE TINHA
O PCdoB voltou a ser destaque nesta eleição por conta do episódio do veto do governador Gladson Cameli em ter os seus dirigentes no mesmo palanque, mas o partido, ainda que com um deputado estadual e uma deputada federal, não tem mais a militância ativa que tinha.


 FRASE MARCANTE
“A soberba precede a ruína e a altivez do espírito precede a queda”. Trecho de um provérbio bíblico.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.