Conecte-se agora

Mais empresas abrem que fecham no Acre durante pandemia, diz Ministério da Economia

Publicado

em

Divulgado nesta semana pelo Ministério da Economia (ME), o Mapa das Empresas mostra que mais empresas são abertas que fechadas no Acre, mesmo com a crise da Covid-19. O Mapa de Empresas do Brasil é uma ferramenta disponibilizada pelo Governo Federal que fornece indicadores relativos ao quantitativo de empresas registradas no país e ao tempo médio necessário para abertura de empresas.

No 2º quadrimestre de 2020, foram abertas 2.214 e fechadas 547 empresas no Acre. O saldo é de 1.667 CNPJs em atividade no período, segundo o ME. Há 43.051 empresas em atividade no Acre, onde até ser totalmente viabilizada, uma empresa precisa de três dias e 10 horas para ser aberta. A Junta Comercial prevê que em 2021 o tempo será reduzido para 24 horas.

No País, o tempo médio de abertura de empresas apresentou crescimento entre os meses de março e maio, demonstrando os impactos do isolamento social acarretado pelo Covid-19. O processo de abertura de empresas ainda não disponibiliza respostas de forma automática para todas as etapas, dependendo de interações humanas que ficaram prejudicadas, tendo em vista a paralisação ou redução das atividades.

Anúncios

Destaque 2

Morador tenta defender vizinhos de assalto e acaba morto com tiro na cabeça

Publicado

em

Onézemo Magno Ribeiro, 34 anos, foi morto a tiros na noite desta quarta-feira, 28, após tentar defender uma família de criminosos que queriam roubar uma residência localizada na Travessa Maçã, situada no bairro Belo Jardim I, região do Segundo Distrito de Rio Branco.

De acordo com a polícia, quatro homens não identificados que estavam armados chegaram em uma residência, adentraram, anunciaram o assalto e renderam uma família.

Ao perceber a situação, a vítima, que morava na região, avisou outros vizinhos, pegou um terçado e entrou na residência onde estava acontecendo o roubo para ajudar a família.

Onézemo partiu para cima de um dos criminosos e conseguiu desferir um golpe no bandido. No entanto, foi ferido com dois tiros que atingiram seu pescoço e cabeça.

Após a ação, os criminosos fugiram do local sem roubar nada da casa. A ambulância do suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada, mas quando os paramédicos chegaram ao local, Onézemo que já se encontrava morto.

A área foi isolada pela Polícia Militar para os trabalhos do Perito em criminalística. O corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os exames cadavérico.

O caso segue sob investigação dos Agentes de Polícia Civil da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Continuar lendo

Destaque 2

Indicação de Ribamar para vaga de Conselheiro do TCE deve chegar na Aleac nos próximos dias

Publicado

em

Após o Tribunal de Justiça do Acre decidir por 9 votos a 2 que que a Conselheira-Substituta Maria de Jesus Carvalho de Souza não deverá ocupar o cargo de Conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Acre na 6ª vaga decorrente do falecimento do Conselheiro José Augusto Araújo de Faria por não cumprir o requisito objetivo de idade e ainda validar o decreto legislativo da Assembleia Legislativa do Acre que vetou o seu nome, o Palácio Rio Branco aguarda apenas que o acórdão da decisão do judiciário seja publicado para iniciar os trâmites de indicação do secretário da Casa Civil, Ribamar Trindade, para o cargo de Conselheiro da Corte de Contas.

O ac24horas apurou que o nome do principal homem de confiança do governador deverá ser encaminhado para a Assembleia Legislativa nos próximos e deverá ser analisado por uma Comissão Especial da casa. Assim que um parecer for emitido, a indicação de Trindade vai para análise em plenário dos 24 deputados. A tendência é que o nome seja aprovado pelo legislativo, porém uma vasta negociação deverá ser alinhada já que a base de sustentação do governo na casa anda insatisfeita, o que poderá causar turbulência.

Enquanto o governo deve correr para que o trâmite ocorra o mais rápido possível, a Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), que representa Maria de Jesus, deverá levar o caso ao Superior Tribunal de Justiça em Brasília, em busca de uma liminar.

Continuar lendo

Destaque 2

Gladson nomeia membro da executiva do PSL ligado a Ulysses

Publicado

em

O governador Gladson Cameli nomeou nesta segunda-feira, 26, o membro da executiva municipal do PSL, Marcell Menezes Galvão, para ocupar cargo na Secretaria de Saúde do Estado do Acre (Sesacre) com CEC-4. A nomeação consta na edição de hoje do Diário Oficial do Estado.

Marcell é sobrinho da candidata a vice-prefeita pelo Progressista, Marfisa Galvão, esposa do senador Sérgio Petecão, mas tem ligações políticas com o Coronel Ulysses Araújo, que recentemente declarou apoio a candidatura da prefeita de Rio Branco, Socorro Neri (PSB).

Questionado por ac24horas se a nomeação de Marcell faria parte de algum acordo entre o grupo político do militar com o governo, Ulysses negou, “Isso não faz parte de acordo político nenhum. Meu apoio a prefeita está muito claro”, disse o ex-comandante da PM do Acre.

O presidente da executiva estadual do PSL, Pedro Valério, confirmou a reportagem que Marcell faz parte da executiva municipal do partido. “Ele é um vogal, um cargo sem relevância, não assinada nada, mas faz parte da discussão, mas ele tem cargo sim na executiva municipal. Eu não tava sabendo que ele tinha sido nomeado não, estou sabendo agora”, disse.

Valério reforçou que o alinhamento do PSL é com o candidato a prefeito Minoru Kinpara. “Nós temos inclusive o vice na chapa dele que é o Celestino. A nossa lealdade ao Minoru é extrema. Agora se o cara aceita um cargo desse ai, ele é livre para procurar as melhoras dele. Nós não podemos manter alguém no PSL acorrentado, amordaçado, oprimido. Fica no PSL quem quer. Se ele opta por algum caminho, é um direito dele, cabe a nós respeitarmos”, frisou.

Continuar lendo

Destaque 2

Marqueteiro responsável por vitórias de Gladson deixa campanha de Socorro Neri

Publicado

em

Faltando pouco mais de 30 dias para as eleições 2020, o marqueteiro goiano Wilson Rodrigues, considerado uma espécie de “guru” do governador Gladson Cameli e responsável pelas memoráveis estratégias de campanhas vitoriosas nas eleições de 2014 e 2018, não faz mais parte da equipe de campanha da candidata a reeleição, Socorro Neri (PSB). A baixa foi confirmada por assessores palacianos próximo ao governador e a atual prefeita de Rio Branco.

O ac24horas apurou que por problemas pessoais, Wilson pediu desligamento da campanha, mas teria prometido “supervisionar de longe” o andamento dos trabalhos, sem participar das decisões. Profissionais do Estado de Goiás, conhecidos de Wilson, foram escalados para substituí-lo.

Nos bastidores circulou um boato de que o profissional de confiança havia sido dispensado pela prefeita, o que não foi confirmado pela reportagem, que apurou ainda que Wilson deverá vir ao Acre nos próximos dias se reunir com o governador.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas